Tel Aviv: Roteiro de um dia

Para conhecer o que Tel Aviv tem de mais interessante eu sugiro que comece por:

  1. Yafo Antiga, linda e muito romântica a noite:
    • passeio com guia de áudio
    • passeio independente
    • tour gratuito na 4ª feira de manhã
  2. HaTachana (Estação de Trem Histórica)
  3. Neve Tzedek
  4. Shuk HaCarmel

Yafo Antiga

Yafo Antiga vista de Tel Aviv – photo: Viviane Pessegatti

Passeio usando guia de áudio

Na Kdumim Square encontra-se o Centro de Turismo, alugue o equipamento (30 NIS apropriado para casal) e delicie-se pelos lugares históricos.

O áudio é oferecido em espanhol e em inglês entre outras línguas, em português não há. Aconselha-se marcar com antecedência pelos telefones 9723-603-7700, 9723-603-7686 ou por e-mail: [email protected].

O passeio dura uma hora e meia.

Veja o horário de funcionamento do Centro de Turismo.

O passeio compreende os seguintes pontos turísticos em Old Yaffa:

  1. Kdumim Square-the new “Jaffa Tales” Visitors Center
  2. The Zodiac alleyway/St. Michael’s Church
  3. The Port of Jaffa
  4. The House of Simon the Tanner
  5. Pisces Alley: The artist and gallery compounds.
  6. Ramses Gates, Slope Park and the Wishing Bridge.
  7. The flea market
  8. The Clock Square
  9. Selim Suleiman, Mahmudia Mosque and Jerusalem gate
  10. The Old Sarayah building
  11. Napoleon’s Canon and Andromeda’s Rock

Passeio independente

Comece pela Torre do Relógio em Old Yaffa, passeie pelas ruazinhas até chegar ao Mercado das Pulgas, suba para a cidade velha, visite a Igreja de São Pedro, aprecie a linda vista de Tel Aviv.Ande pelo Jardim Hapisga (Gan Hapisga), visite o Museu da Ilana Goor (entrada paga mas vale a pena), dê uma voltinha pelas encantadoras ruazinhas.

Dentre os visitantes que aqui recebi, minha irmã Cris, delicada e detalhista foi a mais especial, o passeio foi inesquecível.

Depois desça para o Porto de Yafo onde há galpões com exposições de arte, lojas, restaurantes e cafés. Mapa de Yafo.

Tour gratuito de Old Jaffa

Toda 4ª feira, às 10:00 horas (leia Passeios gratuitos em Tel Aviv).O tour abrange o pitoresco Mercado das Pulgas, sítios arqueológicos, a vista de Tel Aviv do Jardim Crest (Gan Hapisga), além dos becos e edifícios renovados da histórica Old Jaffa.

Eu já fiz esse tour e ao final nos levaram no Museu Ilana Goor (grátis). Esse tour não inclui guia de áudio.

Ponto de encontro: Rua Marzuk, 2 & Rua Azar, em Jaffa.

HaTachana (Estação de Trem Histórica)


photo: HATACHANA

Tome um taxi (máximo 25 NIS) ou caminhe pela calçada (sentido norte, uns 20 min) beirando o mar até chegar na HaTachana (Estação de Trem Histórica) que fica do outro lado do calçadão da praia na Rua Hamered.

A entrada é gratuita. Caso queira validar seu City Pass colocando o selo oficial procure o Centro de Informações a Turistas (prédio no. 5, de Domingo a 5ª. feira das 10:00h às 20:00h, 6ª. feira das 10:00h às 14:00h).

A Tachana foi a 1ª. estação de trem de Yafo, operou de 1892 a 1948 e ligava o Porto de Yafo a Jerusalém. A viagem que hoje leva menos de uma hora de carro, levava 6 horas de trem, imaginem!

O composto Tachana conta com lojas, cafés e restaurantes e depedendo da época, exposições e eventos. Legal de dia e legal a noite, especialmente para uma cervejinha com minha amiga Emanuelle.

Acesse o site oficial da HaTachana para mais informações.

Neve Tzedek


photo: Viviane Pessegatti

Próximo a Tachana fica o Bairro de Neve Tzedek, o 1º. Bairro judeu a ser construído fora dos muros da Antiga Yafo.

Saindo pelo estacionamento siga em frente e passe pelo o jardim até chegar a Rua Brant, da Brant entre na Rua Shabazi (rua principal) e siga até chegar ao Complexo Suzane Delal que além de belos prédios restaurados e um pátio pitoresco, é um espaço para espetáculos que abriga a internacional Companhia de Dança Bat Sheva.

Todas as vezes que lá fui sempre pensei como meus pais adorariam estar ali, acertei em cheio, eles adoraram! Entre, dê uma volta no pátio, de lá continue na rua sentido norte, explore o bairro.

Neve Tzedek é sem dúvida uma das áreas mais charmosas de Tel Aviv, suas casas e ruas restauradas preservam o romance do final do séc. XIX.

Cheio de barzinhos e alguns bons restaurantes. Definitivamente “the place” para levar a minha amiga Marga, sentar, tomar algo e papaear. A atmosfera de Neve Tzedek é incomparável.

Shuk HaCarmel


photo: fabcom

Se o pique permitir, caminhe até o colorido Shuk HaCarmel que é o “mercado central”, porém aberto, ou se preferir “feira fixa” daqui. Afinal mercado é um excelente lugar para ver de perto um israelense em ação.

O Shuk consiste em uma rua principal (a graça tá aqui) e outras adjacentes e menores. Além de frutas, legumes, queijos, temperos, é um bom lugar para se comprar souvenirs.


photo: Viviane Pessegatti

Tem um restaurante com uma delícia de comidinha caseira na rua paralela esquerda chamado Mitbachon, aconselho muuuuito. Mais dicas em restaurantes.

Deixe um comentário