Feira Enogastronômica Imperdível em Turim em Outubro

Hoje o Piemonte abriga um polo de enogastrônomia consagrado e em voga.

Feira Enogastronômica em Turim, Piemonte, Itália.

Hoje o Piemonte abriga um polo de enogastrônomia consagrado e em voga.

Para se ter uma ideia é aqui que nasceu o movimento Slowfood, a cadeia de produtos e restaurantes Eataly, o conceito Km zero, a mais prestigiada universidade de gastronomia italiana – a UNISG, um dos cursos de gastronomia mais prestigiado aos olhos brasileiros.

E, portanto, é aqui que acontece uma das melhores e maiores feiras de alimentos e enogastronomia do Mundo: o Salone del Gusto, que este ano (2012) acontecerá de 25 a 29 de Outubro.

Se você vai estar pela Itália ou em países próximos, sugiro (mesmo) dar uma esticada a Turim, não vai se arrepender!

Não bastasse as centenas de expositores italianos, de produtos inclusive artesanais e exclusivos divididos por região para facilitar sua descoberta deste universo gastronômico italiano, outras dezenas de expositores internacionais estarão presentes incluindo África e Ásia que proporão uma cozinha étnica e street food.

Poderá ainda contar com um personal shopper que te ajudará revelando dicas para preparar pratos gostosos e saudáveis e te acompanhará na descoberta dos segredos da cozinha italiana.

Uma enoteca com mais de 1200 rótulos de vinhos que fazem parte do movimento Slowwine (movimento vinculado a Slowfood o qual requer mais profundidade para ser explicado, porém adianto que nada tem haver com um comportamento à mesa, como tantos imaginam) não faltará.

Serão mais de 127 eventos de degustação passíveis de agendamento a custos de 12 a 60 euros. Indo desde a degustação de vinhos Barolo, aceto balsâmico, queijos e vinhos de específicas regiões da Europa, etc.

Poderá também optar por aulas de culinária em teatro com grandes chefs inclusive 3 brasileiros (Roberta Sudbrack- RJ, Mara Salles, Tordesilhas-SP e Ana Soares, Mesa-SP) entre 15 apresentações e ainda por aulas práticas de culinária em 12 diversas ocasiões a preços de 20 euros.

A ótica social e democrática do movimento Slowfood é representado pelo nome de Terra Madre que oferecerá 74 diferentes conferências onde o foco é a troca de experiências e a apresentação de diversos pequenos produtores espalhados pelo mundo todo. São 2500 produtores de 150 países!

Percorrendo os corredores ainda pode passar pela Praça das Pizzas e constatar os piazzaiolos fazendo esta arte que inclui forno a lenha, tomates S. Marzano, mussarela de Búfala da Campana e farinhas trituradas na pedra, o que faz dos ingredientes os melhores porém, como paulistana, digo que não devemos nada no sabor das nossas pizzas. Não é à toa que em SP se vende 1 milhão de pizzas por dia, mas isso eu não vou dizer aos italianos, né?!

Esta feira acontece apenas a cada dois anos assim, se tiver oportunidade e se for um apreciador da boa cozinha, você não poderá faltar!

Os ingressos custam 20 euros e podem ser adquiridos on line no site do Salone del Gusto que tem versão em italiano e inglês. Os eventos agendáveis devem ser agendados on line, o acesso é no mesmo link acima.

O evento acontecerá na Lingotto Fiere, via Nizza 280. O melhor modo de chegar é pelo metrô que você pode pegar na frente da principal estação de trem da cidade, a Porta Nuova. Caso vá de carro sugiro estacionar na garagem subterrânea na frente da Porta Nuova ou ainda na garagem da estação de trem Porta Susa, cujo preço é mais em conta.
Exibir mapa ampliado

Caso chegue de trem serão colocados à disposição ônibus gratuitos (Navettas) que vão da estação de trem Lingotto até a exposição com saídas a cada 10-15 minutos e a cada 30 min. depois das 18hs.

Mais informações de como chegar, inclusive de bicicleta, clique aqui.

Deixe um comentário