Turó de la Rovira: um mirante com história e uma vista 360º de Barcelona

O mirante de Turó de la Rovira é um lugar bastante peculiar, carregado de história e com uma vista de Barcelona simplesmente de tirar o fôlego. Com um acesso nada difícil, chega a intrigar porque ainda não se tornou mais um dos pontos a atrair os infindáveis turistas que passam a cada dia pela cidade.

Mas justamente por essa razão, e pelo fato de que outros pontos com vistas semelhantes, como o Tibidabo e o Parc Güell, já parecem não ter um metro quadrado disponível para mais um visitante, o miradouro é um destino que seguramente valerá bastante a pena incluir no seu roteiro.

Afinal, ainda que sem as curvas e a genialidade de Gaudí ou a basílica de Tibidabo, em Turó de la Rovira encontra-se uma rica história, além de uma paisagem bastante mais ampla da cidade: no mirante somos presenteados com uma vista 360º de Barcelona. Ou seja, com praia, Sagrada Familia, torre Agbar, montjuic, o próprio Tibidabo e muito mais incluído no pacote.

Vista para o Tibidabo
Vista para o Tibidabo

História

Na verdade, o mirante de Turó de la Rovira é uma atração a parte por nele se encontrar o Bunker del Carmel. Construído em 1937, o bunker foi utilizado como batería antiaérea durante a Guerra Civil espanhola com o objetivo de proteger a cidade contra os bombardeios fascistas que a assolaram na época.

Restos do bunker utilizado durante a guerra civil espanhola
Restos do bunker utilizado durante a guerra civil espanhola

Uma vez desativado, após o fim da guerra, o bunker foi dominado por construções de barracos prinicpalmente utilizados por obreros durante a contrução da grande Barcelona. Formando o bairro de los Canons, o aglomerado residencial resistiu até o começo da década de 90, deixando hoje apenas restos de suas histórias nos azulejos do chão, nos muros entrecortados, e nos arquivos do Museu de História de Barcelona, responsável pela memória e manuntenção do local.

Em 2011, após um período de reabilitação, ele foi oficialmente inaugurado como miradouro e espaço histórico da cidade.

Azulejos das antigas casas do bairro dels Canons
Azulejos das antigas casas do bairro dels Canons

Acesso

Para chegar ao mirante, a opção mais cômoda, por deixar ao lado, é o ônibus. As linhas V17 ou 119 deixam a uma distância de cerca de 5 minutos de subida.

Chegando ao mirante...
Chegando ao mirante…

Para quem prefere caminhar um pouquinho mais, outra opção é utilizar o metrô. A L4 – linha Amarela, deixa na parada Guinardó / Hospital Sant Pau, que está a uma subida mais longa, de cerca de 20 minutos.

Ideal para um pôr do sol na companhia de amigos
Ideal para um pôr do sol na companhia de amigos

Quando fui, subi de ônibus, linha 28 (hoje ela foi substituida pela V17), que tardou cerca de 35 minutos do ponto incial (entre Plaça Urquinaona e Plaça Catalunya) ao final, onde está localizado o miradouro. No entanto, para descer optamos pela caminhada – um passeio tranquilo e rápido até o metrô Alfonso X, linha amarela (L4), que está bem conectado com o centro e com outras linhas do metrô.

Veja mais detalhes de como se locomover em Barcelona.

Photo credits: arquivo pessoal

Deixe um comentário