Respirar o ar puro de Buenos Aires em seus belos parques

Cidade romântica, de espaços verdes amplos, que olha para um rio infinito que os primeiros europeus chamaram Mar Doce. Pela geomorfologia da região, a cidade de Buenos Aires fica numa extensa lhanura sem releve nenhum, a Pampa. O horizonte sempre espera descobrir a mirada dos visitantes, onde sempre que olhar para seu rio, para suas pampas, entre suas ruas, acharam paisagens sem obstáculos à visão.

Cidade romântica, de espaços verdes amplos, que olha para um rio infinito que os primeiros europeus chamaram Mar Doce.

Pela geomorfologia da região, a cidade de Buenos Aires fica numa extensa lhanura sem releve nenhum, a Pampa. O horizonte sempre espera descobrir a mirada dos visitantes, onde sempre que olhar para seu rio, para suas pampas, entre suas ruas, acharam paisagens sem obstáculos à visão.

Esta condição geográfica de Buenos Aires, permite uma constante circulação de fluxos de ar que “limpam” a cidade, purificando o ambiente que os portenhos e visitantes desfrutam.

O nome da cidade possui uma grande vinculação em esta questão. Originalmente batizada como Nossa Senhora da Santa Maria de Bom Ar ( Nuestra Señora de Santa Maria de Buenos Aires).

A constante influencia dos ventos típicos da região, o Pampero e a Sudestada, foi o que inspiro ao primeiro fundador, o senhor Pedro de Mendoza no ano 1536.

Na atualidade, Buenos Aires oferece alguns circuitos e atrações ideais para quem gosta de desenvolver atividades Out Door. Praças, Jardins, Praias ou Rios são alguns das opções que o viajante poderá experimentar.

As ciclovias viraram uma febre, praticamente percorrem todo o Leste da cidade, ligando os bairros tradicionais.

Alguns dos melhores espaços.

1)O Jardim Botânico de Buenos Aires (Link : jardinbotanico.buenosaires.gob.ar/)

Localizado no bairro de Palermo, este espaço dedicado originalmente para desenvolver a ciência a horticultura e a educação, é hoje um ponto que mistura de arte e ecologia.O Jardim Botânico Carlos Thays, conserva uma importante coleção de arvores da Argentina e os cinco continentes. Fui declarado Monumento Nacional e representa na atualidade um reservatório natural de grande importância.

Carlos Thays foi o principal paisagista de Buenos Aires, quem desenho os espaços mais emblemáticos da cidade.
Este jardim possui nos seus 70.000m2, 5.500 espécies vegetais e um grande numero de esculturas de reconhecidos artistas, localizadas nas suas ruas internas.

Um espaço para desfrutar toda a tarde toda, respirando os mais puros perfumes da natureza.

Fonte : esphoto980x880.mnstatic.com

2) Parque Lezama, ponto da primeira fundação da cidade.

Tradicional passeio da cidade, no bairro de San Telmo e delimitado pelas ruas Defensa e Brasil, e pelas Avenidas Martin Garcia e Passeio Colón.

Fonte : Wikipedia.org

Caracterizam-se as ruas internas cobertas de arvores, tiver um anfiteatro para espetáculos gratuitos e se localizar dentro do parque, o Museu Histórico Nacional.

Nas suas equinas poderão encontrar Cafés tradicionais como “El Britanico” ou “El Hipopótamo”. Também neste parque não podem faltar os típicos carrosséis para crianças, férias de artesanais e algumas de esculturas de mármores que cuidam seus caminhos internos.

Fonte : cubitosenlaespalda.files.wordpress.com

Uma excelente opção para quem esta conhecendo o Bairro de São Telmo.

3) Os Bosques de Palermo ou Parque Três de Fevereiro.

Literalmente, o pulmão da cidade. Centro obrigado dos portenhos para esquecer o stress da semana, praticar esportes, dormir na grama, nadar, pescar ou simplesmente desfrutar do sol.

Fonte : argentina.pordescubrir.com

Desenhado pelo reconhecido paisagista Carlos Thais, estas 400 ha são a expressão mais romântica da cidade. Localizado no bairro de Palermo e limitado pelas Avenidas Casares e Libertador.

Fonte : elbarriodemivida.files.wordpress.com

As bicicletas são as donas destes espaços, mas existe também uma grande diversidade de espécies habitando no parque e vivendo em harmonia com as atividades humanas.

As lagoas são ideais para remar ou simplesmente pescar. O Parque três de fevereiro e o maior espaço verde de Buenos Aires.

4) O Jardim Japonês

Este espaço é um centro cultural e ambiental com características típicas da cultura oriental.

Exposições, shows, espetáculos e uma oferta de espaços para percorrer, este Oasis Japonês, no centro da cidade.

Fonte : www.jardinjapones.org.ar

Também localizado no bairro de Palermo e limitante com o Parque Três de Fevereiro, conforma parte do circuito leste para os apaixonados pela natureza e desenho japonês.

5) O Rosedal

O Rosedal fica também no bairro de Palermo, perto do Parque Três de Fevereiro. Sua principal característica é a quantidade de rosas de diferentes cores e espécies que possui.
O Rosedal, parque também desenhado pelo paisagista Carlos Thais, é uma amostra viva da diversidade desta flor.
Lagoas, esculturas e fontes custodiam o labirinto deste parque romântico e mágico.

6) Costaneira Norte y Sul.

Na frente do Aeroparque Jorge Newvery, existe um corredor chamado La Costaneira Norte. Lá as famílias percorrem as praças e desfrutam do ar que fornece o rio. Uma oportunidade para contemplar a imensidade do Rio da Prata.
Neste local existem grandes numero de restaurantes para almorçar o xantar.

A Costaneira Sul, fica no outro extremo da cidade, no Bairro de Puerto Madero. Uma zona mais nova e que possui características diferentes da Costaneira Norte.

Costanera Norte – Fonte : flickr.com

Lá poderão encontrar férias de artesanais, cafés tradicionais, espaços de lazer e a reconhecida Reserva Ecológica Costaneira Sul. A Reserva Ecológica é um ambicioso projeto no centro da cidade, onde é preservada a biologia típica da costa do Rio da Prata. A reserva pode ser percorrida caminhando ou de bicicleta.

È uma ótima opção para obter postais de Buenos Aires desde um espaço diferente.

Todos estes espaços podem ser interligados pelos ônibus, metro ou simplesmente de bicicleta.

Respire bom ar, Respire Buenos Aires.

 

Deixe um comentário