Mont Blanc também no Verão

Um domingo ensolarado no Piemonte e o que fazer? Você pode ir até o Mont Blanc (Monte Bianco em italiano e Monte Branco em português) também no verão.

Um domingo ensolarado no Piemonte e o que fazer? Você pode ir até o Mont Blanc (Monte Bianco em italiano e Monte Branco em português) também no verão.

De carro se faz a viagem em duas horas. Na verdade não fica na região do Piemonte mas, no Valle D’Aosta, porém, como é bem pertinho abri uma concessão para esta dica.

Quando fomos, ao chegar na cidade de Courmayer, fizemos uma pequena fila para a compra dos ingressos e um lanche ali mesmo no pé do teleférico, onde se pode ouvir vários idiomas além do italiano.

A subida não custa pouco mas, nesta época do ano a passagem para a França pelo teleférico, que costuma estar aberta, estará fechada infelizmente até 2015 para reforma. Então você pode alcançar o ponto mais alto da parte italiana que é a 3.400 mts. O mais alto, a 3800 mts. seria já no território francês que é a Aiguille du Midi (vide mapa aqui).

Eu parei na primeira área que fica a 2200 mts. mas, os demais seguiram em frente. No ponto mais alto da parte italiana seria onde você teria a opção de comprar os trechos da parte francesa caso estivesse aberta.

Pena, porque é o trecho com o momento mais emocionante, onde ao invés das cabines grandes, parecidas com o nosso bondinho do Pão de Açúcar, usam-se as pequenas com no máximo 4 pessoas, as quais possuindo um sistema de compensação que faz as mesmas subirem e descerem à medida que se passa uma outra cabine em sentido contrário, torna este programa uma real aventura.

As fotos tiradas no Mont Blanc impressionam (fotos tiradas pelo meu marido) e permitem entender porque eles anunciam tal passeio como a oitava maravilha do mundo.

Quando aberto todo o trecho pode-se comprar o ingresso até Chamonix que é uma cidade super charmosa na França. O trecho total até Chamonix, ida e volta, custaria 105 euros cada, valor bastante salgado. Pode-se fazer também a ida nas cabines e a volta em ônibus, o que custa 99 euros e me parece a opção mais atraente. Abaixo a foto de Chamonix do alto.

A opção até o ponto mais alto já na França sai por 63 euros. E se quiser ficar apenas em território italiano cai para 29 euros (no inverno custa 39).

A opção atual (com a estação final da França em reforma) seria ir até o último trecho de voltar e depois fazer o trecho para Chamonix de carro pagando a travessia do tunel que custa 46 euros ida e volta por carro.

Atenção! Não se esqueça de pedir ida e volta (Andata e Ritorno) senão sairá cada trecho 36 euros, portanto 72 euros.

Foi um domingo proveitoso e bem ao ar livre como gostam os italianos, ou melhor os Piemonteses!

Deixe um comentário