Lugares de culto que valem a visita em Buenos Aires

Buenos Aires é bastante famosa também por sua arquitetura, e nesse tema, não podemos deixar de fora as bonitas e diferentes igrejas que existem por lá.

Hoje, há uma boa diversidade de culturas e nacionalidades em Buenos Aires e isso nos permite ver a igrejas Católicas, Judias, Islâmicas, Russas… cada uma com suas particularidades e linda arquitetura.

Eu, particularmente, indico uma visita a elas, principalmente, se você gosta de arquitetura e conhecer sobre outras culturas.

Vamos começar, então, pelas Igrejas Católicas – tendo como principal a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, que está localizada na Plaza de Mayo. Ela possui diversos tipos arquitetônicos devido as várias reconstruções que sofreu até agora.

Mas a mais evidente é a fachada, bastante imponente, toda em estilo neoclássico. No seu interior está o túmulo de José de San Martin que é muito visitado.

Vale lembrar que antes de se tornar papa, o argentino Jorge Mario Bergoglio foi arcebispo de Buenos Aires e celebrava suas missas nessa Catedral.

O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 07h30 às 18h45. Sábados e domingos das 09h00 às 19h00.

Seguimos para San Telmo, mais precisamente em frente ao Parque Lezama, que é onde está a Igreja Ortodoxa Russa da Santíssima Trindade. Uma igreja relativamente pequena, mas muito bonita e imponente.

Com estilo moscovita, ela conta com cinco cúpulas turquesas coroadas por cinco cruzes douradas.

Há uma parcela relativamente grande de russos na cidade e essa igreja foi construída para que seus fiéis pudessem seguir sua crença assim como em seu país de origem.

A igreja localiza-se na Av. Brasil, 315 – San Telmo. Veja como visitá-la no site da Igreja Ortodoxa.

Passando por Palermo, na Av. Bullrich, 55, existe um belíssimo edifício que chama muito a atenção. Trata-se do Centro Cultural Islâmico Rey Fahd (ou Mesquita Islâmica).

Inaugurada recentemente é uma construção toda ao estilo Islâmico e muito diferente de toda a arquitetura vista em Buenos Aires. Vale a visita.

As visitas guiadas são gratuitas e é preciso apenas a apresentação de algum documento pessoal (RG ou Passaporte). Acontecem às terças, quintas e sábados às 12h.

As visitas se suspendem nos dias de chuva.

Buenos Aires é casa da maior coletividade judaica da América Latina. Por isso, não é difícil ver algumas sinagogas pela cidade. A principal e mais antiga é o Templo Libertad.

Situada na rua Libertad, 769, abriga também, a Congregação Israelita da República Argentina e o Museu Judaico. O museu é muito bacana para poder conhecer um pouco da história da comunidade judaica na Argentina.

A visita a sinagoga principal pode ser feita somente através da visita ao museu.

Photo credits
Catedral Metropolitana: Jon Gilbert Leavitt, Valerie Hinojosa e David Berkowitz
Igreja Ortodoxa Russa: Céline, Cary Bass-Deschenes e Céline
Mesquita: Micah MacAllen, Micah MacAllen e Bastian Hell
Sinagoga: Robert Cutts e Emilio

Deixe um comentário