A deliciosa culinária mineira

Os outros que perdoem, mas se tem um Estado brasileiro em que se come muito bem é em Minas Gerais.

Os outros que perdoem, mas se tem um Estado brasileiro em que se come muito bem é em Minas Gerais.

Queijo com goiabada, feijão tropeiro, pão de queijo, são tantos pratos deliciosos que é preciso passar longe da balança depois de uma temporada por aqui.

A cozinha para o mineiro é um lugar sagrado, é onde recebemos as visitas, onde acontecem as conversas de família.

Começa com um “golinho” de café, um pedacinho de queijo e a prosa segue por horas.

Em Belo Horizonte, existem vários templos da comida mineira, verdadeiros oásis para quem gosta de se deliciar com os quitutes tão famosos – e gostosos! Nas cidades do interior os banquetes são ainda melhores e se pode desfrutar de boa comida e muita paz.

Você que procura lazer e gastronomia em Belo Horizonte não pode perder o Festival de Comida di Buteco, que acontece todo mês de abril pelas dezenas de bares participantes na cidade. Em cada lugar é possível provar e avaliar cada prato, que ao final do concurso ganha o prêmio de melhor buteco.

A premiação acontece na Festa da Saideira, claro onde todos vão comer mais pelos butecos participantes e ouvir uma boa música. O evento é tão famoso que já ganhou edições pelo Brasil afora.

O Festival de Gastronomia de Tiradentes é outro grande evento que envolve a comida mineira.

Todo ano, a cidade recebe chefs de vários países para participar de uma verdadeira festa culinária com shows, degustação e cursos de culinária. Você que vem visitar Belo Horizonte e quer dar uma passadinha em Tiradentes, pode pegar um ônibus na Rodoviária de BH e em aproximadamente 3 horas você já está na cidade.

Outra cidade que também apostou na fama da culinária mineira é Brumadinho, que é bem pertinho de Belo Horizonte e tem vários bistrôs e restaurantes típicos, além de um ótimo clima, um museu de arte contemporânea e várias atrações naturais.

Se você vai à Brumadinho, vale conhecer o Restaurante Nossa Fazendinha, ele é bem perto do museu e, como o nome diz, funciona numa fazenda. Tudo bem mineiro!

Fotos: Flickr
Portal de Brumadinho

Deixe um comentário