Roteiro artístico em Belo Horizonte

Nos últimos anos Belo Horizonte tem recebido muitos investimentos em arte e cultura. As casas de cultura e espaços dedicados à arte e memória de Minas Gerais tem se multiplicado pela cidade, ainda bem!

Nos últimos anos Belo Horizonte tem recebido muitos investimentos em arte e cultura. As casas de cultura e espaços dedicados à arte e memória de Minas Gerais tem se multiplicado pela cidade, ainda bem!

Se você pretende passar alguns dias na cidade não pode deixar de conferir um verdadeiro circuito artístico que Belo Horizonte reserva.Na região central já ficam algumas paradas interessantes, começando pelo Palácio das Artes.

É um espaço bastante antigo e muito bem utilizado para exposições, shows musicais e apresentações de dança.

O Palácio é um anexo do Parque Municipal, que já serviu de sala de aula para Alberto da Veiga Guignard, fundador da Escola de Artes plásticas Guignard.

A principal galeria do Palácio das Artes carrega o nome dele e já recebeu exposições muito importantes. Ali mesmo, no Palácio tem uma loja de artesanato mineiro, cafeteria, livraria e salas de cinema. Uma delicia de lugar!

Museu de Artes e Ofícios

O Museu de Artes e Ofícios, vizinho do Palácio das Artes, fica há apenas alguns quarteirões, na Praça da Estação.

É um espaço cultural que reúne o acervo e a história do trabalho e das artes do Brasil, que deram origem a muitas profissões exercidas hoje.

O Museu está instalado junto a Estação Central do Metrô e algumas peças ficam expostas dentro da própria estação para deixar o acervo mais próximo da população.

Já a Casa Fiat de Cultura é um espaço mais elitizado, mas igualmente importante para a programação artística e cultural da cidade.

Casa Fiat de Cultura

A Casa já recebeu exposições únicas como Tarsila, Caravaggio, Roma: a vida e os imperadores e Rodin. Isso significa um prestígio muito grande porque várias dessas exposições passam direto por São Paulo, sem ao menos dar o ar de sua graça em Belo Horizonte.

Ela fica no Belvedere, mas é possível usar o transporte gratuito, que sai da Praça da Liberdade.

Fotos: Guia da semana

Deixe um comentário