Opções culturais no Rio de Janeiro: Museu de Arte e Casa Daros

Uma ótima notícia para aqueles que adoram novidades: foram inaugurados recentemente dois novos espaços culturais na cidade. Um é o Museu de Arte do Rio – MAR, e o outro é a Casa Daros.

O MAR está instalado na Praça Mauá e faz parte das obras do projeto “Porto Maravilha” que está revitalizando essa linda área da cidade, porém um pouco abandonada nas últimas décadas, que é a região portuária, próxima ao Centro da cidade e aos bairros da Gamboa e Saúde.

Esse espaço pretende apresentar exposições que unam as dimensões históricas e contemporâneas, através de mostras de curta e longa duração, nacionais e internacionais.

E o mais interessante: a própria arquitetura do MAR reflete essa união entre a história e o contemporâneo, pois o museu ocupa dois prédios interligados – o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício vizinho, de estilo modernista – originalmente um terminal rodoviário.

Na minha opinião, a construção, por si só, já vale a visita. A programação, assim como outras informações de acesso ao museu, podem ser consultadas na página do MAR.

Fachada do casarão neoclássico onde funciona a Casa Daros.
Fachada do casarão neoclássico – Casa Daros

Já a Casa Daros está instalada na zona sul carioca, no bairro de Botafogo, em um casarão estilo neoclássico do século XIX.

A Casa Daros se propõe a ser um centro cultural voltado para a arte contemporânea da Amérida Latina e tem como sua primeira mostra intitulada “Cantos cuentos colombianos”, com 75 obras de dez artistas da Colômbia.

Um outro aspecto muito interessante da Casa Daros é seu espaço gastronômico, com o restaurante-café Mira! Que oferece almoços e happy hours, com cardápio diversificado para atender aos diversos públicos. Confira mais detalhes na página da Casa Daros.

Fonte: Porto Maravilha

Deixe um comentário