O que ver em Lisboa: as 10 melhores attrações turísticas

Lisboa é uma cidade cheia de recantos e com muita história.

Na verdade, são tantos os monumentos de Lisboa e igrejas repletos de pormenores que, se fossemos visitar tudo o que há para ver e prestar atenção a tudo quanto tinhamos de ver para ficar a conhecer Lisboa a 100%, ficavamos mais de uma semana na cidade e mesmo assim não viriamos tudo.

Esses são os 10 melhores pontos turísticos em Lisboa. Depois de ter feito esse roteiro basico veja o que fazer em Lisboa!

Castelo de São Jorge

Castelo de São Jorge

Situado numa das 7 colinas da capital, este é tido como o local da fundação da cidade de Lisboa.

Após a conquista da cidade por parte de D. Afonso Henriques aos Mouros em 1147, o Castelo tornou-se a residência real até 1511. Entretanto esteve abandonado largos séculos tendo sido restaurado no ano de 1938.

  • Horário de Inverno: 1Nov – 28Fev: 9h00 às 18h00
  • Horário de Verão: 1Mar – 31Out: 9h00 às 21h00

Como chegar: autocarro 37 ou Electrico 28 até ao Miradouro das Portas do Sol e subir a pé.

Sé Catedral de Lisboa

A Sé de Lisboa foi construída pouco depois da conquista de Lisboa aos Mouros (1147) sobre o local que antes era ocupado pela mesquita principal.

Este edifício que hoje visitamos é já uma reconstrução do de outrora, visto que com o terramoto de 1755 em que Lisboa ficou devastada a catedral sofreu alguns estragos.

  • Horário de Verão: 10h às 18h30
  • Horário de Inverno: 10h às 17

Como chegar: Electrico 28 

Mosteiro dos Jerónimos

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/154-mosteiro_jeronimos.jpg

Um dos mais grandiosos monumentos de Lisboa, o Mosteiro dos Jerónimos foi construído no séc XVI e celebra a expansão territorial portuguesa.

É um monumento absolutamente fantástico e permite quer uma visita ao interior da igreja de Santa Maria de Belém (gratuita) como também uma visita aos claustros do mosteiro (paga).

  • Horário de Inverno: Out – Abr: 10h às 17h30
  • Horário de Verão: Mai – Set: 10h às 18h30 (última entrada meia hora antes do fecho).

Transporte ideal: Carro (há estacionamento gratuito perto do Mosteiro), autocarro 28 ou electrico 15.

Torre de Belém

A Torre de Belém é um monumento de estilo Manuelino, que contém elementos de influência árabe, gótica e do renascimento.

Foi construída no Séx XVI e na altura ficava situada numa ilha a cerca de 200 metros da margem do rio.

Servia para orientar a entrada em Lisboa por mar e era daqui também que partiam as caravelas dos descobrimentos. Os horários são os mesmos do Mosteiro dos Jerónimos

Transporte ideal: Autocarro 28 ou electrico 15 (saída ao pé do Mosteiro)

Padrão dos Descobrimentos

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/156-padrao-descobrimentos.jpg

Criado em 1960 na altura das comemorações dos 500 anos da morte do Infante D. Henrique, o Padrão dos Descobrimentos, em forma de Nau, relembra todas as personagens importantes para os descobrimentos portugueses.

  • Horário de Inverno: 9h às 17h
  • Horário de Verão: 9h às 19h

Transporte ideal: Autocarro 28 ou electrico 15 até ao Mosteiro dos Jerónimos.

Elevador de Santa Justa e Convento do Carmo

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/157-elevadorstajustalisboa.jpg

Muitos dizem que este elevador foi projectado por Eiffel, o arquitecto da Torre Eiffel em Paris, no entanto, a verdade é que foi Raoul Mesnier, seu aluno português que o projectou.

Numa altura em que era complicado subir e descer as encostas da cidade, à semelhança do Elevador de Santa Justa, foram construídos mais dois.

Hoje em dia é apenas usado pelos turistas que desejam aceder ao Convento do Carmo ou mesmo só para tirar uma fotografia.

Já o Convento do Carmo, mandado contruir por D. Nuno Álvares Pereira, situa-se numa posição previlegiada da capital.

A igreja do convento já foi a principal igreja gótica de Lisboa mas, como terramoto de 1755 pouco restou da sua igreja. O convento, anos mais tarde, transformou-se numa dependência militar e foi lá que se escondeu Marcelo Caetano (Presidente do Regime do Estado Novo) aquando a Revolução dos Cravos, no 25 de Abril.

Hoje em dia as ruínas do Convento do Carmo são a sede do núcleo arqueológico do Carmo. As ruínas são fantásticas e merecem uma visita!

  • Horário de Verão: 7h às 23h
  • Horário de Inverno: 7h às 22h

Transporte ideal: Metro até à Baixa-Chiado ou Estação do Rossio ou de autocarro 36, 44, 711, 732, 745 e Aerobus.

Horário de Verão: Seg a Sáb das 10h às 18h

  • Horário de Inverno: Seg a Sáb das 10h às 17h

Transporte ideal: Metro até à Baixa-Chiado ou Estação do Rossio ou de autocarro 36, 44, 711, 732, 745 e Aerobus. Subindo o elevador de Santa Justa, fica à porta do Convento do Carmo.

Museu Nacional de Arte Antiga

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/158-museu_nacional_de_arte_antiga.jpg

O Museu Nacional de arte Antiga funciona como a galeria nacional portuguesa. Neste museu há muito para ver, desde os paineis de S. Vicente às Tentações de Santo Antão, à mobília Indo-Portuguesa e à Cerâmica Portuguesa e Chinesa. Vale a pena visitar este museu, sem dúvida.

  • Terça-feira: 14h às 18h
  • Quarta-feira a Domingo: 10h às 18h

Transporte ideal: Autocarros 1, 2, 28, 201, 713, 714, 760 ou electrico 15.

Parque das Nações

Situado na zona oriental de Lisboa, o Parque das Nações foi inicialmente uma obra feita para albergar a EXPO 98

A EXPO acabou e a zona foi reaproveitada para os habitantes da cidade. O Pavilhão Atlântico mantém-se (e recebe hoje em dia concertos, o famoso Circo du Soleil, e espectáculos para todas as idades bem como conferências e alguns torneios).

Ao lado do Pavilhão situa-se a Feira Internacional de Lisboa com bastantes feiras ao longo do ano. O Oceanário de Lisboa também fica no Parque das Nações e merece uma visita.

O Casino também fica nesta zona da cidade. Pode aproveitar para uma viagem de Teleférico – que percorre toda a zona do Parque das Nações à beira rio (paga) – ou para uma visita ao Pavilhão do Conhecimento (as crianças adoram).

Para visitar o Parque das Nações pode ir de metro até ao Oriente (o metro de Lisboa está bem assinalado e funciona sem problemas) ou de autocarro (25, 705, 750, 759, 794, 28, 44, 400, 708, 782 e Aerobus).

Não se paga para visitar o Parque das Nações. É um espaço ao ar livre. Paga-se para entrar no Oceanário, nas Feiras da FIL (caso haja na altura em que visite a cidade), no Pavilhão do Conhecimento e para andar no Teleférico.

Panteão Nacional

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/160-panteaonacional.jpg
O Panteão Nacional é um monumento imponente situado na zona de Santa Clara. Veio ocupar o edificio que originalmente seria destinado para a Igreja de Santa Ingrácia.

Está classificado como Monumento Nacional e embora nunca tenha chegado a abrir ao culto, oferece uma vista privilegiada sobre toda a cidade.

  • Terça-feira a Domingo: 10h às 17h (última entrada às 16h40)

Transporte ideal: Autocarros 12, 28, 34, 35, 704, 745, 759, 781, 782 ou Electrico 28.

Basílica da Estrela

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/161-basilicaestrela.jpg

A Basílica da Estrela é uma das igrejas mais imponentes de Lisboa.

Um passeio pelo Electrico 28 permite uma paragem mesmo em frente à Basílica. Uma paragem, uma visita e um cafezinho no jardim da estrela valem muito a pena.

Há muito mais para ver em Lisboa. Os cantos e os recantos, as lojas, os restaurantes, as atracções, os miradouros. Mas estes pontos, tem mesmo de visitar.

Depois pode sempre aproveitar e organizar a sua visita passando por outros pontos para além destes.

Divirta-se e boa viagem! Espero que fique a amar Lisboa!

Deixe um comentário