Visitar Sintra: Património Mundial (Paisagem Cultural) da Unesco

Numa visita a Lisboa e, principalmente se o tempo convidar a bons passeios, é indispensável ir a Sintra.

Numa visita a Lisboa e, principalmente se o tempo convidar a bons passeios, é indispensável ir a Sintra. Sintra é um local cheio de magia, de história, de espaços lindíssimos e de parques místicos!

Sugiro uma lista daquilo que deve MESMO visitar em Sintra.

Quinta da Regaleira

A Quinta da Regaleira é um dos mais fantásticos e surpreendentes monumentos de Sintra. Um local cheio de mística que nos remonta aos tempos mais antigos, aos estilos mais românticos e aos lugares mais mágicos e cheios de simbolismo que só se podem encontrar num sítio como este.

É complicado perceber todos os pormenores da Quinta se não se levar um bom guia (seja um dos guias da quinta, que fazem os percursos com os turistas, seja um livro que explique tudo muito bem), e para visitar a quinta vale mesmo a pena!

Parque e Palácio da Pena

O Parque e Palácio da Pena é um sítio bastante exótico, cheio de verde e pormenores interessantes. Desde o soldado no topo do monte ao Palácio em si, todos merecem um olhar curioso e atento. O Palácio da Pena é lindíssimo e vale a pena uma entrada.

Horário: Das 9h45 às 19h (Palácio) e das 9h45 às 20h (Parque).
Encerra dia 1 de Janeiro e dia 25 de Dezembro.

Parque e Palácio de Monserrate

O Parque e Palácio de Monserrate são espaços românticos e altamente luxuosos contruídos por um milionário inglês. O Palácio funde-se com o jardim, um dos mais belos e ricos jardins de Portugal. Repleto de arvores exóticas, cascatas e lagos, apercie a natureza e deixe-se levar pela frescura do parque.

Horário: Das 9h30 às 19h (Palácio) e das 9h30 às 20h (Parque).
Encerra dia 1 de Janeiro e dia 25 de Dezembro.

Existe desde há pouco tempo um aplicativo que se chama Talking Heritage que nunca exprimentei mas, que fornece ao visitante de alguns dos Parques de Sintra uma viagem mais profunda pelo conhecimento dos mais pequenos pormenores. A informação está em QR Codes e o turista, com um dispositivo iPhone ou Android, tem acesso a toda a informação enquanto passeia. Teste a ideia e depois partilhe

Castelo dos Mouros

O Castelo dos Mouros remonta ao domínio islâmico e às conquistas de D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal. Subir às muralhas dá-nos um panorama de perder de vista! Aproveite e veja também os vestigios arqueológicos dos tempos antigos!

Horário: Das 9h30 às 20h.
Encerra dia 1 de Janeiro e 25 de Dezembro.

Tenha cuidado com as alturas e com a movimentação das pedras e do terreno. Nada de grave mas… nunca fiando

Palácio Nacional de Sintra

O Palácio Nacional de Sintra teve fundação árabe e foi, durante longos anos, a residência oficial da Família Real Portuguesa. É Monumento Nacional desde 1910 e o único sobrevivente dos Paços Reais Medievais.

Horário: Das 9h30 às 19h.
Encerra dia 1 de Janeiro e 25 de Dezembro e excepcionalmente em cerimónias oficiais.

Depois, para além destes monumentos vale a pena visitar todos os cantos e recantos da Vila, as fontes, as igrejas, tudo!

Para tal, quando chegar (e é preferível ir de comboio: Cais do Sodré – Sintra) passe no posto turístico que fica mesmo dentro da estação e peça o mapa da Vila antes de começar o passeio.

Para além dos Travesseiros prove também as Queijadas de Sintra! Óptimas óptimas! Existem as da Piriquita mas, também existem as queijadas da Sapa (a famosa fábrica de queijadas que aparece no eterno livro de Eça de Queirós, Os Maias. As queijadas da Sapa ficam mesmo ao lado do edifício da Câmara Municipal (que também vale a pena fotografar ) no caminho para a zona velha da Vila.

Para comer pode escolher um dos muitos restaurantes da zona velha, se bem que o que aconselho mesmo é o restaurante ao lado do museu do brinquedo (no mapa que leva do posto turístico está assinalado o museu). Pertíssimo do centro e com comida boa e mais barata que o habitual nestes sítios. Se quiser pode levar mochila e fazer um piquenique num dos muitos parques de merendas que existem em Sintra!

De resto, aproveite!

Um comentário

  1. esta é minha primeira viagem para o exterior, e escolhi Portugal, por ser descendente de portugueses e pela facilidade do idioma. Devo ficar de 10 a 12 dias no mês de agosto de 2014,
    Gostaria de algumas dicas como: devo alugar um carro,
    quais as cidades onde devo me hospedar, pelas informações que já obtive, deveria ficar uns 4 dias em Lisboa , 2 dias em Coimbra e uns 4 dias em Porto.
    Grato

    Mauricio

Deixe um comentário