10 Dicas para o Viajante em Floripa

Com medo de armadilhas para turistas? Aqui você encontra pequenas dicas do que fazer para que nenhum imprevisto aconteça e sua viagem a Florianópolis seja inesquecível.

Com medo de armadilhas para turistas? Aqui você encontra pequenas dicas do que fazer para que nenhum imprevisto aconteça e sua viagem a Florianópolis seja inesquecível.

Picutre by: Silvia Siles

1. Planeje-se ou você pode não encontrar onde ficar

Na alta temporada, os hotéis da cidade lotam com bastante rapidez e quanto mais famoso o hotel, mais difícil será conseguir reservas. PLANEJAMENTO é fundamental. Já sabe que vem para Floripa na férias? Reserve e garanta sua acomodação!

2. Escolha uma das áreas para se hospedar – norte, sul ou leste

Verifique qual das regiões lhe agrada mais e hospede-se ali. O tráfego em Florianópolis fica bastante complicado na alta temporada, pois triplica o número de pessoas que por aqui circulam.

3. Vai dar um mergulho? Certifique-se de que você tem com quem deixar as suas coisas

Nunca (eu disse NUNCA) saia para dar um mergulho e deixe suas coisas sozinhas na areia. Elas podem não estar mais lá quando você retornar! Caso você esteja sozinho(a), procure uma família (de preferência com crianças), e peça para que eles deêm uma olhadinha para você. Mas não demore, para não abusar da boa vontade alheia.

4. Evite comidas “alternativas” nas praias

Na maioria das praias há vendedores ambulantes que vendem comidas como queijo coalho, castanhas, picolés, entre outras coisas. Evite-os! Se ficar com fome, compre dos vendedores ou barracas que tenham identificação da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

5. Não compre nada no aeroporto, você vai se arrepender disso

Você poderá se sentir indiretamente “assaltado” no aeroporto de Florianópolis. Uma refeição simples custará mais de R$30,00. Só compre lembrancinhas caso você tenho lembrado de alguém na última hora, senão você encontrará objetos tão lindos/engraçadinhos/divertidos quanto, e muito mais baratos, em outros lugares da cidade.

6. Tenha sempre um plano B

Floripa tem bastantes “chuvas de verão” ao fim da tarde, portanto planeje programas alternativos e não dependa apenas das praias.

7. Não ande com muito dinheiro

Deixe objetos de valor no hotel ou, de preferência, nem os traga. Não se esqueça: Floripa é uma cidade de praias!

8. Vai dar um passeio? Evite o salto alto

Muitos calçadões são desnivelados, o que exige um certo equilíbrio extra para quem optar pelo salto.

9. Não vá ao centro de carro

Ruas de sentido único, quantidade elevada de pedestres, dificuldade para estacionar. Esses e outros motivos podem fazer com que sua visita ao centro de Florianópolis se torne um pesadelo se você for de carro. Opte por transportes alternativos.

10. Atenção ao andar pelo centro da cidade

O grande fluxo de pessoas e esbarrões facilitam a prática de pequenos furtos. Cuidado com as mochilas e bolsas, que devem ser carregadas em frente ao corpo; e com carteiras nos bolsos de trás da calça. As mesmas dicas valem para quem irá utilizar o transporte coletivo.

2 comentários

  1. Acho que eu tinha uma visão meio romântica de que em Florianópolis era possível andar tranquilo pelo centro sem ter que se preocupar com roubos… Como diz o ditado “a ocasião faz o ladrão”, então em qualquer lugar onde tem muita gente distraída e com objetos de valor a mostra, tem também alguém de olho querendo se aproveitar.

  2. Pois é, Dani.
    Apesar de manter o clima de cidade pequena, Florianópolis apresenta traços das grandes cidades do Brasil.
    A criminalidade também está presente em Floripa, e o turista que vem com essa ideia “romantizada” poderá se surpreender [negativamente]. Portanto, é preciso ficar BEM atento!

Deixe um comentário