Cozinha Tradicional do Interior da Argentina: Região Norte

Argentina é reconhecida por seu ótima qualidade de carne vacuna. Possivelmente a melhor do mundo segundo alguns especialistas, mas nesta vez vamos falar de um tipo de cozinha regional característica das províncias do interior do pais.

Argentina é reconhecida por seu ótima qualidade de carne bovina. Possivelmente a melhor do mundo segundo alguns especialistas, mas nesta vez vamos falar de um tipo de cozinha regional característica das províncias do interior do pais.

Argentina é o sétimo pais com maior extensão territorial do mundo, as culturas que se desenvolveram longe da “Gran Capital” foram enriquecidas pelas constantes imigrações que recebeu o pais nos últimos 150 anos.

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/472-1.jpg
Imagem : saborgourmet.com

Espanhóis, Italianos, Sírios, Libaneses, Judeus, Alemães, Ingleses, Galeses, Gregos, etc; colonizaram aquelas zonas que possuíam similitudes com suas terras originarias.

Os espanhóis, Judeus e italianos ficaram na cidade de Buenos Aires e Província de Buenos Aires, os sírios e libaneses nas regiões áridas do norte e com grande potencial para os cítricos e olivas, próximas à Cordeira dos Andes.

Galeses se localizaram ao sul do pais, nas regiões frias e nevadas, com grandes lagoas e clima similar às terras britânicas. Alemães escolheram ficar em regiões úmidas da mesopotâmia argentina, perto da fronteira com o Estado de Rio Grande do Sul e Paraná do Brasil.


Imagem : sobre-peru.com

Esta apaxionante mistura de estilos faz evoluir uma surpreendente variedade de estilos regionais de cozinha. Deixando do lado o clássico e já reconhecido Asado, vamos mencionar algumas comidas das províncias do norte que tem que se experimentar.

Comida do Norte

Culturas andinas como os Quéchuas ou Aimarás tiveram uma grande contribuição na gastronomia desta região. Estes povos originários da America, utilizavam o milho e a batata como estrelas principais destas comidas. O feijão, pimentões ou carne da Alpaca e Guanaco (cameridos típicos destas regiões) como ingredientes secundários.

Aqui vamos descrever os ingredientes de algumas das mais reconhecidas comidas típicas no Norte Argentino como o Locro, Humitas, Empanadas, Pucheros, Carbonada, Lentejas e os Tamales.

  • Locro : È um prato com carne de boi, carne de porco, feijão, milho, abóbora e a clássica linguiça seca.
  • Carbonada : Caldo agridoce de pêssego, milho em grãos, batatas e carne de boi.
  • Mondongo à Criolla : Mondongo (estômago de boi) feijão preto, feijão branco, linguiça, cenouras, batata doce, batata, mandioca e molho de tomates naturais.
  • Lentejas : Lentilhas, carne de boi, bacon, batata e linguiça.
  • Humita : Milho ralhado, pimentas vermelhas, manjericão, queijo e condimentos.
  • Tamales : Farinha de milho, carne de porco, carne de boi, cebolas, e molhos bem condimentados.
  • Pastel de Papa : Pimentões vermelhos, carne de boi, azeitonas, purê de batatas e molho de cominho.

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/475-20080207153110.jpg

https://dicasdomundo.com.br/wpstaging/attachments/476-pastel-papa.jpg
Imagem : cocinagourmet.info

Onde experimentar estas comidas crioulas?

Os restaurantes recomendados são: El Sanjuanino e La Querencia, no Bairro da Recoleta.
Sites onde procurar comida crioula :

www.guiaoleo.com.ar
Restaurantes em Recoleta
www.guia21.com.ar

Deixe um comentário