Viver a Avenida Paulista: Parques, Feiras, Museus e Muito Mais!

Ela é realmente especial. É muito agradável percorrer os seus quase 3 km caminhando e conhecendo seus segredos, foi inaugurada em 1891 e até hoje não parou de crescer.

A Avenida Paulista é, realmente, especial! É muito agradável percorrer os seus quase 3 km caminhando e conhecendo seus segredos. Foi inaugurada em 1891 e até hoje não parou de crescer.

Avenida Paulista a noite

Cinema? Vários. Teatro? Claro! Shoppings? Também, assim como toda a cidade de São Paulo, mas só a Paulista reúne em uma só avenida, ou seja, ela é o epicentro cultural e financeiro de São Paulo, repleta de arranha-céus, museus, lojas, restaurantes e uma vibrante vida noturna. 

Parques

Parque Trianon (Parque Tenente Siqueira Campos)

Parque Trianon e os bairros de Cerqueira César e Jardim Paulista

A medida que você vai adentrando ao Parque Trianon, parece que está sendo transportado para outro local, o clima muda, os sons e a luz também e tudo fica calmo, talvez a vegetação ainda original remanescente (e sobrevivente!) da Mata Atlântica tenha muito a ver com isso.

Inaugurado em 1892, com 48.600 m², possui banheiros, pistas de caminhada e corrida, playgrounds, aparelhos de ginástica e viveiro de aves. Em frente ao Parque há sempre viaturas ou uma unidade móvel da Polícia Mlitar.

Vale a pena por tudo o que eu já disse, e também pelas esculturas: o Fauno, de Vítor Brecheret, a Aretusa, de Francisco Leopoldo e Silva, o Anhanguera (Bartolomeu Bueno da Silva), de Luigi Brizzollara e Joaquim Eugénio de Lima, de Roque de Mingo.

Há também uma programação com diversas atividades físicas e gratuitas.

Parque Mário Covas

Parque Mário Covas

O Parque Mário Covas, bem menor (5.396 m²) e mais novo (inaugurado em 2010) do que o Trianon, fica na esquina com a Alameda Min. Rocha de Azevedo. Possui uma área verde extensa, bicicletário, banheiros e uma Central de Informações Turísticas.

Feiras

Feira do Trianon

Típica feira paulista de artesanato onde você encontra roupas, acessórios, peças de decoração, comidas típicas, bijuterias, enfeites, utilitários, esculturas, pinturas, pedras brasileiras, retratistas, etc.

A Feira do Trianon acontece todos os domingos em frente ao Parque Trianon.

Feira de Antiguidades do Masp

Organizada e administrada pela Associação dos Antiquários do Estado de São Paulo, a feira  comercializa câmeras fotográficas, canetas antigas, porcelanas e cristais, brinquedos antigos, artigos náuticos, bonecas, miniaturas, jóias, relógios, moedas, livros sobre arte e muito mais.

A Feira de Antiguidades da Paulista funciona aos domingos no vão livre do Masp.

Feira Como assim?!…

É este mesmo o nome da feira! Trata-se de uma feira de artes e designers onde você encontra peças, principalmente, de roupas e acessórios especiais, bem feitas, de bom gosto e exclusivas, afinal não são feitas em série, vale muito a pena!

Se você comparar com os preços de peças similares encontradas em shoppings, você vai ver que está fazendo um ótimo negócio!

A Feira Como Assim?!… funciona aos domingos e em alguns feriados e acontece na entrada do Shopping Center 3, nº 2064.

Arte e Cultura

Conjunto Nacional

O Conjunto Nacional, situado num ponto privilegiado da Avenida Paulista, destaca-se como um dos principais centros comerciais, residenciais e culturais de São Paulo. É um complexo multifuncional que abriga uma diversidade de lojas, restaurantes, e espaços culturais, incluindo a Livraria Cultura, uma das maiores livrarias do país.

No Conjunto Nacional você sempre encontrará alguma exposição nos corredores do andar térreo do prédio.

O Conjunto Nacional se encontra no número 2073 da Avenida Paulista, esquina com Rua Augusta e Rua Padre João Manuel.

Livraria Cultura

A Livraria Cultura, maior livraria do Brasil, fica dentro do Conjunto Nacional. Reserve um bom tempo para visitá-la, pois são 4.300 m² de livros, CDs, DVDs e até vinis.

A livraria tem um ambiente super agradável e, inclusive, uma cafeteria onde você pode se sentar com tranquilidade e ler sem ser incomodado.

A Livraria Cultura ainda promove exposições, shows e tarde de autógrafos.

Ao lado da livraria também tem o Cine Marquise e o Teatro Eva Hers (o qual leva o nome da fundadora da Livraria), ambos com uma ótima programação.

Masp

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand foi fundado em 1947 pelo jornalista paraibano Assis Chateaubriand com a ajuda do jornalista italiano Pietro Maria Bardi.

O MASP possui o mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul. A coleção reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias e vestuários de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.

Di Cavalcanti, Portinari, Dalí, Picasso, Miró, Bellini, Botticelli, Rafael, Modigliani, Manet, Degas, Cézanne, Monet, Renoir, Gauguin, Van Gogh, Goya, Rembrandt… todos estão no nº 1578 da Paulista!

O MASP é mágico e, claro, tem exposições temporárias ótimas!

Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso

O Centro Cultural FIESP oferece teatro, música e exposições! Tudo a preço popular ou gratuito. Confira a programação do centro cultural que se encontra no nº 1313 da Avenida Paulista.

Reserva Cultural

A Reserva Cultural é mais conhecida pela sua sala de cinema e sua ótima programação (que não se limita ao circuito comercial), mas promove também exposições e eventos em seu lobby.

A programação da Reserva Cultural oferece filmes nacionais e estrangeiros e dá preferência a títulos independentes e fora do circuito comercial que se destacam em festivais pelo mundo.

A Reserva conta ainda com o restaurante Reserva Bistrô, o café Boulangerie Pain de France e uma pequena livraria. Encontra-se no nº 900 da Av. Paulista, no famoso prédio da Gazeta.

Itaú cultural

O Itaú Cultural é dedicado a promover e celebrar a diversidade artística brasileira em suas diversas formas.

O espaço cultural ainda possui uma midiateca voltada para a pesquisa e divulgação da arte e da cultura brasileira.

Quando for para a Avenida Paulista, dê uma olhada na programação do Itaú para ver o que há de interessante, a maior parte das atrações é gratuita. Encontra-se no nº 149 da Avenida.

Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)

A Casa das Rosas é um dos edifícios remanescentes da época da ocupação inicial da Avenida Paulista e, atualmente, é conhecida como Centro Cultural Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura. 

Possui 20 mil volumes da biblioteca pessoal do poeta Haroldo de Campos, entre os quais exemplares de extrema rareza como: O cão sem plumas, com dedicatória de João Cabral de Melo Neto, a primeira edição de Macunaíma, de Mário de Andrade.

Organiza eventos quase que diariamente voltados à divulgação das obras de grandes poetas brasileiros. São oficinas, saraus, contação de histórias, trocas de livros e muito mais.

A programação pode ser vista no site da Casa das Rosas. Fica no nº 37 da Avenida Paulista.

Photo credits:
Av. Paulista a noite: Wilfredor
Parque Trianon: Pedu0303
Parque Mário Covas: Virada Sustentável
Conjunto Nacional: Francisco Anzola
MASP: Naldo Arruda
Casa das Rosas: Delma Paz

Um comentário

Deixe um comentário