Ano Novo no Rio

A virada do ano com a comemoração na praia tem sua origem proveniente das comemorações dos praticantes da religião Candomblé. Onde os religiosos iam para as areias saudar a chegada do novo ano vestidos de branco, com flores, comidas e música.

A virada do ano com a comemoração na praia tem sua origem proveniente das comemorações dos praticantes da religião Candomblé. Onde os religiosos iam para as areias saudar a chegada do novo ano vestidos de branco, com flores, comidas e música.

Os grupos se reuniam ao longo da praia para trazer suas oferendas. A tradição foi ficando mais comum e atraindo cada vez mais adeptos até mesmo de outras religiões.

A festa se tornou, junto com o carnaval, uma das maiores atrações turísticas da cidade.

A tradição de vestir branco para que o novo ano venha com muita paz, faz da praia de Copacabana um enorme tapete branco formado por mais de dois milhões de cariocas e turistas de todo o mundo.

A festa inicia ainda com céu claro e vai até o dia raiar. Milhões de pessoas juntam-se na orla e nas areias para assistirem aos espetáculos que a prefeitura promove.

Na passagem de ano de 1993 para 1994 a prefeitura solucionou um problema que vinha enfrentando com crescimento do público da festa de ano novo na praia de Copacabana, realizando a partir de então, shows com diversos artistas, mesmo após a tradicional queima de fogos.

Desta maneira a prefeitura evita o grande número de pessoas saindo da praia ao mesmo tempo, superlotando as vias e os transportes públicos. a festa religiosa, o sucesso da operação foi comprovado.

Os shows atraem ainda mais a população e mesmo assim as saídas espaçadas fazem com que o tumulto seja evitado. após ano os shows crescem em quantidade e palcos espalhados por toda a cidade, mas o ponto principal da comemoração é a praia de Copacabana, mais especificamente, em frente ao hotel Copacabana Palace.

Além dos shows, a principal marca da festa de Ano Novo no Rio de Janeiro é a famosa queima de fogos.

Antigamente eram disparados da areia, até que no ano de 2000 por problemas técnicos e pelo grande risco de acidente com a proximidade da população, os fogos começaram a serem disparados por balsas espalhadas no mar próximas às praias da Zona Sul.

A maior parte das vias de Copacabana fica fechada e com acesso de veículos restrito aos moradores. Todo ano a prefeitura monta um esquema de ruas que ficarão interditadas e divulga junto com os horários de fechamento e abertura (para saber mais clique aqui).

A melhor maneira de ir para a festa é de metrô. Um esquema especial é montado e o metrô fica funcionando durante toda a madrugada com bilhetes especiais. Leia o artigo sobre a Operação especial do Metro para a Festa em Copacabana.

Para beber e comer, você poderá aproveitar os ambulantes aos montes. E não se espante se você encontrar famílias inteiras fazendo suas ceias nas areias da praia. Junte-se e aproveite!
Feliz Novo Ano!!

Fotos: Ascom Prefeitura Rio de Janeiro

Deixe um comentário