Parque das Nações em Lisboa

O Parque das Nações é a zona mais oriental da cidade de Lisboa. É uma das zonas mais recentes e foi totalmente construído para a grande exposição da Expo 98.

O Parque das Nações é a zona mais oriental da cidade de Lisboa. É uma das zonas mais recentes e foi totalmente construído para a grande exposição da Expo 98.

Hoje em dia, o Parque das Nações para além de ser uma das maiores zonas habitacionais da cidade, é também um dos locais ideais para passear, aprofundar o nosso conhecimento, jantar fora, fazer compras, fazer desporto e sobretudo apreciar a arte urbana em toda a sua envolvente.

O Portal das Nações, é um site bastante intuitivo que nos dá a conhecer todas as atracções do Parque bem como a maioria dos cafés, restaurantes, jardins e serviços disponíveis na zona.

É turista e vai tirar um dia ou umas horas da sua viagem a Lisboa para conhecer o Parque das Nações? Então aqui fica a sugestão de um percurso que poderá fazer.

Oceanário de Lisboa

Chegando pela Gare do Oriente, visite primeiro o Oceanário de Lisboa: um aquário gigante desenhado pelo arquitecto americano, Peter Chermayeff e que reune uma enormíssima quantidade de espécies marítimas. É um espaço absolutamente fantástico e que merece uma visita

Jardins da Água

Depois do Oceanário, dê um passeio pelos Jardins da Água e aproveite para tirar umas fotografias. Os jardins ficam mesmo ao lado do Oceanário e se levar crianças eles vão gostar de andar a saltar de pedrinha em pedrinha por cima do lago artificial!


Jardins da Água

Seguindo junto ao Rio, passe o passadiço por trás do Oceanário até chegar à “rua das bandeiras”, onde vai encontrar hasteadas as bandeiras de praticamente todos os países! Por trás pode ver o Pavilhão Atlântico, onde decorrem a maioria dos espectáculos em Lisboa.

Pavilhão Atlântico

Continue junto ao Rio, passando por alguns restaurantes do lado esquerdo (onde pode parar para almoçar – são todos de qualidade, uns mais caros de outros mas, a ementa está na rua para todos verem. Ainda assim, na República da Cerveja come-se bastante bem ).

Jardins Garcia da Orta

Siga até aos Jardins da Música. Um pequeno espaço onde poderá encontrar alguns instrumentos musicais de maiores dimensões e onde as crianças podem brincar um bocado.


Jardins Garcia da Orta

Depois, siga por dentro dos jardins Garcia da Orta até ao fim. Os jardins são “interrompidos” por caminhos de pedra que ligam os bares/restaurantes (do lado esquerdo) ao rio (do lado direiro).


Jardins Garcia da Orta

Quando sair dos jardins e se aproximar do rio, veja mais de perto a Ponte Vasco da Gama, que faz uma das ligações entre o Norte e o Sul de Portugal.

Ponte Vasco da Gama

Aí, vai encontrar o início do teleférico. O teleférico faz sentido ascendente e descendente mas sugiro que faça só um dos percursos, até porque dois percursos encarecem a viagem.

Teleférico

Deixe-se levar pelo teleférico e veja o panorama geral do Parque das Nações. Quando o teleférico chegar ao fim, está de regresso ao seu ponto inicial.

Pode aproveitar para visitar outros locais, caso tenha tempo, como por exemplo o
Pavilhão do Conhecimento, com algumas actividades dinâmicas para crianças e interessante até para os mais velhinhos. A entrada é paga (adultos 7€, crianças 4€, entrada gratuita nos dias 18 de Maio, 25 de Julho e 24 de Novembro).

Ou pode dar uma espreitadela ao Casino de Lisboa, que dispensa apresentações.

No Parque das Nações existe uma grande superfície comercial, com supermercado, lojas de roupa, bijuteria, produtos de beleza, sapatarias, restauração e tudo o que possa imaginar. Caso pretenda ir às compras pode sempre aproveitar (não vendem recuerdos…)

 

Ver Um passeio pelo Parque das Nações. num mapa maior

Aproveite a viagem e alguma dúvida, não hesite! Depois partilhe a experiência e dê também as suas dicas!

Um comentário

Deixe um comentário