Onde se hospedar em Brasília

A capital brasileira concentra os órgãos máximos dos poderes legislativo, judiciário e executivo. Além disso, abriga as sedes de grandes empresas, bancos, autarquias, e também recebe congressistas nacionais e internacionais durante o ano todo, o que garante a sua ocupação hoteleira.

A capital brasileira concentra os órgãos máximos dos poderes legislativo, judiciário e executivo. Além disso, abriga as sedes de grandes empresas, bancos, autarquias, e também recebe congressistas nacionais e internacionais durante o ano todo, o que garante a sua ocupação hoteleira.

Consequentemente, as opções de hospedagem em Brasília não são muito baratas. Mas não se preocupem, pois ainda temos algumas pousadas, pensões e pequenos hotéis a preços mais acessíveis.

Os melhores lugares para se hospedar encontram-se em setores destinados a isso: SHS ou SHN, que significam respectivamente Setor Hoteleiro Sul e Setor Hoteleiro Norte, localizados no centro da cidade.


Setor Hoteleiro Norte


Setor Hoteleiro Sul

Assim, existe a facilidade de transporte e ficam próximos a shoppings, setores comerciais, hospitais, estação rodoviária e, principalmente, perto dos principais pontos turísticos e do maior centro de convenções da cidade.

Ao optar pelos Setores Hoteleiros, estarão muito bem localizados e acomodados, já que geralmente os hotéis neste setor são bons – alguns com mais estrelas, é claro.

As pensões e pousadas, uma alternativa de hospedagem mais barata, geralmente se localizam ao longo de uma importante avenida: a W3, principalmente no lado sul, onde temos várias linhas de ônibus e é possível encontrar quartos a partir de R$60,00 a diária.

Outra opção dentro desta categoria é o Albergue da Juventude, localizado próximo ao Setor Militar Urbano, no SRPN (Setor Recreativo Parque Norte), quadra 02. Possui quartos para no mínimo seis pessoas, com valor médio de R$57,00 a diária.

Apesar de barato, ele não fica tão perto do centro e poucas linhas de ônibus passam por lá. Um ônibus que passa pelo local é o da linha 143, que sai da rodoviária.

Existem hotéis que se localizam na orla do lago Paranoá. Esses hotéis, além de mais caros, ficam muito distantes do centro com poucas opções de transporte, mas oferecem uma hospedagem diferenciada com vista para o lago, ideal para descansar e curtir a natureza num hotel cinco estrelas.

O endereço é o SHTN ou SHTS, siglas significam Setor de Hotéis de Turismo, a última letra dá a direção, tais como Norte e Sul. É importante prestar atenção na sigla, pois se diferencia dos demais setores hoteleiros.

A letra T significa Turismo, o que remeterá à orla do lago e ficam bem distantes do centro em relação aos setores: para se hospedar no coração de Brasília, a sigla do endereço deverá ser SHS ou SHN (Setor Hoteleiro Sul e Setor Hoteleiro Norte).

É importante ficar atento para saber se o endereço é em Brasília ou no Distrito Federal, muitas pessoas confundem Brasília com o restante das regiões administrativas do DF.

É claro que se hospedar nas chamadas cidades satélites é bem mais barato, mas há o inconveniente da distância e escassez de transporte.

Antes de efetuar qualquer reserva, verifique se o hotel está dentro do plano Piloto, pois isto fará muita diferença principalmente quando se quer ganhar tempo.

Hotéis baratos (SHS e SHN):

Pousadas, albergues e Bed&Breakfasts (plano piloto, W3 norte e sul):

Obs.: Os endereços de Brasília com sua siglas terão um artigo à parte.

Photo credits: Paula Funchal

6 comentários

  1. Preciso um local, pousada , para uma senhora que vai acompanhar o filho na reabilitação no Sarah, So´ pernoite. Em torno de 30 dias. A pessoa é de Santa Catarina. Sem condições de pagar hotel.

Deixe um comentário