Localizado dentro do Parque Nacional Floresta da Tijuca, bem no alto da serra que liga as estradas do Alto da Boa Vista e Jardim Botânico, o Mirante da Vista Chinesa proporciona ao visitante a visão panorâmica da Zona Sul, enquadrada entre o Morro do Corcovado e o Morro Dois Irmãos.
Dentro deste belo quadro, pode-se admirar o Pão de Açúcar bem ao centro, as praias do Leblon, Ipanema e Arpoador, assim como toda a Lagoa Rodrigo de Freitas.
photo: arianemittidieri
Pesquisando sobre a sua história, descobri que a arquitetura foi idealizada, projetada e construída por imigrantes chineses, que na época da realeza portuguesa no Rio vieram para a cidade tentar viver das lavouras de arroz e chás. Com o fracasso na agricultura, trabalhadores mudaram para a atividade de construção, muitos deles foram deslocados para a construção da estrada que existe deste 1856.
Desde 1844, um mapa da área registrava uma edificação denominada “Casa dos Chinas”, provavelmente o que viria a ser, anos mais tarde, em 1903, o pavilhão da Vista Chinesa. Hoje é considerado o maior monumento em homenagem a um país oriental de toda a América Latina e ganhou um prêmio na China como melhor portal chinês fora do país.
O belo “esqueleto” de templo chinês, construído em concreto armado que com a ajuda da pintura simula bambus, apresenta outras características chinesas, como as cantoneiras com gárgulas com acabeça em formato de dragão, o fato de ser hexagonal, a abertura no teto para melhor ventilação e iluminação.
photo: arquivo pessoal Luciana Felippe
O mirante fica a 380 metros de altura, e mesmo com a subida bastante íngreme em ambos os lados da estrada de acesso, alguns visitantes sobem a pé ou de bicicleta. A subida é bem puxada, portanto, se você não está acostumado ou está fora de forma, o melhor mesmo é ir de carro. Não existe transporte público até o mirante.
proveite o clima delicioso e a linda paisagem, e faça um piquenique. Apesar de não vender nenhum alimento e não ter nenhum espaço no Mirante da Vista Chinesa para um lanchinho, a aproximadamente 1 quilômetro de distância, você poderá encontrar um espaço com mesinhas, um lindo gramado e uma vista privilegiada, que se chama A Mesa do Imperador.
Leve sua toalha quadriculada, um bom vinho, umas guloseimas e aproveite a natureza, afinal, você estará dentro de um dos maiores parques urbanos do mundo, o Parque Nacional da Floresta da Tijuca e o melhor, mais um programa gratuito no Rio de Janeiro!
O local é muito frequentado por ciclistas! E às vezes praticantes de skate “Down Hill”. Precisa de muita disposição, porque até a Mesa do Imperador, é só subida, sem refresco! Não recomendo se aventurar de bike alugada tipo “Aluguel do Itaú”, porque a subida é pesada….
A pé é uma boa ideia. E tem uma cachoeira logo no início da subida, do lado direito de quem sobe. É ótimo para se refrescar.
é verdade Ana, se for subir de bike, tem que ser uma boa, com marcha, e etc.. a subida é bem ingrime. Agora a pista não é nem um pouco sinalizada para pedestres ou ciclistas.. muito menos pra galera do Down Hill.
Os amigos do skate se revezam em ficar um la embaixo para sinalizar aos carros e aos amigos!! mas que é uma delícia é!!
esse lugar e muito legal!!!