Transporte Urbano em Turim

Turim não foge das regras das boas cidades européias: dificuldade de circular com carro e bom transporte urbano.

Turim não foge das regras das boas cidades européias: dificuldade de circular com carro e bom transporte urbano.

Carro

O carro possui mais dificuldades que benefícios na minha opinião para circular nos centros.
É difícil de estacionar pois achar vaga mesmo a pagamento, tipo nossa Zona Azul requer tempo e paciência.

Ao estacionar olhe com atenção a placa que sinaliza o tipo de estacionamento. se tiver a placa abaixo , você tem que procurar o parcômetro , geralmente a um máximo de uma quadra de distância.

No parcômetro coloque moedas até que veja que foi suficiente para chegar no horário previsto de saída. E coloque o recibo com o horário limite visivel no parabrisa.

A vantagem em relação ao nosso Zona Azul é que você paga por minutos previstos e não apenas de 1 em 1 hora.

Outra dificuldade são as áreas ZTL (Zona de Tráfego Limitado) onde só pode circular carros com autorização, geralmente situadas nos centros históricos onde é onde mais queremos ir.

Às vezes a limitação é só em determinados horários do dia, portanto preste atenção na placa porque se você circular erradamente é multa na certa.

Nas cidades maiores como Turim, carros antigos com motor considerado poluente não podem circular das 8 às 19 hs na maioria dos casos.

Está isento desta proibição porém carros cujo proprietário tem mais de 65 anos e seja residente de Turim.

Um detalhe aqui é que carros próprios circulam facilmente até os 100.000 km. Geralmente a oferta de carros usados é depois desta Kilometragem ! e por incrível que pareça os carros aguentam bem e certamente não é apenas por conta de estradas melhores mas sim de carros fabricados com um maior número de requisitos de qualidade e ainda pagam bem menos que nós, brasileiros.

Não posso esquecer de dizer que dirigir por aqui é também uma aventura, especialmente porque se pode virar à esquerda mesmo estando em uma avenida grande (exceto se há semáforo específico ou placa proibitiva).

O pior é quando outro na mão oposta da avenida, também resolve virar á esquerda, imagine onde isso acaba…não sei como não batem de frente dezenas de vezes por dia.

O Metrô

Turim tem um metrô ótimo e lindo considerado o mais moderno do mundo até o ano passado, mas atende pouquíssimas estações.

Ônibus e Trans ( ônibus elétricos)

Agora sim podemos falar em malha de transporte publico que é bastante vasta e eficiente (ao menos quando não tem greve, chamada “sciopero” por aqui).

Para saber qual ônibus ou tran pegar vá ao site do Google Maps coloque o seu trajeto e clique no ícone do ônibus que você terá todas as opções.

O grande problema é que se tem que comprar o passe de ônibus e/ou tran nos “Tabacchi” (escrito assim mesmo na placa e é o local onde se vende passes, raspadinhas, cacarecos e claro cigarros pois aqui se fuma demais!) e às vezes está para chegar o ônibus que se quer mas não tem nenhum Tabacchi à vista… ai vale só xingar…nada a fazer…tem que esperar o próximo! Ainda bem que aqui até que são pontuais pois cada linha apresenta o horário que irá passar naquele ponto de ônibus.

O preço dos bilhetes é de 1,50 para as zonas mais centrais podendo chegar a 1,70 se incluir a área suburbana que são as cidades pequenas ao redor de Torino. Eles dão direito a um trecho de metrô. Atenção que o biglietto mais barato , de 1,30 euros é apenas para trechos suburbanos.

Os bilhetes podem ser usados até 90 minutos depois da convalidação que é feita dentro do primeiro transporte que você pega.

Esta convalidação é obrigatória e caso você seja apanhado sem ter convalidado seu bilhete receberá uma multa (o que vale também para os trens).

Existe um bilhete shopping que vale por 4 horas depois de convalidado, os diários (giornalieros) de 5 euros, 2 dias 7,50 e 3 dias 10 euros.

Já o carnet com 5 bilhetes que valeriam 1,70 sai por 6,50.
O de 15 bilhetes sai por 17,50.

Maiores informações aqui

Um comentário

Deixe um comentário