No Rio você encontra vários sistemas de transpostes públicos: ônibus, metrô, trens, táxis e barcas.
O que não significa que o transporte público seja eficiente. Infelizmente, esse é um problema na cidade e, na minha opinião e da maioria da população, um dos maiores gargalos para os grandes eventos mundiais, a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016 que a cidade sediará.
Ônibus
O transporte público mais frequente na cidade.
A tarifa é barata (R$2,75) e em uma única linha é possível percorrer grandes distâncias como, por exemplo ira da zona norte à zona sul em apenas um ônibus. Há pouco tempo, foi implementado o “bilhete único”.
Com ele é possível fazer conexões entre linhas de ônibus por um mesmo valor. Mas só vale a pena se a ideia é ficar vários dias na cidade. Caso contrário, o melhor é pagar avulso dentro do próprio coletivo.Aqui é possível verificar qual a linha de ônibus poderá ser utilizada de acordo com o itinerário.
Em algumas linhas, existe a opção do “frescão” que são ônibus estilo de turismo, bem mais confortáveis e seguros que os convencionais. E também não são cheios. A tarifa é um pouco mais cara, R$6,00, mas em alguns casos vale a pena como indo ou vindo do aeroporto, em dias de muito calor (esses ônibus tem ar condicionado).
Metrô
O transporte público mais confortável e seguro quando comparado aos demais. O que significa que seja uma maravilha.
O metrô carioca está passando por obras para sua extensão e deverá atender a um número maior de pessoas. Com o metrô também é possível fazer conexão com o metrô de superficie, que são ônibus que partem das estações de metrô e só param em estações (pontos de ônibus) definidos.
Por isso são mais rápido e confortáveis (possuem ar condicionado) que os ônibus convencionais. Aqui é possível obter os mapas do metrô.
Trem
Photo credit: Supervia
Confesso que nunca andei de trem no Rio. Por isso, só falarei o que leio em notícias e ouço as pessoas falarem.
Os trens partem da Central do Brasil uma estação de trem no centro da cidade e seguem em direção aos bairros do subúrbio e cidades da região metropolitana. Parece que esse meio de transporte sofre vários problemas e os trens não oferecem um serviço de qualidade.
Táxi
Considero um ótimo serviço de transporte na cidade. A corrida é relativamente barata e, caso use o táxi das cooperativas, é super seguro.
Algumas apps disponíveis para Iphone é possível calcular o valor da corrida inserindo origem e destino da viagem. Segue alguns números de cooperativas de táxi (lembre que o DDD do Rio é o 21).
Barcas
Um meio de transporte utilizado por quem quer fazer a travessia Rio – Niterói, Rio – Ilha do Governador ou Rio – Ilha de Paquetá.
Também é possível utilizar os catamarãs que fazem a travessia em menor tempo, mas por uma tarifa mais alta.