Samba no Rio: Como desfilar no Sambódromo

O samba tem muita história para contar, porque sempre esteve presente na ocupação e expansão urbana da cidade. A história do Rio já foi cantada em verso e prova.

Surgiu no final do século XIX, no formato que o conhecemos hoje e está muito relacionado à cultura negra.
O samba tem muita história para contar, porque sempre esteve presente na ocupação e expansão urbana da cidade. A história do Rio já foi cantada em verso e prova.

Talvez hoje, o desfile das escolas de samba durante o carnaval seja o que esteja no imaginário coletivo quando o assunto é samba.

No entanto, para os mais entendidos, o samba-enredo, é uma outra categoria e não o “real samba”. Mas, não fique triste, porque o samba está presente na cidade durante todo o ano.

Existem ótimas rodas de samba pela cidade, casas especializadas em samba de raiz e eventos nas quadras das escolas de samba, em suas comunidades de origem, o que faz tudo ficar mais original e espontâneo.

Casas de samba


A maioria das casas de samba estão localizadas na Lapa e no Centro da cidade e seus arredores.

Irei citar algumas que conheço, como Rio Scenarium, Trapiche da Gamboa e Carioca da Gema.

Elas possuem programação variada, por isso é bom entrar no site para verificar.

As rodas de samba são mais dinâmicas. Por isso, sugiro dar uma conferida aqui, na Agenda do Samba e Choro.

Atualmente, a Pedra do Sal tem tido boas rodas. E, para completar, tem todo o aspecto histórico-cultural, por ser realizada em uma área na Praça Mauá, no Centro da cidade, de grande importância para o samba, considerada onde o samba nasceu.

Sambodromo


Photo credit: Wikipedia

E, claro, tem o Sambódromo. De janeiro até o carnaval, esse espaço abriga nos finais de semana os ensaios técnicos das escolas de samba.

Dizem que é mais divertido do que o próprio desfile, porque as pessoas estão mais descontraídas e tranquilas, sem a tensão do desfile – afinal, o desfile da escolas de samba é uma competição.

E o melhor de tudo, é de graça.

Para desfilar no carnaval, o interessado deve entrar em contato com a escola de samba desejada e comprar a fantasia. As fantasias das escolas do grupo especial, ou seja, as escolas maiores, como a Mangueira, Beija Flor, Unidos da Tijuca…., são geralmente bem caras.Porém, nem por isso deixam de ser concorridas. Por isso, é bom iniciar o contato para o desfile com bastante antecedência.

Essa dica também é válida para as escolas do grupo de acesso, que tem as fantasias mais em conta.

Os ingressos para entrada no Sambódromo também são concorridíssimos e precisa ficar de olho na data de início das vendas, e assim garantir o ingresse e não cair nas mãos dos cambistas.

Deixe um comentário