30 coisas que você tem que fazer no Rio

A Adriana Calcanhoto, gaúcha, conseguiu descrever muito bem o que são os cariocas na música Cariocas. E ser carioca é muito mais um estado de espírito: sou carioca, nascida em Minas. Acho que essa é a origem brasileira que mais desperta a curiosidade dos brasileiros e também dos estrangeiros.

A Adriana Calcanhoto, gaúcha, conseguiu descrever muito bem o que são os cariocas na música Cariocas.

E ser carioca é muito mais um estado de espírito: sou carioca, nascida em Minas. Acho que essa é a origem brasileira que mais desperta a curiosidade dos brasileiros e também dos estrangeiros.

Morar em uma cidade cartão postal traz em si certas questões. E talvez por isso entendo a fama de mal humorados dos parisienses, por exemplo. Só que, ao contrário dos parisienses, ser carioca é sinônimo de bom humor, camaradagem. E também de uma certa malandragem e “ixperteza”.

Por isso, é bom estar atento e saber o mínimo do que queres fazer para não ser pego de surpresa. Essa costuma ser a principal aliada dos malandros.

Eles chegam, já com pacote pronto e as chances de trocar gato por lebre é grande. Então, “estude” o que vai fazer e não dê ouvidos às abordagens. Sorria e acene, como dizem os sábios pinguins do filme Madagascar. E passe direto.

Priscilla Ann Goslin em seu livro How to be a carioca descreve de forma bem divertida o carioca way of life. O livro recebeu muitas críticas positivas e para quem gosta de lista, a autora elenca 30 coisas que não se pode deixar de fazer no Rio de Janeiro. Vou aproveitar a listinha e fazer um breve comentário em cada item. Ao longo do tempo, iremos falar individualmente sobre muitos desses pontos aqui no site.

https://dicasdomundo.com.br/attachments/228-passeiobicicletalagoa.jpg
photo credit: MonicaDiBlasio

Trinta musts enquanto você estiver no Rio:

  1. Passear pelo Jardim Botânico
    Um lugar lindíssimo e muito agradável. Quer um programa bem carioca? Venha para o Jardim Botânico e depois vá para a vizinha Praça Santos Dumont ou, Baixo Gávea, ou simplesmente BG (carioca adora encurtar as palavras!), sente no Hipódromo ou no Braseiro da Gávea e saboreie um churrasco misto, com farofa de ovo e um chopp para acompanhar.
  2. Fazer um voo duplo de asa delta da Pedra Bonita
    Se não quiser voar, vale ir à pedra Bonita para ver a saídas dos voos ou, se animar, fazer uma trilha e chegar ao cume da Pedra Bonita. Lindos visuais da Praia de São Conrado e da Pedra da Gávea.
  3. Tomar chopp no Bar Luiz (Fechado)
    Um bar super tradicional no coração do Centro histórico do Rio de Janeiro, na rua da Carioca.
  4. Comer espetinhos em São Cristóvão
    Espetinhos? Não sei se nesse item a autora se refere à Feira de São Cristóvão, atualmente chamado Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Então, por lá, o barato é comer coisas típicas do Nordeste, como uma bela tapioca, queijo coalho…
  5. Levar a criançada ao planetário
    Diversão garantida para crianças e adultos.
  6. Tomar batidas na Academia da Cachaça
    Tem dois endereços na cidade (Leblon e Barra) e é um bom lugar para provar essa bebida tradicionalmente brasileira.
  7. Comer carne-seca no Jobi
    O Jobi é um bar pequeno que passa despercebido aos mais distraídos. Mas é um dos bares mais tradicionais da zona sul carioca. Difícil é conseguir uma mesa…
  8. Passar uma tarde no Paço Imperial
    Aproveite para fazer um dia de passeios pelo Centro do Rio. Paço Imperial, CCBB, Casa França Brasil e circuito das igrejas.
  9. Comer casquinha de siri na Prainha
    A Prainha fica distante do Centro mas é uma das praias mais lindas que já visitei. Cheia de surfistas e gente bonita.
  10. Assistir um Fla-Flu no Maracanã
    Bom, o Maracanã está em obras para a Copa, mas vale o Engenhão, construído para o Pan Americano.
  11. Ganhar um tattoo em Arpoador
    Essa aqui também não entendi direito. Se queres fazer uma tattoo, minha recomendação é fazer em um bom estúdio. Existem locais excelentes aqui na cidade, com ótimos profissionais. Um deles fica na Galeria River, com suas inúmeras lojas de surf e skate, localizada no Arpoador.
  12. Comer biscoito de polvilho na praia do Leblon
    O mais famoso biscoito de polvilho do mundo. Em dois sabores: sal e doce. E presente também em cangas, bolsas, carteiras… Experimente não só na praia do Leblon mas também em Ipanema, na Barra, em Copa.
  13. Pedalar pela Lagoa
    A forma mais orgânica de se conhecer o Rio de Janeiro é de bicicleta. Uma pena que não tenhamos tantas ciclovias… os km divulgados pela prefeitura podem até impressionar, mas na maioria das vezes as bicicletas disputam lugar com pedestres e carros. Uma ótima iniciativa e que está fazendo muito sucesso é o Bike Rio, um sistema de aluguel de bicicletas que parece estar funcionando muito bem.
  14. Sábado no Cobal
    A Cobal é um entreposto de horti-fruti-granjeiros mas ganhou inúmeros bares e restaurantes. Então é possível fazer a feira e depois comer uma ótima comida acompanhada de um chopinho.
  15. Concerto na Sala Cecilia Miereles
    Fica na Lapa e no momento está fechada para reformas. Mas a programação continua em outros espaços da cidade.
  16. Relaxar na Parque Laje
    O parque fica vizinho ao Jardim Botânico e a entrada é franca. É um lindo espaço que era o jardim de Henrique Laje, empresário e amante das artes, que casa-se com a cantora lírica italiana, Gabriela Besanzoni. Para agradar a artista, manda construir uma réplica perfeita de um palazzo romano. Nas dependências desse palazzo funciona a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e o Café du Lage, com o café da manhã mais concorrido da cidade nos finais de semana.
  17. Sua foto num prato na Pão de Açúcar
    Brega, mas faz parte.
  18. Procurar seu hotel do topo de Corcovado
    E tentar ficar adivinhando o que é cada coisa.
  19. Visitar a exposição no MAM
    Ao lado do aeroporto Santos Dumont, e em pleno Aterro do Flamengo, o Museu de Arte Moderna é um espaço amplo e tranquilo.
  20. Missa no Mosteiro de São Bento
    Em algumas missas os padres entoam cantos gregorianos. Mas, caso não consiga conciliar o horário de missa, vale uma visita.
  21. Tomar batida de côco no Osvaldos
    Não sou chegada a batida, então prefiro não comentar.
  22. Domingo de música no Municipal
    Recém reformado, o teatro está mais lindo ainda. Às vezes rolam espetáculos populares aos domingos.
  23. Ver a cama de Getúlio Vargas no Museu da República
    Meio mórbido né? Mas, tem gosto para tudo.
  24. Comer moqueca no Biras
    Também não posso comentar, nunca comi a moqueca de lá. Mas, Barra de Guaratiba tem um polo gastronômico onde se pode comer muito bem. Um ótimo programa pós Prainha, já que estará ao lado do bairro.
  25. Réveillon na praia de Copacabana
    Tem que ir, pelo menos uma vez na vida.
  26. Almoçar no centro na Colombo
    A confeitaria mais famosa da cidade, com um valor histórico imenso.
  27. Visitar o museu Chácara do Céu
    Em Santa Tereza, um dos bairros mais charmosos da cidade.
  28. Carne do sol em Santa Teresa
    Deve ser no Arnaudo, com “u”.
  29. Visitar a igreja N.S. da Glória
    Muito bonitinha.
  30. Por do sol na praia de Ipanema
    O barato do por-do-sol em Ipanema é que as pessoas aplaudem! Sim, cariocas batem palmas para tudo. Do avião aterrizando ao sol se pondo. É divertido!

A listinha saiu daqui: 30 Coisas Cariocas – How To Be A Carioca

E você? Teria algo a acrescentar nessa listinha? Te convido a criarmos a lista mais carioca, a lista do Dicas do Rio. Vamos?

Deixe um comentário