Dia 7 de setembro de 2007 marcou o início da caminhada do Rio de Janeiro como cidade candidata como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Nesta data foi enviada ao Comitê Olímpico Internacional uma carta de intenção, apoiando a escolha na pré existência de instalações construídas e utilizadas nos Jogos Pan-americanos de 2007.
O filme institucional oficial do Comitê rio 2016, dirigido pelo cineasta Fernando Mirelles, foi uma ferramenta que contou muito positivamente. O filme é lindo e mostra as belezas naturais da cidade e o povo carioca, muito feliz e receptivo.
O anúncio
Em 02 de outubro de 2009, um sábado de sol, o carioca já acordou de maneira diferente, a cidade parecia em dia de final da copa do mundo de futebol.
Muita gente uniformizada, bandeiras do Brasil espalhadas pelas ruas e alguns telões distribuídos pela cidade ligados ao vivo em Copenhague, na Dinamarca, onde foi realizada a cerimônia de anúncio da cidade escolhida para sediar os Jogos.
Como podem conferir no vídeo, muitos cariocas foram para pontos específicos da cidade, o principal, a praia de Copacabana recebeu cerca de 200 mil pessoas, com direito a show de cantores famosos, baterias de escola de samba e bandeirão. Tudo isso para receber a boa notícia.
A marca

Marca dos Jogos Olímpicos
A marca dos Jogos Olímpicos lançada na virada do ano de 2010 e 2011, merecerá um artigo a parte. Com um ar moderno e primeira marca lançada com a opção em três dimensões, criada pela agência Tátil.

Marca dos Jogos Paraolímpicos
A marca dos Jogos Paraolímpicos , criada pela mesma agência, a Tátil Design, tem como inspiração principal o coração, signo vital de todo ser humano! Lançada na Lagoa Rodrigo de Freitas, em Novembro de 2011, a marca paraolímpica deixa os cariocas divididos entre qual marca preferir.
Preparativos
Desde o anúncio da escolha da cidade até o primeiro dia dos jogos de 2016, serão 2499 dias! Além das Olimpíadas, o Rio receberá, também, os jogos da Copa das Confederações no ano que vem, da Copa do Mundo em 2014 e Jornada Mundial da Juventude, evento promovido pela Igreja Católica que trará o papa ao Brasil.
Todos estes eventos transformam a cidade em uma enorme obra. Muitas instalações serão totalmente construídas, outras reaproveitadas do Pan-americano.

Existe um constante apelo das autoridades para que entenda o transtorno que as obras, as mudanças de trânsito e as constantes interrupções no trânsito por delegações estrangeiras trazem a rotina do carioca.
Serão quase 100 mil pessoas envolvidas diretamente na organização do evento, até 60 mil voluntários, 36 mil colaboradores terceirizados e 4 mil funcionários.
Isso sem levar em conta os serviços indiretos, como hotéis, restaurantes. E são esperadas quase 500 mil pessoas vindo para o Rio, entre jornalistas e turistas e aproximadamente 10 mil atletas.
Para quem quiser acompanhar as novidades, se candidatar a voluntário ou até mesmo conferir mais números a respeito dos jogos, clique aqui e visite o site oficial do Comitê.
E para quem quiser acompanhar o andamento das obras da prefeitura nos preparativos dos jogos, clique aqui. Só não consigo entender o motivo do Português ter sido excluído. Ou eu é que não encontro onde selecionar Português.