Os Jogos Olímpicos do Rio 2016

Dia 7 de setembro de 2007 marcou o início da caminhada do Rio de Janeiro como cidade candidata como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Nesta data foi enviada ao Comitê Olímpico Internacional uma carta de intenção, apoiando a escolha na pré existência de instalações construídas e utilizadas nos Jogos Pan-americanos de 2007.

Dia 7 de setembro de 2007 marcou o início da caminhada do Rio de Janeiro como cidade candidata como sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Nesta data foi enviada ao Comitê Olímpico Internacional uma carta de intenção, apoiando a escolha na pré existência de instalações construídas e utilizadas nos Jogos Pan-americanos de 2007.

Além do Rio de Janeiro, Chicago, Tóquio e Madrid foram cidades escolhidas oficialmente como candidatas em 2008 a concorrer como sede dos Jogos de 2016.

Logomarca das cidades candidatas

O filme institucional oficial do Comitê rio 2016, dirigido pelo cineasta Fernando Mirelles, foi uma ferramenta que contou muito positivamente. O filme é lindo e mostra as belezas naturais da cidade e o povo carioca, muito feliz e receptivo.

O anúncio

Em 02 de outubro de 2009, um sábado de sol, o carioca já acordou de maneira diferente, a cidade parecia em dia de final da copa do mundo de futebol.

Muita gente uniformizada, bandeiras do Brasil espalhadas pelas ruas e alguns telões distribuídos pela cidade ligados ao vivo em Copenhague, na Dinamarca, onde foi realizada a cerimônia de anúncio da cidade escolhida para sediar os Jogos.

Como podem conferir no vídeo, muitos cariocas foram para pontos específicos da cidade, o principal, a praia de Copacabana recebeu cerca de 200 mil pessoas, com direito a show de cantores famosos, baterias de escola de samba e bandeirão. Tudo isso para receber a boa notícia.

A marca

 


Marca dos Jogos Olímpicos

A marca dos Jogos Olímpicos lançada na virada do ano de 2010 e 2011, merecerá um artigo a parte. Com um ar moderno e primeira marca lançada com a opção em três dimensões, criada pela agência Tátil.


Marca dos Jogos Paraolímpicos

A marca dos Jogos Paraolímpicos , criada pela mesma agência, a Tátil Design, tem como inspiração principal o coração, signo vital de todo ser humano! Lançada na Lagoa Rodrigo de Freitas, em Novembro de 2011, a marca paraolímpica deixa os cariocas divididos entre qual marca preferir.

Preparativos

Desde o anúncio da escolha da cidade até o primeiro dia dos jogos de 2016, serão 2499 dias! Além das Olimpíadas, o Rio receberá, também, os jogos da Copa das Confederações no ano que vem, da Copa do Mundo em 2014 e Jornada Mundial da Juventude, evento promovido pela Igreja Católica que trará o papa ao Brasil.

Todos estes eventos transformam a cidade em uma enorme obra. Muitas instalações serão totalmente construídas, outras reaproveitadas do Pan-americano.

https://dicasdomundo.com.br/attachments/516-obras-rio.jpg
Previsão de como ficarão as instalações nos Jogos em 2016

Existe um constante apelo das autoridades para que entenda o transtorno que as obras, as mudanças de trânsito e as constantes interrupções no trânsito por delegações estrangeiras trazem a rotina do carioca.

Serão quase 100 mil pessoas envolvidas diretamente na organização do evento, até 60 mil voluntários, 36 mil colaboradores terceirizados e 4 mil funcionários.

Isso sem levar em conta os serviços indiretos, como hotéis, restaurantes. E são esperadas quase 500 mil pessoas vindo para o Rio, entre jornalistas e turistas e aproximadamente 10 mil atletas.

Para quem quiser acompanhar as novidades, se candidatar a voluntário ou até mesmo conferir mais números a respeito dos jogos, clique aqui e visite o site oficial do Comitê.

E para quem quiser acompanhar o andamento das obras da prefeitura nos preparativos dos jogos, clique aqui. Só não consigo entender o motivo do Português ter sido excluído. Ou eu é que não encontro onde selecionar Português.

Deixe um comentário