Já é bastante conhecida a grande paixão pelo verão compartilhada por europeus de diversas regiões do continente, principalmente aqueles de cidades geladas e que passam boa parte do tempo dentro de casas e bares para escapar do frio.
Em Barcelona, apesar do clima favorável e que nem sempre obriga os moradores a se enfurnarem em lugares fechados durante o dia, o verão também representa uma época de grande movimentação. Tanto social, já que estar em lugar fechado nesse momento é justamente o que menos agrada, quanto cultural, com uma programação de atividades sem fim e espalhadas por todos os cantos da cidade.
E se o verão representa um grande atrativo para os seus moradores, imagine para os turistas…
Pra se ter uma noção, o turismo de verão presenciado na capital catalã em 2011 foi considerado por seu departamento de Turismo como um verdadeiro “motor anticrise”. Nos meses de Julho e Agosto daquele ano, Barcelona recebeu simplesmente 1,6 milhões de turistas.
Uma cifra talvez excepcional, mas que demonstra o forte potencial que a cidade possui nessa época do ano.
Mas o que chama tanto a atenção dos turistas no verão em Barcelona?!
Além dos típicos pontos turísticos atraentes em qualquer estação, como a Sagrada Família, o Parc Güell, as casas de Gaudí, o Camp Nou, as Ramblas, entre tantos outros, Barcelona ainda possui uma grande vantagem “natural”, contando com praias, jardins e diversos parques espalhados pela cidade. Nesse post me dedicarei às praias da capital catalã.
Les platges (as praias)
Com tantas possibilidades culturais a oferecer, como museus, bairros históricos, arquitetura, entre outros, as praias de Barcelona acabam não representando um grande destaque turísticos para quem a visita. Confesso que muitas vezes eu mesma cheguei a esquecer de que a capital catalã possui praia.
Além disso, muita gente sugere que para curtir uma boa praia, o melhor é pegar um trem em direção à costa da província, visitando cidades da região da Costa Brava, por exemplo, onde a beleza natural das praias realmente possui mais “relevância”.
No entanto, já que geralmente o tempo de visita à cidade é mais curto, pelo menos no verão vale a pena colocar na programação uma manhã ou uma tarde em alguma das praias da cidade. Até porque, além da areia e do mar, a vida social costuma ser bastante agitada nessas regiões da cidade.
Uma das praias mais visitadas e conhecidas de Barcelona é a Barceloneta, já que é a mais próxima do centro, atraindo tanto as pessoas que querem curtir a areia e o mar, quanto as que desejam apenas passear pelo calçadão e sentir um pouco da brisa, do sol, e também da comida e da bebida dos vários restaurantes e bares presentes na região.
Um ótimo fim de trajeto que pode começar nas Ramblas, passando pelo Monument a Colom e o Parc de la Ciutadella.
Mas quem procura um pedaço de areia mais tranquilo, o ideal é seguir um pouco mais adiante até chegar às outras praias do litoral barcelonês.
Logo após a Barceloneta está a praia Nova Icària, a menor delas e bastante mais tranquila. Um ambiente de família e bem adaptada a pessoas com mobilidade reduzida.
Em seguida está a Bogatell, uma praia “descolada”, com grande presença de pitboys e duplas de frescobol.
A próxima, Mar Bella, junto com a praia de Sant Sebastià, é conhecida como a praia nudista de Barcelona. Além disso, também é famosa no mundo homossexual e conta com os famosos “chiringuitos”, bares que ficam na orla da praia e que oferecem bebidas, cadeiras espreguiçadeira e música ambiente.
O local é separado de outras praias por uma grande duna, o que garante privacidade aos adeptos ao nudismo.
Vale a pena destacar que a praia também atrai famílias e pessoas não adeptas à prática nudista. Além disso, seja na Barceloneta ou em todas as outras praias de Barcelona, é fácil se deparar com dezenas de mulheres de topless, prática muito comum nas praias da cidade.
Mas, atenção, desde 2001, o nudismo está proibido em Barcelona nos espaços não dedicados à prática. E isso inclui andar sem camisa pela rua. Ou seja, na hora de ir embora, roupa completa. A não ser que queira se arriscar a levar uma multa pelo simples fato de querer amenizar o calor…
Para chegar na área litorânea de metrô pegue a linha 4 (amarela), que conta com estações próximas a cada uma dessas praias: Barceloneta / Ciutadella Vila Olímpica / Bogatell / Llacuna / Poblenou / Selva de Mar, etc.Outra opção é alugar uma bicicleta, o que pode ser uma ótima e prazerosa experiência.