Quase ninguém sabe, mas as cidades de Pisa e Firenze comemoram o Ano Novo duas vezes por ano: além do tradicional 1 de janeiro, o capodanno é comemorado também no dia 25 de março!
Isso acontece porque na antiguidade, o início do novo ano se dava exatamente 9 meses antes do nascimento de Jesus.
Aqui na Toscana, este calendário durou até o dia 20 de novembro de 1749, quando o Granduca Francisco III de Lorena ordenou a todos os estados toscanos que no ano seguinte fosse respeitado o já em vigor calendário gregoriano, que instituia o dia 1 de janeiro como o início do ano novo, tal qual como conhecemos.
Mas não é por isso que a data deixou de ser comemorada, pelo contrário: as cidades de Pisa e Firenze fazem deste acontecimento uma verdadeira festa medieval pelas ruas das duas cidades.
Capodanno Pisano
Fonte: traterraecielo.it
Na cidade de Galileu Galilei acontecem grandes eventos, como a apresentação de jogos e armas medievais, bares que se transformam em “tavernas” e em especial dois grandes eventos históricos: a regata no rio Arno e o Jogo da Ponte, onde os bairros de Pisa se enfrentam exatamente na ponte central do rio Arno, que separa a cidade em duas.
Capodanno Fiorentino
Fonte: Comune di Firenze
Já em Firenze, além dos jogos, mostras e cortejos medievais pelas ruas do centro histórico, grande parte dos museus, teatros e jardins também são abertos ao público gratuitamente, com programas voltados ao ano novo, como não poderia deixar de ser, já que Firenze é considerada uma das grandes capitais da arte no mundo.
E não pensem que a festa acaba cedo: ao cair da noite, muitos restaurantes e bares aderem a iniciativa e criam menus típicos (e com preço fixo) para atrair os turistas.
No final da festa, o início do novo ano se dá com uma grande queima de fogos!
Quem estiver na Toscana nesta época, considere encaixar no seu roteiro passar o dia 25 de março em uma destas cidades – você não vai se arrepender!!!