O centro de Peste, de onde dá para visitar quase todos os pontos turísticos a pé e onde fica a maioria absoluta dos hotéis, é a área que vai da Ponte Margarida (Margit híd) até a Ponte Petőfi, à direita do Danúbio.
Área do Parlamento: muito tranquila, elegante e possui vários restaurantes, o Hotel Iberostar se localiza em frente a Praça da Liberdade (Szavadsag tér), onde tem um belo parquinho público para as crianças brincarem.
Área da Basílica de Santo Estevão e da Ópera: fica muito perto da Avenida Andrássy também é muito elegante e tranquila, mas com movimento. Nós nos hospedamos no Hotel K+K Opera e achei muito fácil ir para todos os pontos da cidade, tanto a pé como de metrô (tem uma estação de metrô bem em frente a Opera) e também fica perto das praças Erzsébet (Elisabete) e Deák Ferenc (são grudadas) que faz ligação com as 3 linhas de metrô da cidade.
Região da praça Oktogon: o “umbigo de Budapeste”, também perto da Ópera, é um ótimo lugar com muito movimento de dia e de noite, com muitos restaurantes, cafés e teatros.
Bairro Judeu: ruas Dohány, Károly, Király e Kertész, é onde estão concentrados os barzinhos e restaurantes baratos (e bons!), é muito frequentado por jovens.
Região da praça Vörösmarty e rua Váci: talvez a parte mais turística de Peste com muitas lojas de souvenirs, lojas de grife, na primavera tem o “mercado de primavera” que começa na rua Deák Ferenc e termina na praça Vörösmarty. Fica muito perto do Danúbio.
Área da praça Kálvin e rua Ráday: mais indicada para jovens, pois é cheia de barzinhos, fica perto da Universidade Corvinus. Aqui se encontra o Hotel Ibis Budapest Centrum.
Beira do Danúbio (lado Peste): de onde se tem uma visão panorâmica espetacular e é possível fazer tranquilas caminhadas de dia e a noite. Todos os quartos do Budapest Marriott Hotel tem vista para o Danúbio, além dele, o InterContinental Budapest e o Sofitel Budapest Chain Brigde também tem vista para o Danúbio. O Sofitel, pelo menos por fora, parece ser o mais elegante dos três.
Fonte: nossa experiência e Vivere Budapest.
Photo credits: Praça Oktogon – Robert Illes, Praça Kálvin – Andrew Bossi, demais fotos de nosso arquivo pessoal.