Muitos perguntam-se onde são os melhores sítios para ir às compras em Lisboa.
Roupa barata, roupa mais cara, artigos de beleza, artigos para a casa, tecidos e tantas outras coisas que muitas vezes nos fazem falta ou que queremos comprar só porque sim.
Existem várias ruas de comércio em Lisboa e também alguns centros comerciais.
A zona mais típica de Lisboa para ir às compras (principalmente para o turista porque tem todas as lojas dos centros comerciais mas a céu aberto) é a Baixa de Lisboa.
A Rua Augusta é uma rua apenas de comércio onde os carros não passam e está repleta de lojas (roupa – Zara, Mango, Calzedonia, Stradivarius, Triumph… – tecidos, artesanato, cafés/restaurantes, geladarias… etc).
As Ruas paralelas e perpendiculares à rua Augusta, principalmente a Rua do Ouro, a Rua da Prata e a Rua dos Fanqueiros, também têm uma grande quantidade de lojas, ourivesarias, papelarias, lojas de artigos para a casa, telemóveis, etc.
No Chiado, para além dos Armazéns do Chiado (que têm uma grande quantidade de restaurantes e cafés e ainda tem perfumarias, a Fnac, Springfield, lojas de artigos para a casa e de produtos de beleza, loja de desporto, etc.) pode aventurar-se e subir a Rua Garret até ao Largo do Chiado e visitar não só a Casa Pereira (que já foi aconselhada noutro post de lojas típicas) mas outras lojas de roupa, livrarias, cafés típicos – como a Brasileira (onde Fernando Pessoa passava muitas das suas tardes) – a aproveitar para fazer turismo enquanto faz as suas compras porque a Baixa Lisboeta é repleta de lugares muito interessantes mesmo ao virar de cada esquina.
Para fazer compras mais arrojadas (e mesmo para ficar num hotel mais caro ou ir a um cabeleireiro mais chique), pode visitar/explorar a Avenida da Liberdade.
Na Avenida da Liberdade existe uma grande quantidade de lojas de nome internacional como a Louis Vuitton, a Carolina Herrera, Hugo Boss, Dolce Gabana, Armani, etc.
Na avenida há ainda muitos teatros (e não, não são nada caros!), os novos quiosques com bebidas e comida abertos até tarde, hoteis, restaurantes, um passeio enorme com espaço verde (que vai até ao Marquês de Pombal), o HardRock Café e, independentemente das compras que vá ou não fazer deve fazer uma visita a esta avenida!
Se quiser ir a um Centro Comercial, existe também uma grande variedade de oferta.
O Vasco da Gama é o mais perto do Aeroporto e tem praticamente todo o tipo de lojas e de restaurantes. Fica no Parque das Nações mesmo ao lado da Gare do Oriente. Tem o metro, o comboio e os autocarros mesmo “à porta”.
O Colombo é um pouco mais longe e fica na zona de Benfica mesmo perto do Estádio do Benfica. Tem também todo o tipo de lojas e comida e, se quiser ir de transportes tem um autocarro que sai da Gare do Oriente para lá e o metro mesmo com saída para o Centro Comercial.
A desvantagem do Colombo para um turista é que não fica perto de praticamente nenhuma atração turística. Já o Vasco da Gama tem o Parque das Nações mesmo ao lado.
O Atrium e as Galerias do Saldanha, que ficam mesmo na rotunda do Saldanha, são outros espaços também eles recheados de lojas. São mais perto para quem se encontra no centro da cidade, têm também cinema, sítios para comer (mas em menor número que os outros dois) e o espaço em si é menos confuso e mais acolhedor.
Existem outros Centros Comerciais que só fazem sentido visitar de carro ou se quiser algo mesmo muito específico, como é o caso do Dolce Vita Tejo, do Alegro de Alfragide (com o IKEA mesmo ao lado) ou do Loures Shopping. Mas não têm transportes perto e não têm muito mais que os outros que já mencionei.
Boas compras, por Lisboa 🙂
Rita,
Estou ate dia 4/10/13 em Portugal, sou brasileiro e estou aqui visitando este belo lugar, obrigado pelas informações, se tiver outras dicas favor se possível me informar ( eventos, teatros, sugestões, etc). mlc [arroba] unesc.net
Marcos