Se pela manhã o bairro representa uma autêntica região catalã ideal para passeios tranquilos e em família, pela noite Gràcia ganha uma atmosfera boêmia, recebendo moradores locais e turistas em busca de um programa menos turbulento em relação aos encontrados nos bairros Gótico, Born, Raval, etc., porém também animado e repleto de opções.
As praças sempre são disputadas e bastante frequentadas. Uma das ruas mais agitadas e sempre cheia de gente é a Carrer de Verdi, que conta com grande quantidade de bares e restaurantes com comidas típicas catalãs e também mundiais.
No entanto, é no meio das pequenas ruelas do local que podemos encontrar bares e restaurantes mais autênticos e frequentados por moradores da própria região.
Muitas vezes escondidos, vale a pena dar uma pesquisada ou pedir sugestões, tendo assim mais chances de encontrar locais criativos e surpreendentes, algo que pode passar a cada dia nessa região tão peculiar de Barcelona.
Como as opções são muitas, deixo aqui apenas algumas das sugestões que conheço de bons locais a serem frequentados tanto para quem vem de turismo quanto para quem passa maiores temporadas na capital catalã. O tópico está aberto a sugestões que, sem dúvida, serão muitas!
El Disbarat
Restaurante/bar que oferece comidas típicas de Catalunha, aberto todas as noites de 20h30 às 24h, e sábados e domingos de 13h às 16h. Nesse restaurante já provei os famosos calçots, além das comidas típicas como botifarras, pão com tomates, etc. (C/ Montseny, 14 – +34 93 237 11 13).
La Bodeguita de Marisol
Pequeno bar cubano administrado por um simpático casal, oferecendo um ambiente intimista e repleto da alegria tipicamente cubana. Aos Domingos há apresentações ao vivo, e, ainda que sempre cheio, já que o bar é bastante pequeno, vale a pena para curtir o bom ambiente e dançar um pouco de salsa. (C/ Vic, 7 – +34 932 387 848).
El bar del Teatreneu
Como um típico ambiente de teatro, o restaurante/bar da sala de teatro Teateneu conta com uma atmosfera relaxada e artística, oferecendo desde bebidas a comidas em um espaço lúdico e “multi-ambiental” de 2 andares. (C/ Terol, 26-28 – 93 284 48 96)
La Juglaresca
Pequeno bar artístico recebe muitos moradores locais e é famoso não só pela atmosfera intimista, mas também pelo baixo preço de suas bebidas. Uma caña (chopp), por exemplo, chega a custar apenas 1 euro. (C/ Sant Lluís, 58 – +34 93 213 42 35).
La Nena
Apesar de não vender bebidas alcoólicas, o bar oferece um ambiente extremamente charmoso, com decoração que remete ao ambiente de café francês e um menu de dar água na boca, com tortas, cafés, doces, etc. (C/ Ramón y Cajal, 36).
Shhh… no se lo digas a nadie
Próximo à Plaça de la Virreina, o bar possui mesas na calçada, mas também um quase escondido espaço interno, intimista e… bom, o nome já sugere algo…(C/ Torrijos, 53 – +34 935 66 28 93)
Bar Canigó
Localizado na Plaça de la Revolució, o bar Canigó é bastante clássico e popular em Gràcia. Também conta com espaço interno com sinuca, além de mesas na calçada da praça. (Plaça de la Revolució de 1868 – +34 932 133 049)