Parte da magia da ilha está na Lagoa da Conceição.
Do alto do mirante do Morro da Lagoa o visitante já pode ter uma ideia do que o espera: beleza natural, esportes radicais e uma das noites mais procuradas da cidade.
Centrinho
Passeie como um local pelas feiras realizadas nos sábados e domingos. Muito do artesanato e cultura da ilha podem ser levados para casa, com bons preços. No domingo à tarde, um café à beira da lagoa faz parte do pacote.
A Costa da Lagoa
O que nem todo turista conhece é a vida da Costa da Lagoa. Entre num barco, no centrinho da Lagoa da Conceição e mergulhe na vida açoriana, região tombada pelo município como Área de Preservação Cultural.
Por apenas R$ 5,00 e 50 minutos de navegação você encontra uma outra faceta da ilha. Se descer na parada 16, por exemplo, tome um banho de cacheira. Um pouco mais adiante estão os restaurantes, com a típica comida ilhoa, com preço razoável.
Onde pegar o barco: no Centrinho da Lagoa, ao lado da ponte que leva à Avenida das Rendeiras.
As Dunas da Joaca
Não bastasse toda a beleza natural concentrada na Lagoa da Conceição, a praia da Joaquina é famosa também por suas dunas, ideais para a prática do sandboard. Aliás, foi ali, na década de 80, que o esporte nasceu, ainda utilizando pranchas de papelão e madeira.
O esporte mistura manobras do skate, surfe e snowboard e os bancos de areia com mais de 40 metros de altura são ideais para manobras radicais, em qualquer época do ano. Os amadores podem começar com pranchas mais largas, que ainda assim garantem a emoção de descer as dunas.
No local há serviço de locação de material para a prática do esporte, e os mais experientes ainda ajudam com orientações.
Como chegar: Do Centro siga em direção a Lagoa da Conceição – Praia da Joaquina. Na estrada geral da Joaquina, a direita antes de chegar à praia.