O que fazer no inverno do Rio de Janeiro

Desde o dia 21 de junho começou o inverno, a temperatura no Rio de Janeiro não cai tanto para que o carioca sinta na pele aquele frio, mas já é possível sentir, vez ou outra, o sopro de um vento mais geladinho, a temperatura mais amena e os dias de céu limpo.

Desde o dia 21 de junho começou o inverno, a temperatura no Rio de Janeiro não cai tanto para que o carioca sinta na pele aquele frio, mas já é possível sentir, vez ou outra, o sopro de um vento mais geladinho, a temperatura mais amena e os dias de céu limpo.

Este ano o inverno está castigando com poucos dias de chuvinha fina e céu fechado. Nossa cidade não tem cara de frio, aqui gostamos do calor, podemos reclamar do Sol, mas nascemos para ir à praia, tomar um chopp, jogar um frescobol, entre outras coisas.

Ficamos sempre contando os dias para que a temperatura suba, o sol volte a queimar e os botecos voltem a ficar lotados. Mas como não podemos lutar contra nossa “Mãe Natureza”, vamos tentando aproveitar da melhor maneira.

O inverno para os cariocas é considerado a estação mais charmosa do ano, pois as chuvas diminuem, as roupas mais elegantes saem dos armários e dá pra aproveitar os locais de lazer a céu aberto sem morrer de calor.

Sem esquecer que esta época, é também, férias escolares. Fuja dos shoppings e cinemas!! Este é sem dúvida o destino principal da molecada e ficam quase todos muito cheios.

https://dicasdomundo.com.br/attachments/503-img_1275.jpg

Vista do Rio, tirada da Praia de Icaraí (Niterói) – Dia nublado!

Se você tem um espírito um pouco mais aventureiro e tem um pouco de preparo físico, esta é uma boa época o Rio de Janeiro oferece diversas opções de trilhas e caminhadas, desde as mais moderadas até as que apresentam um nível de dificuldade maior.

Aconselho que estes passeios sejam feitos acompanhados por guias caso os locais não sejam abertos e com bastante gente. Mas caminhar pela Lagoa Rodrigo de Freitas, subir o Morro da Urca, subida da Pedra Bonita, Vista Chinesa, muitos lugares lindos (veja o que fazer no Rio com tempo bom).

Veja a previsão do tempo para não cair em furada.
https://dicasdomundo.com.br/attachments/504-rioextremo.jpg
Imagem da Trilha do Pico da Tijuca

Como no inverno a possibilidade do biquíni é bem mais rara, uma boa opção é dar aquela engordadinha. Alguns restaurantes, mesmo com a temperatura não tão fria, aproveitam para fazer festivais de fondue, rodízio de caldo e sopas, entre outros.

Um passeio gastronômico que eu recomendo muito nesta temporada é um bom piquenique, um bom gramado e uma cesta recheada.

Recomendo os lugares como o Jardim do MAM (Museu de Arte Moderna), o Museu do Açude, ou até mesmo a própria Lagoa Rodrigo de Freitas.

Outra boa indicação é aproveitar o Centro de Tradições Nordestinas, mais conhecido como Feira de São Cristóvão ou dos Nordestinos além de poder comer muita coisa deliciosa, ainda pode aproveitar o clima, ainda, de festa junina.

https://dicasdomundo.com.br/attachments/505-saocristovao.jpg
Feira de São Cristóvão

Subir a Serra também é uma ótima opção. Como pode ler no artigo Arredores do Rio, a Região Serrana é constituída de cidades com a altitude maior e por isso a temperatura cai um pouco mais.

A maioria das pousadas das cidades tem culinária especial para a temporada, piscina de água natural, sauna, entre outras atrações e sempre acompanhado de um bom vinho.

As cidades mais indicadas são: Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Porém, muitas cidades ao redor também têm ótimos restaurantes, hotéis muito bem estruturados e aquele clima de montanha.

https://dicasdomundo.com.br/attachments/506-serra.jpg

Vista aérea da Região Serrana. (site Notícias da Serra)

Aproveite bastante a comilança, já, já a primavera está chegando e começa a preparação e a correria para o verão!

Deixe um comentário