A Cidade de Buenos Aires conjuga a mística portenha junto com a modernidade global e se amparando numa vida cultural intensa que a converte em sede dos mais variados e atrativos eventos.
Berço de grandes poetas, pintores, músicos e bailarinos, dona de uma história rica que permanece viva na memória urbana : a famosa nostalgia do habitantes da cidade de Buenos Aires.
O ritmo da cultura não se detém nesta metrópole e fica numa constante evolução. Palpita nos grandes teatros e nos pequenos cenários, onde todos os dias convivem os clássicos, as propostas vanguardistas e experimentais, com as massivas e populares.
O interesse cultural dos portenhos se vê nas livrarias, nas quais ávidos leitores podem encontrar tanto edições antigas como modernas. Livrarias que ficam abertas a noite toda, lotadas de leitores com insônia, acompanhados por um café, por um cigarro, por um amigo, por um livro…

Essa cultura descobre-se nos museus e nas galerias de arte; nos shows de tango, nas milongas dos bairros, nas penhas folclóricas, e nos festivais que convocam artistas internacionais e residentes, e atraem visitantes de todo o mundo. Buenos Aires, como dizem os portenhos, nunca dorme.
A Cidade que combina paixão e intelectualidade não descansa; a capital da Argentina sempre guarda surpresas. Buenos Aires é sinônimo de cultura.

Imagem : smnr.com.ar
Mas a cultura não reside só dentro dos teatros, dentro de salas ou cenários privados. A cultura desta cidade vaza pelas ruas, pelas janelas, pelas paredes. O arte dos portenhos transpira e se expressa dia a dia, convertendo o calçadão em passarelas para contemplar as milhões de mensagens do povo para o povo.

Imagem : graffitimundo.com
Os grafitis de Buenos Aires se caracterizam por se localizar em alguns bairros. Estes bairros possuem um movimento cultural jovem e revolucionário. Grupos de artistas humildes vivem juntos em apartamentos pequenos, antigas escolas ou fabricas abandonadas. Cérebros inquietos que procuram se expressar fora dos padrões.

Imagem : lasescapadas.com
O principal bairro com “Street Art” é Palermo. Bairro de estudantes de cinema, desenho gráfico, publicidade, escritores…. os chamados “criativos”.
Bairros históricos como San Telmo, La Boca, Monserrat, Villa del Parque, Colghan e Saavedra; estes bairros longe do centro da cidade, de casas pequenas, ruas longas, paralepipedos históricos e com perfume artístico no ar são aqueles que concentram as “ruas museu” mais reconhecidas.

Imagem : Proria
O que os grafitis expressam? O espírito do portenho é nostálgico, triste, poeta e melancólico. Os grafitis não fogem daquela realidade. Historias do passado, a ditadura militar, o futebol, Maradona, as rivalidades entre as províncias, êxitos e fracassos ou representações livres de poesias de escritores reconhecidos nacionais e internacionais.
Tudo é motivo para se expressar na rua, com as diferentes técnicas que a arte plástica fornece. Aerossol, xis, carvão, acrílicos interpretam obras inesquecíveis de Sabato, Borges, Alfonsina Estorni ou Sarmiento.

Imagem : buenosaires.streetart.com
A melhor opção para achar estes “tesouros” públicos, é marcar com pequenas empresas que fornecem serviços de “camitanas urbanas”. Estas “caminatas” podem se desenvolver em períodos de tempos de três e até cinco horas conforme disponibilidade e capacidade fisica dos visitantes.
Compartilhando mate, biscoitos e conversas, as “caminatas” se desenvolvem num clima de cordialidade e irmandade agradável. Os guias responsáveis pelas historias ligadas com cada grafiti, falam as mais diversas línguas, tendo o Portunhol como língua essencial dentro dos serviços.

Imagem : buenosaires.for91days.com
Após caminhar por o prazo de cinco horas, posso garantir que seus olhos e alma vão lembrar para sempre as expressões artísticas sem preço que Buenos Aires da de presente para seus corações.

Imagem : buenosaires.streetart.com
Algumas dicas de empresas que fornecem este s serviços :
Grafimundo : http://graffitimundo.com/
Street Art : http://www.buenosairesstreetart.com
