- Este tópico contém 0 resposta, 5 vozes e foi atualizado pela última vez 9 anos, 6 meses atrás por
Goncalo Libardi.
-
AutorPosts
-
09/11/2012 às 9:06 pm #12772
flaviasfigueiredo
ParticipanteOlá, estou começando a planejar a minha viagem de 4 dias pela Toscana, mas antes de começar a pensar em hotéis, passeios e outras coisas eu preciso saber se é viável conhecer pelo menos 3 cidades e uma vinícola de trem. Eu tinha pensado em Florença, Pisa e Siena, mas lendo as dicas aqui no blog vi que tem muitos lugares legais e a idéia de visitar uma vinícola e degustar um bom vinho me atraiu bastante. É possível ir numa vinícola em uma dessas 3 cidades?
Minha ideia inicial era fazer tudo de trem, mas como apareceu mais cidades interessantes, não sei se é mais interessante alugar um carro. também não sei se vale a pena fazer esses passeios de carro, pois direção e álcool não combinam e eu não estou afim de beber só uma taça de vinho, para ter que dirigir depois. Como vocês fazem quando estão viajando, rsrs?
O que tenho até agora planejado é:
18/12 – Roma / Toscana (provavelmente Florença, mas depende da dica de vcs)
19/12 – Toscana
20/12 – Toscana
21/12 – Toscana
22/12 – Toscana / Bologna (trem pela manhã)Ou seja, nada planejado ainda! Espero que alguém possa me ajudar com preciosas dicas!!!
Obrigada.
10/11/2012 às 9:25 pm #17452Lu Conti
ParticipanteEstivemos na Itália de 28/09 a 07/10/12.
Estivemos primeiro em Roma e depois fomos de trem para Firenze!!! Pegamos o que demora 3h30 para podermos apreciar as paisagens.
Já em Firenze (só de passagem), alugamos um carro (o carro é só para ir de uma cidade para outra, nas cidades fizemos todo o percurso a pé) e percorremos as seguintes cidades: Montalcino, Siena, San Gimignano, Pisa e Lucca e voltamos para Firenze para conhecê-la (ficamos 1 dia e meio e achei pouco, precisa de pelo menos 3 dias pra aproveitar tudo)
Não estabelecemos base, dormimos em Montalcino, San Gimignano, Lucca e Firenze.
Em Montalcino fizemos visitação na vínicola: Picollomini D’Aragon (Ciacci Piccolomini D’Aragona) entre em contato e faça a reserva. Foi uma delícia!!!!!
Foi uma viagem maravilhosa!!!:cool:11/11/2012 às 11:27 pm #17502GuiaNaToscana
ParticipanteOla Flavia,
Se voce não quiser alugar um carro, fica impossivel visitar uma vinicula, porque elas não ficam na cidade, sempre fora. Você porem pode escolher fazer uma degustação em uma enoteca em Florença, lá tem várias enotecas que dispoem de uma boa quantidade de vinhos e algumas têm preço fixo para degustação. Por exemplo, degustação de 3,4, 5 ou 6 vinhos acompanhados de petiscos.
Na verdade, a visita a uma vinícola é muito mais interessante, principalmente na Região de Chanti, porque muitas delas são em castelos do Sec XIII ao XV, voce pode ver o processo de feitura do vinho, degustar e conhecer o estabelecimento e as cantinas que são maravilhosas.
As de MOntalcino e Montepulciano também tem seu fascinio, porém a vinho Chianti é mais antigo, aliás foi o primeiro vinho italiano a ver uma marca como conhecemos hoje. Em 1300 ja se produzia o vinho, em 1600 ja se esportava para a Englaterra, mas só em 1716, Cosimo III declarou a denominação geografica, ou seja, o confine da região produtora do vinho Chianti, o que seria hoje a garantia e marca do Vinho produzido na região.
Com relação ao transporte, Firenze, Pisa e Siena possuem estações de trem e voce pode circular sem carro. Porem a região de Chianti, MOntalcino e MOntepulciano não tem. Voce pode alugar um carro, ou ver a opção de alugar uma van com motorista e fazer um tour de vinhos pelo Chianti, Montalcino e Montepulciano. Assim voce teria a oportunidade de conhecer os 3 vinhos famosos da regiao. Em San Gimignano temos o Vernaccia, que é um vinho branco.
Ah, 2 conselhos:
é tempo de trufas brancas, não perca a oportunidade de provar essa delicia e quem saber de participar de uma caça as trufas!
se puder, visite Volterra, a 1 hora de Pisa, é maravilhosa. Hoje saiu na Folha de São Paulo uma reportagem sobre a cidade. É um dos tesouros da Toscana.
12/11/2012 às 5:31 pm #17462flaviasfigueiredo
ParticipanteObrigada pela dica, Lu Conti. Eu estou com muitas dúvidas sobre o carro, ainda mais agora que vc disse que é só para chegar até outra cidade. Vamos ver se mais alguém consegue me ajudar a me decidir.
02/12/2012 às 2:10 am #17472flaviasfigueiredo
ParticipanteDecidi fazer as viagens pela Toscana de trem e vou passar todas as noites em Florença, ou seja, pego o trem de manhã para conhecer uma cidade e volto à noite para Florença. Pensei no seguinte roteiro:
18/12 – chegada em Florença no final da tarde
19/12 – Siena
20/12 – Pisa ???
21/12 – Florença
22/12 – ida para Bologna de manhã cedo.Ainda não estou certa desse roteiro porque estou com algumas dúvidas. Alguém pode me ajudar?
1- alguém conhece alguma vinícola em Florença?
2- dá pra conhecer Siena em um dia ?
3- é possível conhecer Pisa e mais alguma cidade no mesmo dia (de trem). Qual?
Me falaram que Pisa é muito pequena e todos os pontos turísticos estão ao redor de uma praça. Não me importo de ir para outra cidade e pegar o trem de volta para Florença tarde da noite, mas gostaria de saber se vale a pena ou não.Obrigada!!
02/12/2012 às 12:55 pm #17432FabioSaga
ParticipanteOla Flavia
1 – Em Florença mesmo nao tem nenhuma vinicola, por se tratar de uma cidade grande, porém em cidades pròximas da regiao Chianti voce encontra dezenas delas.
2 – Sim, Siena è pequena, dà tranquilamente pra conhecer em apenas um dia.
3 – Sim, voce pode conhecer Pisa e Lucca em apenas um dia tambèm e vale muito a pena!!!
Abraços e boa viagem 😉
03/12/2012 às 12:26 am #17482flaviasfigueiredo
ParticipanteAdorei! Já estou vendo as passagens. Obrigada!
07/02/2013 às 7:37 pm #17512Goncalo Libardi
ParticipanteBoa tarde Flavia!
Vou fazer o mesmo roteiro que você e tenho 4 dias vagos em firenze para visitar a Toscana, posso saber que roteiro você fez e quais as suas dicas?
Obrigado!
08/02/2013 às 12:57 am #17492flaviasfigueiredo
ParticipanteOi Gonçalo,
Eu fiz base em Florença e fui todos os dias para as outras cidades de trem. Fiquei num B&B M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O, há dez minutos a pé da Estação Santa Maria Novella. O hotel é o Loggia Fiorentina e você pode ver as referências dele clicando no link. O Osvaldo que trabalha lá é muito gente boa e foi um dos pontos altos desta viagem.
Uma boa dica que posso te dar é pegar um mapa da cidade assim que chegar na estação de trem. Toda estação (ou próximo a ela) tem um ponto de informação turística e lá eles dão algumas dicas de como otimizar o seu tempo, principalmente se você estará na cidade por apenas um dia como foi o meu caso na maioria das cidades. Então, eu não fui com um roteiro pré-programado, apenas seguia o mapa e ia desbravando aquelas ruazinhas fofas. Claro que peguei algumas dicas aqui, mas no geral foi só seguindo o mapa mesmo.
Outra dica importante que eu não li aqui e quase “entrei numa fria” é em relação às passagens de trem. Eu já fui com todas as minhas passagens de trens compradas e com o código de reserva eu só tinha que retirar o bilhete nas máquinas da estação. Super fácil, mas o problema é que não basta só pegar o bilhete, você tem que validá-lo em outra maquininha antes de pegar o trem. Eu inicialmente tinha entendido que a validação era feito pelo próprio funcionário quando ele pedia seu bilhete durante a viagem, mas não, como o meu bilhete não estava validado, TEORICAMENTE, eu teria que pagar uma multa de 40EUR por bilhete, MAS, se eu tivesse procurado a funcionária assim que eu tivesse entrado no trem para a mesma validá-lo eu só precisaria pagar 5EUR por bilhete. Por fim, a moça foi tão boazinha que deixou a gente pagar só os 5EUR mesmo, ainda bem! Ah, e esse papo de que ninguém pede seu bilhete durante o trajeto não procede mais. Eles mesmos avisam no trem que a fiscalização agora está mais intensa e que você corre o risco de pagar multa caso não apresente ou apresente o bilhete com o trecho errado.
Meu roteiro foi o seguinte:
Dia 1 – FLORENÇA – chegamos por volta de 13h. Chegamos com facilidade ao hotel e fomos almoçar na Tratoria Mário (super recomendada e com fila na porta). Depois demos uma volta pela cidade, que é linda!
DIA 2 – SIENA – particularmente, esta foi a cidade que eu mais gostei. A parte turística fica há uns 15 minutos da estação de trem e com o mapa dá para conhecer tudo!!!
DIA 3 – PISA e LUCCA – chegamos em Pisa cedo para aproveitarmos bem o dia. Embora o mapa tenha duas rotas e muitos pontos turísticos, ao caminhar pelas ruas você percebe que os pontos turísticos na verdade não são turísticos, mas sim famosos para a cidade. Uma igreja fechada, um centro cultural, uma casa bonita aqui, um muro diferente ali e só. A única coisa para se ver é a torre mesmo. Dica importante: chegar na torre antes das 11h, pois depois começam a chegar ônibus de turismo e adeus fotos bonitas. A tarde fomos para Lucca. Viagem de 15 minutos, no máximo, de Pisa para Lucca. Cidade minúscula, mas encantadora. Só que perdemos quase uma hora só para achar o ponto de informação turística que era perto, mas se mudou longe e ninguém sabia explicar direito onde ficava.
DIA 4 – FLORENÇA – Hoje que aproveitamos bem a cidade. Entramos em algumas atrações, comemos comidas típicas (muito espresso e sorvete em casquinha), e fizemos algumas compras!!! Além da Tratoria Mario, fomos em outra tratoria que também foi indicação do Osvaldo e foi aprovadíssima, Tratoria Casalinda!
Espero que tenha ajudado.
08/02/2013 às 1:00 pm #17522Goncalo Libardi
ParticipanteOi Flavia!
Ajudou bastante sim, já estou com hotel reservado em Florença, bem perto da estacão de Santa Maria Novella..
Pretendo fazer o mesmo que você, pegar o trem pela manha e ir para outras cidades..Quanto aos trens intermunicipais (comuns) as passagens só podem ser compradas 1 semana antes da data certo? Acredito que seja o mesmo preço comprar la na estacão na hora certo?
Porque como já comprei as passagens de Roma para Firenze e depois de Firenze p/ Milão, estou com ideia de comprar as outras la. Que ai vejo como esta o tempo naquele dia e vou me organizando..
Desde já agradeço
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.