É organizado pela Associação Polo Novo Rio Antigo. A associação reúne empresários, profissionais das áreas de cultura, lazer, gastronomia, turismo, entre outros, com o objetivo de valorizar e promover a identidade da alma carioca, principalmente, promover o desenvolvimento da área do centro do Rio.
Em 1996 eles criaram a feira de antiguidades, que inevitavelmente acabava em roda de samba. A partir desse sucesso, a rua renovou-se, ganhou melhorias urbanas e iluminação, virou atração turística e hoje integra o Corredor Cultural do Centro do Rio.
A feira acontece com um clima bem gostoso, com bares e restaurantes ao ar livre, num ambiente de descontração e muita alegria. A cada edição a Rua do Lavradio recebe em média 15 mil visitantes e cerca de 400 expositores de 10h às 18h e uma programação especial montada pelo comércio com o apoio da associação.
O passeio vale muito a pena para curtir um pouco da arquitetura histórica, o clima carioca e vale também entrar nas lojas de antiguidades, há anos em funcionamento. Entrar em uma dessas lojas é uma viagem no tempo pela história do Rio.
Além de ficar de olho nas compras, preste atenção também às apresentações de artistas de rua, que podem começar a qualquer momento. Fica a dica para chegar cedo, quando as barracas acabaram de ser montadas.
Este vídeo foi produzido para um trabalho de faculdade, inclusive, na qual me formei (FACHA), e que faz uma matéria apresentando a feira e com imagens muito bonitas da feira, seus expositores e artistas.
Serviços:
Feira Rio Antigo – Feira da rua do Lavradio
Endereço: Rua do Lavradio.
Todo primeiro sábado de cada mês, das 10h às 18h.Entrada Gratuita
Foto: Nelson Porto.
Vídeo: Trabalho de Ténica de Redação em RP da FACHA.