Fábrica Moritz: boa gastronomia ao sabor da autêntica cerveja barcelonesa

Língua, culinária, cultura… para completar a lista de autenticidades catalãs, não poderia faltar a cerveja.

Deixando de lado aquelas artesanais, que tem ganhado cada vez mais espaço entre os apreciadores da malta na cidade, a que se destaca como a cara de Barcelona, sem dúvida, é a cerveja Moritz.

A bebida foi criada por Louis Moritz Trautmann, um alsaciano que, aos 20 anos, saiu de sua cidade natal, Pfaffenhoffen, com destino a uma Barcelona que começava a destacar-se industrialmente.

Em 1856, tornou-se proprietário de uma pequena fábrica de cerveja localizada onde hoje é a região do bairro Raval, e em 1864 abriu a considerada primeira grande fábrica de cerveja de Barcelona, situada na Ronda de Sant Antoni.

Antiga fábrica

A cerveja tem como principal característica a delicadeza, o sabor mais aromático e com menos amargor. Realmente, considero uma cerveja diferente das similares do mercado, como a famosa Estrella Damm, com um sabor bem característico, ainda que um pouco mais leve e menos encorpada.

Em sua fabricação, a fábrica deixa claro que a água utilizada é 100% proveniente do maciço de Montseny (formação montanhosa da Catalunha), e que, ao invés de extratos amargos de lúpulo, são utilizadas diretamente suas flores em infusão, por isso o sabor menos amargo.

Bom, a Moritz você pode encontrar na maioria dos bares e restaurantes da cidade, em formatos e tipos diferentes. Mas, para uma experiência degustativa de verdade da cerveja, deixo uma dica aparentemente pouco surpreendente, mas que valerá a pena: a Fábrica Moritz, um centro gastronômico, cultural e de ócio.

Fábrica Moritz - espaço gastronômico
Fábrica Moritz – espaço gastronômico

Ausente no mercado desde 1978, a cerveja Moritz voltou ao mercado com força total no verão de 2004. E, no fim de 2011, realizou a reabertura de seu espaço, utilizando a antiga sede da fábrica, e anunciando o forte investimento logo na contratação do arquiteto do projeto: Jean Nouvel, responsável pela arquitetura do Reina Sofía, em Madrid, e da Fundação Cartier, em Paris. E o resultado ficou realmente de tirar o chapéu.

Tanques de cerveja
Tanques de cerveja

Mais do que um local para comer bem e beber uma boa cerveja – e essa com um diferencial: sem passar pelo processo de pasteurização, com tiradores conectados diretamente aos tanques de uma “microcervejaria” -, a Fábrica Moritz também abarca ambientes para realização de eventos, para cervejeiros interessados em conhecer o processo de fabricação da bebida, para a venda de badulaques originais e super criativos, e até para quem, ao invés de cerveja, prefere um bom vinho com opções variadas da região.

Para presentes criativos e ideais para cervejeiros
Para presentes criativos e ideais para cervejeiros

Eu já conhecia a Fábrica Moritz, mas apenas o espaço destinado para a promoção de eventos, como shows, apresentações artísticas, etc. Aprovei e gostei muito por causa do espaço, com um clima bem intimista, e, claro, por causa da cerveja.

No entanto, acho que vale a pena comentar que, em uma segunda volta, agora para almoçar com os pais, me decepcionei um pouco. A gostosa e bem servida comida acabou perdendo muito com o atendimento realizado por um garçom cheio de pressa e com pouquíssima paciência.

Mas, como tenho muito claro que nem sempre podemos julgar um restaurante ou bar por apenas um garçom, é por isso que deixo a boa e indicada recomendação no blog – mas, nenhuma gorjeta pelo serviço prestado. 😛

Fábrica Moritz Barcelona
Ronda Antoni, 39 – Eixample Esquerre
Funcionamento: Segunda à Domingo, das 6h às 3h
Metrô: Paral·lel (Linhas L2-L3)

Deixe um comentário