São Paulo é uma cidade muito grande também em extensão, são mais de 1.500 km2, então você provavelmente vai ter que utilizar o transporte público se não alugar um carro (veja aqui as melhores attraçoes de São Paulo).
Lembre-se que, se você adquirir o Bilhete Único em São Paulo para utilizar o transporte público, poderá economizar, e além disso é mais prático.
Estação Luz do metrô, linha amarela:
photo credit: Leonardo Santos
Para se deslocar em São Paulo a melhor alternativa difinitivamente é o metrô, pela rapidez, limpeza, segurança e o curto tempo de espera. A área coberta pelo metrô ainda não é a ideal mas dá para ir a vários lugares ou fazer integração com trem ou ônibus.
O único problema com o metrô é nos horários de pico (mais ou menos das 7:00 às 10:00 e das 17:00 às 20:00) como em toda grande cidade, há congestionamento nas ruas e muitas pessoas utilizando o metrô.
Mas mesmo nos horários de pico o metrô é a melhor opção, porque para ele não existe trânsito.
Então o meu conselho para você se deslocar em São Paulo através do transporte público é este: vá de metrô. Se não houver uma estação de metrô próxima ao seu destino, às vezes até vale a pena ir o mais próximo possível de metrô e depois fazer a integração com ônibus ou trem.
Veja o mapa do metrô, trens (CPTM), e até terminais de ônibus interurbanos (EMTU) em São Paulo (onde você lê “viaquatro” no mapa também é metrô, apenas recebe esse nome porque a sua administração é privada).
Mapa só do metrô:
photo credit: Roni Jorge Junior
Os ônibus em São Paulo são algumas vezes demorados, e em geral são lotados. Nos finais de semana são mais vazios, porém demoram bem mais para passar. Outro problema é o trânsito de São Paulo que não é fácil. Se você vai utilizar ônibus eu aconselho procurar a melhor alternativa no site da SPTrans, fique atento pois alguns ônibus não circulam no domingo, mas isso é informado na mesma página do itinerário do ônibus.
Os trens da CPTM em São Paulo são mais utilizados por quem deseja se deslocar para ou de cidades vizinhas, que fazem parte da região metropolitana.
Mas a linha esmeralda é paralela ao Rio Pinheiros e por isso serve como alternativa de transporte dentro da cidade, para quem não quer encarar o trânsito da Marginal Pinheiros, além de fazer integração com algumas estações de metrô.
Entre os locais que ficam próximos de estações da linha esmeralda estão o Autódromo de Interlagos, a USP e o Parque Vila Lobos, além de vários shoppings e avenidas importantes. Veja o mapa da rede dos trens da CPTM (clique na linha para saber mais informações e detalhes).
photo credit: Tiago Costa