Ela é realmente especial. É muito agradável percorrer os seus quase 3 km caminhando e conhecendo seus segredos, foi inaugurada em 1891 e até hoje não parou de crescer.
Cinema? Vários. Teatro? Claro! Shoppings? Também, assim como toda a cidade de São Paulo, mas só a Paulista reúne em uma só avenida:
Parques
Parque Trianon (Parque Tenente Siqueira Campos)
Photo Credit: Dornicke
A medida que você vai adentrando ao Parque parece que está sendo transportado para outro local, o clima muda, os sons e a luz também e tudo fica calmo, talvez a vegetação ainda original remanescente (e porque não dizer sobrevivente) da Mata Atlântica tenha muito a ver com isso.
Inaugurado em 1892, com 48.600 m², possui banheiro, pista de caminhada e corrida, playgrounds, aparelhos de ginástica e viveiro de aves, em frente ao Parque há sempre viaturas ou uma unidade móvel da PM.
Vale por tudo o que eu já disse, e também pelas esculturas, há também uma programação com atividades físicas diversas e gratuitas, confira aqui.
O Parque permanece aberto todos os dias das 6:00 às 18:00.
Parque Mário Covas
Menor (5.396 m²) e mais novo (inaugurado em 2010) do que o Trianon, fica na altura do nº 1853 da Avenida (na esquina com a Al. Min. Rocha de Azevedo, possui uma área verde extensa, bicicletário, banheiros e uma Central de Informações Turísticas. Fica aberto diariamente das 7:00 às 18:00.A Avenida em 1902
Domínio Público
Feiras
Feira do Trianon
Típica feira paulista de artesanato, tem roupas, acessórios, peças de decoração, comidas típicas, bijuterias, enfeites, utilitários, esculturas, pinturas, pedras brasileiras, retratistas…, em frente ao Parque Trianon funciona aos domingos das 9:00 às 18:00.
Feira de Antiguidades do Masp
Em frente ao Masp, é bem organizada. E vários antiquários de São Paulo aproveitam a feira para comercializar peças de decoração, jóias e obras de arte antigas. Você também pode atravessar a Paulista e dar uma olhada na feira do Trianon e vice-versa. Funciona aos Domingos das 10:00 às 17:00.
Feira Como assim?!…
É este mesmo o nome, é uma feira de artes e designers que acontece na entrada do Shopping Center 3 (nº 2064), as peças desta feira (principalmente roupas e acessórios) são especiais, bem feitas, de bom gosto e quase que exclusivas, afinal não são feitas em série, vale muuuuuito a pena!
Principalmente se você comparar com os preços de peças similares às dos shoppings. Você compra sabendo que está fazendo um ótimo negócio.
Funciona das 10:00 às 22:00 aos domingos e em alguns feriados, mais informações no site da feira.
A Avenida em 1928
Arte e Cultura
Conjunto Nacional
Prédio histórico paulista que é uma mistura de condomínio de apartamentos, shopping e centro comercial, no nº 2073, você sempre encontrará algumas exposições por lá, elas acontecem nos corredores do andar térreo do prédio, além disso também tem a Livraria Cultura e a Caixa Cultural São Paulo, mais informações no site do Conjunto Nacional.
Livraria Cultura
A maior livraria do Brasil fica dentro do Conjunto Nacional, reserve um bom tempo para visitá-la pois são 4.300 m² de livros, CDs, DVDs e até vinis, tem um ambiente super agradável inclusive com um café, você pode sentar com tranquilidade em um cantinho ou em um dos pufs coloridos e ler sem ser incomodado (veja algumas opiniões sobre a livraria no Tripadivisor).
Ela ainda promove exposições, shows e tarde de autógrafos, confira a programação.
Anexo à livraria também tem o Cine Livraria Cultura e o Teatro Eva Hers (o qual leva o nome da fundadora da Livraria), ambos com uma ótima programação.
Caixa Cultural – Paulista
Espaço para exposições de artes, a entrada é gratuita e sempre tem uma exposição que vale a pena conferir, fica dentro do Conjunto Nacional, ao lado da entrada, como é todo de vidro é fácil localizar e ser atraído por esse lugar.
Masp
photo credit: Andredeak
Di Cavalcanti, Portinari, Dalí, Picasso, Miró, Bellini, Botticelli, Rafael, Modigliani, Manet, Degas, Cézanne, Monet, Renoir, Gauguin, Van Gogh, Goya, Rembrandt… ufa, todos estão no nº 1578 da Paulista!
O Masp é mágico, e claro que ainda tem as exposições temporárias que sempre são ótimas, o ingresso custa R$ 15,00, estudantes, professores e aposentados pagam R$ 7,00, menores de 10 e maiores de 60 anos não pagam.
Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso
Teatro, música e exposições! E tudo a preço popular ou gratuito (que é mais frequente) programe-se e vá até o prédio de nº 1313, não se programou? Vá assim mesmo e não perca a exposição em cartaz.
Reserva Cultural
É mais conhecida pela sua sala de cinema e sua ótima programação (que não se limita ao circuito comercial), mas também há sempre alguma exposição no local, a reserva conta ainda com o restaurante Reserva Bistrô, o café Boulangerie Pain de France e uma pequena livraria. Fica no nº 900 da Av. Paulista, no famoso prédio da Gazeta.
Itaú cultural
Photo Credit: Dornicke
Todas as formas de arte tem o seu espaço no Itaú Cultural, se for para Paulista dê uma olhadinha no site antes para ver o que há de interessante por lá, a maior parte das atrações é gratuita.
O Itaú cultural ainda possui uma midiateca voltada para a pesquisa e divulgação da arte e da cultura brasileira, nº 149 da Av. Paulista.
Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)
photo credit: Delma Paz
Espaço voltado à literatura e principalmente à poesia, organiza eventos quase que diariamente voltados à divulgação das obras de grandes poetas brasileiros. São oficinas, saraus, contação de histórias, trocas de livros e mais… aprogração pode ser vista no site.
Fica no nº 37 da Paulista.
dan.digregorio16/10/2012 at 9:07 am Responder
A minha experiencia da Avenida Paulista é conectada com o Consulado Italiano de Sampa…. mas gostaria de curtir o lado social da avenida rs