Na Itália, toda refeição só pode ser considerada completa se for acompanhada por uma deliciosa taça de vinho, que é tradição no país.
Há vários tipos de vinhos e cada um deles deve ser apreciado em diferentes ocasiões, específicas para cada sabor.
Brunello, Barbaresco, Bolgheri, Barbera e Barolo, os famosos B’s da Itália, são os cinco melhores vinhos do país que começam com a letra B.
- Brunello di Montalcino
- Montalcino
- Bolgheri Rosso
- Bolgheri
Diretamente da região da Toscana, o vinho Brunello di Montalcino é produzido com a uva Sangiovese, que é responsável pelo sabor marcante e quente.
Ainda na Toscana, outro delicioso vinho também é produzido: Bolgheri. A bebida tem um toque francês, mas é totalmente produzida na Itália.
- Barbaresco
- Barbera d’Alba
- Barolo
- Piemonte
Os vinhos Barbaresco, Barbera e Barolo são típicos da região do Piemonte. Apesar de produzidos com o mesmo tipo de uva (Nebbiolo), os vinhos Barbaresco e Barolo são bem diferentes no quesito sabor.
O Barolo, por ter o processo de envelhecimento mais demorado, é mais concentrado do que o Barbaresco, além de ser alcoolicamente mais forte.
Barbera é um dos vinhos mais comuns na rotina dos italianos. Seu nome é originado da uva com a qual é fabricado e, dependendo do tempo de envelhecimento, é destinado como acompanhamento para um diferente tipo de comida.
Por esses e outros motivos, a Itália é o destino preferido de milhares de turistas. Além dos diversos pontos turísticos e da culinária indescritível, os vinhos fazem a viagem se tornar uma experiência inesquecível, repleta de muito aroma e sabor.
Aproveite a sua próxima viagem para conhecer essas delícias que só existem na Itália, você não vai se arrepender!
Autora: Mirella Borelli
Photo credits
Taça de vinho: Emiliano De Laurentiis
Brunello di Montalcino: Megan Cole
Montalcino: Sonja Pieper
Bolgheri Rosso: Sandy Kirchlechner
Bolgheri: Fabio Di Lupo
Barbaresco: Doyouwine
Barbera d’Alba: Doyouwine
Barolo: Doyouwine
Piemonte: Megan Cole