Visitar Portugal de carro

Comments (6)

  • lucianafelippe05/08/2012 at 9:18 am Responder

    Rita, adorei que minha dúvida virou um artigo e quero ainda muito saber dele!!
    A primeira de todas: vc pediu para tomar cuidado com os scuts. O que seria isso? Tentei ler e eles falam sobre scuts para estrangeiros podem ser pagos com cartão. Não consigo entender. São pedágios? Eles são obrigatórios? Podem ser pagos antecipadamente?
    Você sugeriria alguma outra cidade?

  • dan.digregorio15/08/2012 at 9:18 am Responder

    A gente sempre fica um dia so em Lisboa indo para Brasil, mas a proxima vez quero gastar algum dia para conhescer melhor o portugal. Os conselhos da Rita sao empolgantes

  • Ritaoliveira24/08/2012 at 9:19 am Responder

    Olá Luciana,
    O pagamento da SCUT é obrigatório se bem que tem vindo a gerar muita polémica quanto ao pagamento das mesmas quando os carros são estrangeiros…

    Como vai alugar um carro em Portugal, a matrícula é portuguesa e julgo que, assim sendo, funciona como para todos nós.

    As SCUT encareceram muito as viagens em Portugal, isto porque para além das portagens habituais à semelhança das que existem em todos os países, passaram a existir ‘mini-portagens’ que os utentes agora têm de pagar quando percorrem as autoestradas que antigamente não se pagavam.
    As SCUT estão identificadas com uns dispositivos montados em plena autoestrada, informam quanto se paga para passar naquele troço, mas não se para para fazer pagamento nenhum.
    Aquilo que nós cá fazemos é, no final da nossa viagem, dirigimo-nos aos correios ou a uma papelaria com serviço “payshop” (uma papelaria na qual podemos pagar as contas da água, do gaz, electricidade, etc. e que estão devidamente identificadas à porta com a palavra “payshop”), damos a matrícula do carro e fazemos automáticamente o pagamento.

    Fui-me informar pela internet e as notícias que existem é que, nalguns casos de aluguer, as pessoas estão a receber multas da parte das rent-a-cars, que recebem as multas das SCUTS pela falta de pagamento e acabam depois por passá-las para as pessoas que alugaram o automóvel. Multa é multa e por isso é sempre elevada… deve evitar-se.

    Li ainda que as rent-a-cars agora têm um ‘mini-contrato’ à parte do contrato de aluguer que fazem com os clientes para que o pagamento das SCUTS seja feito de uma forma mais eficaz e sem problemas. Informe-se disso quando for levantar o carro. Caso não lhe esclareçam essa situação ou não lhe facilitem o pagamento através desse ‘contrato’ para as SCUTS, pergunte se pode pagar da forma como todos pagam em Portugal (todos, ou seja, aqueles que não tem o dispositivo de Via Verde no carro – e que serve para pagar as portagens e scuts directamente no nosso cartão multibanco).

    Não consigo esclarecer muito mais porque não sei com que rent-a-car vai alugar o carro. De qualquer das formas nada como esclarecer quando vier buscar o carro, se eles não facilitarem muito, o pagamento nos correios ou nas payshops é muito simples e rápido!

    Há outras cidades/aldeias de Portugal muito bonitas!
    Aquelas que escolheu foram das cidades mais emblemáticas de Portugal, e numa viagem de uma semana talvez sejam muitas e não dê para acrescentar mais, mas dessas todas eu acrescentaria pelo menos o Porto. É uma cidade bastante bonita.

    Se optar por fazer um passeio/visita mais pelo interior de Portugal, temos as Aldeias Históricas que são lindíssimas, bem como as Aldeias de Xisto. E essas também valem muito a pena!

    Bons passeios

  • lucianafelippe24/08/2012 at 9:19 am Responder

    Ana, Acredito que tenha entendido.
    Mais duvidas. Eu posso antes de sair para viajar, saber antecipado qual seria o valor gasto nos SCUTS pelos trechos que vou
    Aldeias do Xisto
    Fiquei encantada com os lugares!! Acho que vou desistir da Espanha e ficar 30 dias só por Portugal.
    O pai de uma amiga mora em Viseo e a ideia é visita-lo e começar a viagem!!
    Outra dúvida é entre agosto, setembro ou outubro, qual seria o melhor mês para esta viagem?

  • Ritaoliveira25/08/2012 at 9:20 am Responder

    Luciana, vamos separar as coisas, 1º respondo das SCUTS, a seguir faço outro comentário sobre os Lugares de Portugal e as outras questões

    Pode fazer uma simulação do custo de uma viagem através de alguns links.
    Autoestradas são concessionadas pela BRISA ou pela AUTOESTRADAS DO ATLÂNTICO. Logo, ao simular uma viagem, nas SCUTS só simula o que gasta nas SCUTS e nas autoestradas o que gasta nas autoestradas… Tem depois de conseguir conjugar as duas. (Eu pelo menos já procurei e não encontrei nenhuma que tivesse tudo junto. Se encontrar informo!).

    Então: Neste site, que foi o que me pareceu melhor, pode simular a viagem desde o ponto de partida até ao destino – deve ver as estradas e os mapas e ver onde entra e onde sai para que a simulação seja certinha. Tem ainda a informação das estradas que estão em obras, do trânsito nas principais vias, etc. Simula apenas os gastos nas SCUTS.
    Há ainda este site da Brisa que simula as portagens das autoestradas.

    Quanto a SCUTS encontrei ainda uma app para iPhone que simula as viagens em Portugal nas estradas em que tem de pagar SCUTS.

    PS: O mapa que anexei apesar de ser dos melhorzinhos que encontrei na net não se compara a um mapa de estradas decente dos que se arranjam nas fnac’s ou em lojas de viagens ou nos rent-a-cars… tente arranjar um dos outros.

  • Ritaoliveira25/08/2012 at 9:21 am Responder

    Agora o resto das perguntas

    Em Agosto faz muito calor em Portugal. Em Outubro é capaz de apanhar as primeiras chuvas. Talvez o início de Setembro seja uma boa altura para a viagem, principalmente para andar na estrada e mesmo para andar a pé sem muito calor.
    Se quiser apanhar as festas e festivais de verão, em Agosto é mesmo a melhor altura. É a altura em que vêm mais turistas a Portugal, também.

    Agora o resto das perguntas Em Agosto faz muito calor em Portugal. Em Outubro é capaz de apanhar as primeiras chuvas. Talvez o início de Setembro seja uma boa altura para a viagem, principalmente para andar na estrada e mesmo para andar a pé sem muito calor. Se quiser apanhar as festas e festivais de verão, em Agosto é mesmo a melhor altura. É a altura em que vêm mais turistas a Portugal, também. Para além das Aldeias de Xisto, há também as Aldeias Históricas. A maioria são no Portugal profundo mas são lindíssimas! E valem a pena visitar. Para visitar as Aldeias Históricas há um livro que vi recentemente na FNAC e que estou prontinha para comprar! É fantástico, e para além de ter alguns percursos interessantes tem ainda uma completa descrição dos lugares e dos monumentos mais importantes de cada aldeia. Espanha também é muito bonito, mas eu voto na ideia de ficar o mês todo a fazer turismo em Portugal! Eheheh Qualquer dúvida, não hesite!” rel=”nofollow”>Aldeias de Xisto, há também as Aldeias Históricas. A maioria são no Portugal profundo mas são lindíssimas! E valem a pena visitar.

    Para visitar as Aldeias Históricas há um livro que vi recentemente na FNAC e que estou prontinha para comprar! É fantástico, e para além de ter alguns percursos interessantes tem ainda uma completa descrição dos lugares e dos monumentos mais importantes de cada aldeia.

    Espanha também é muito bonito, mas eu voto na ideia de ficar o mês todo a fazer turismo em Portugal! Eheheh

    Qualquer dúvida, não hesite!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.