Florianópolis é uma cidade encantadora. Não só pelos quilômetros de praias – são mais de 100 opções – ou pelo turismo ecológico, as fortalezas, trilhas ou a intensa vida noturna e cultural.
Mas pelo clima que a cidade oferece, com opções de lazer tanto para as famílias quanto para quem busca diversão e gente bonita.
Floripa, a “Ilha da Magia”, tem de tudo, com jeito de cidade pequena e atrações de cidade grande.
Um pedacinho de terra, perdido no mar/Num pedacinho de terra, beleza sem par… o Rancho de Amor à Ilha, hino de Florianópolis, dá uma ideia das características da cidade.
Para quem não conhece, Floripa é dividida pelo mar e ligada por três pontes, uma delas, a Ponte Hercílio Luz, é apenas um cartão postal.
A ilha é o pedaço mais famoso da cidade, mas se engana quem pensa que toda a beleza se resume apenas a isso.
Na parte continental, Coqueiros e sua bela vista da baía sul é imperdível, assim como Itaguaçu e suas pedras, que a lenda garante que são bruxas petrificadas. Escolha sua opção e não deixe de conhecer tudo o que Florianópolis tem pra mostrar.
Ponte Hercílio Luz
A ponte Hercílio Luz faz parte do visual da capital catarinense desde 1926. Foi construída para ligar o continente à ilha de Santa Catarina, é uma das maiores pontes pênseis do mundo e a maior do Brasil.
Hoje a ponte luta para se manter em pé e vem passando por uma restauração.
Mercado Público
As tradicionais alas abrigam um vão central cheio de mesinhas para as delícias do mar e da gastronomia local, servidas pelos bares que compõem o Mercado Público Municipal de Florianópolis.
Além disso, lojas vendem de tudo um pouco, da cultura local ao artesanato em geral. Dizem que lá é um dos espaços mais democráticos da Ilha, já que reúne em um só endereço artistas, políticos, boêmios, turistas… não há distinção, especialmente no carnaval, quando o local vira esquenta para o Berbigão do Boca, bloco dos mais tradicionais de ilha.
Lá você também pode se deparar com boi de mamão, maricota, maracatu e muitas outras expressões da cultura regional.
Horário de funcionamento
As lojas ficam abertas de segunda a sexta-feira das 9h às 19h e sábados das 9h às 12h.
Durante a semana, os bares ficam abertos até às 22h e aos sábados até às 15h. Só não adianta se aventurar por lá aos domingos: o mercado não abre.
Rua Conselheiro Mafra, 255, Centro.
Morro da Cruz
Quer ter uma vista privilegiada de todo o centro e arredores de Floripa?
Suba o mirante do Morro da Cruz e veja as duas Baías – Norte e Sul, as pontes e grande parte da Ilha, além de parte da costa leste da cidade, banhada pelo Oceano Atlântico.
O passeio é gratuito, mas vale a pena tomar cuidado com a segurança. Aproveite bem a paisagem fazendo a visita durante o dia! Para chegar, siga pela avenida Beira Mar e suba o Morro do Antão.
Mirante da Lagoa
Ao subir o Morro da Lagoa é impossível ficar imune à beleza da mata e a surpresa que o mirante revela.
Do alto é possível ver boa parte da lagoa, a avenida das rendeiras, as dunas e a praia da Joaquina.
Praias
Das águas calmas ao agito, Floripa tem praias onde se pode passear com as crianças e badalar.
As mais famosas e, consequentemente, mais cheias são;
- Jurerê Internacional
- Joaquina
- Mole
- Canasvieiras
- Campeche (Riozinho é um lugar imperdível)
- Brava.
Há também as praias onde o entardecer é mais bonito, como Santo Antônio de Lisboa e Cacupé. Não deixe de ver!
O sul da ilha é o lado mais tradicional, com pescadores e nativos da ilha. Não perca o Ribeirão da Ilha e o Pântano do Sul.
Veja aqui o mapa de praias, um folder disponibilizado pela prefeitura municipal.