Em Curitiba você encontra restaurantes com várias especialidades, mas agora quero falar de barreado. No que consiste o prato?
Foto de Joel Rocha para o site http://www.turismo.pr.gov.br
Bem, o barreado tem origem portuguesa e é um cozido de carne que demora muuuuuuuuuuuuitas horas.
A simplicidade na preparação do prato garantiu que a receita fosse mantida com os mesmos ingredientes e características. Uma das suas características é que mesmo requentado mantém o seu sabor.
Durante os dias de festa do fandango, o prato era reaquecido a cada refeição. O sabor não se perde, pois o caldo grosso que se forma é que mantém o sabor da carne.
O prato consiste em uma carne cozida, servida com arroz e farinha de mandioca. O segredo na preparação é o tempo de cozimento na panela de barro – cerca de vinte horas – o suficiente para desfiar toda a carne. Depois de cozida, as fibras da carne se soltam resultando em um caldo grosso e saboroso.
Para manter o sabor da carne, é preciso vedar a panela com uma massa de farinha e água, um barro preparado para manter o vapor dentro da panela.
Tradicionalmente o prato é acompanhado de frutas: bananas (com banana o gosto se completa) e laranjas.(Fonte: Wikipédia)
Esse prato é típico do litoral do estado, mas também pode ser apreciado aqui em Curitiba. Imagino que um número considerável de restaurantes sirvam essa iguaria, mas vou falar apenas do que provei e aprovei recentemente. O restaurante chama-se Casa Lilás e fica no Largo da Ordem, em frente ao Memorial de Curitiba.
O preço custa cerca de R$25,00 por pessoa e a casa não cobra taxa de serviço. O lugar é aconchegante, no centro e tem um pátio bem gostoso no fundo.
O barreado é servido todos os dias da semana e, se não fizer reservas no final de semana é possível que tenha que esperar.