Existe um Tango que conta a historia dos 100 bairros portenhos. Cada um com a sua característica excepcional. Pudendo ser representadas por um time de futebol, um estilo de tango, murgas de carnaval, um estilo de arquitetura, bairros de italianos, espanhóis, judeus, armênios ou islâmicos.
Mais, existe um bairro que é novo, que nasceu na região leste da cidade, de uma ideia original por volta do ano 1991 e que em 1998 viu a luz do sol por primeira vez. Após experimentar a difícil realidade econômica da Argentina (1999-2003), após o ano 2003 foi que esta zona da cidade evidencio um novo e forte impulso imobiliário .
A historia
Buenos Aires construiu este porto pelos grandes problemas de descarregamento de navios devido à baixa profundidade que o Rio da Prata tem. Esta dificuldade originou que o governo, no ano 1882, contrata-se ao comerciante Eduardo Madero para construir o porto de águas profundas que permitiria superar os problemas logísticos.

Imagem : preferimosolornuevo.over-blog.es
O marco do porto tinha uma fisionomia similar ao porto de Londres. Este porto, como dizem os portenhos, nasceu velho. Dez anos depois da construção as tecnologias e os grandes navios evoluíram. Tornando-se o porto obsoleto para a realidade e necessidade da cidade.
Conforme este novo cenário, é que foi construído o Porto Novo pelo Engheneiro Luis Huergo, que opera até os dias atuais. Deixando Porto Madero supérfluo e fazendo que suas adjacências serem uma das áreas mais degradadas da cidade.
No ano 1990 o governo municipal (A cidade de Buenos Aires ainda não era Autônoma) estudo planos de revitalização. Surgiu deste estudo um Plano Mestre que revitalizou este área da cidade com a maior obra feita na cidade de Buenos Aires nos últimos 100 anos.

Imagem : idasevindas.com.br
Em 1997 já podiam se evidenciar os primeiros hotéis de luxo, universidades privadas, cinemas, residências, shoppings e aranha céus. O novo centro financeiro da cidade havia nascido e precisava se organizar. Puerto Madero foi organizado em quatro grandes regiões, chamadas os “Diques”.
Como chegar lá?
– Ônibus (colectivos):
Linhas: 2, 4, 6, 20, 22, 26, 33, 54, 56, 61, 62, 64, 74, 93, 99, 105, 109, 111, 126, 129, 130, 140, 143, 146, 152, 159
– Metrô:
Linha “B”: estação Leandro N. Alem
Linha “A”: estação Plaza de Mayo
– Trem:
Castelar – Puerto Madero
Estação: Puerto Madero

Imagem : buenosaires54.com
O que tem lá?
Hoje Porto Madero é um centro político e financeiro. Mas também tem museus, universidades, restaurantes, marinas e até uma reserva ecológica. À noite tem uma grande variedade de opções gastronômicas e de lazer. O reciclagem dos prédios originais foram reformados em sofisticados restaurantes, mantendo a antiga arquitetura estilo inglês daqueles anos.

Vamos destacar os principais pontos recomendados desde novo e interessante bairro portenho.
El Puente de la Mujer ( Ponte das Mulheres ) : Construído pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, sendo a única obra em America Latina. Trata-se de uma ponte pedestre de 170 metros que liga as duas margens do dique. A construção é uma síntese de uma mulher e um homem dançando Tango.

Museu Fortabat : O edifício foi construído pelo arquiteto Rafael Viñoly e tem quase 7 mil metros quadrados de superfície total, com uma cúpula de vidro que vai de um extremo ao outro. São quatro níveis e dois salões principais. O espaço abriga cerca de 200 quadros. Oferece um bom resumo da arte argentina, com obras de Fader, Berni, Xul Solar, Pettorutti, Soldi, Garcia Uriburu, Nigri e Batlle Planas, entre outros. Peças de Chagall, Salvador Dali, Rodin, Miró e até um quadro da própria dona, pintado por Andy Wahrol

Imagem : mapasdeargentina.com.ar
Reserva Ecológica Costaneira Sul : É um aterro que foi desenvolvendo paulatinamente as características originais do rio. Na atualidade tem ruas internas de terra para percorrer caminhando ou de bicicleta. São 350 hectares onde poderão encontrar 250 tipos de aves, 9 anfíbios, 23 reptis, 10 mamíferos e 50 borboletas. Este espaço esta aberto todo o ano e é uma excelente opção para respirar o ar do Rio.

Outros pontos de destaque que encontramos em cada dique de Puerto madero:
Dique 1
Um complexo de cinemas, um anfiteatro e um edifício de escritórios, construído em 1999, conhecido como Torre Malecón e o Buquê (barco) Museu Corbeta Uruguay.
Buquê (barco) Museu Corbeta Uruguay
Construído na Inglaterra e adquirido pelo presidente Sarmiento no final do século XIX. Funcionou como barco-escola da Armada Argentina entre 1898 e 1961. Teve grande importância no salvamento da expedição sueca que havia naufragado aprisionada pelo gelo da Antártida no século XX.

Imagem : modelismonaval.com
Dique 2
Grande quantidade de edifícios de escritórios, hotéis e residenciais, como as Torres El Faro. Encontra-se também a igreja Nuestra Señora de la Esperanza, o Molino Porteño e o Pabellón de las Artes da Universidade Católica Argentina.
Igreja Nuestra Señora de la Esperanza:
Inauguração: 1996
Arquitetos: Poli, Casano e Zubillaga
Apresenta planta arredondada similar a da Igreja da Imaculada Conceição, em Belgrano.
Molino Porteño (Moinho Portenho):
Inauguração: 1891
Declarado patrimônio nacional
Elaborou farinhas até 1956.
Pabellón de las Artes, exposição de arte plástica argentina.
Dique 3
Os edifícios mais altos da Cidade de Buenos Aires e um dos locais com mais atrativos. Encontramos o edifício Moinhos Rio da Prata, inaugurado em 1902, o buquê (barco) Museu Fragata Sarmiento, a Ponte da Mulher e o hotel Hilton Buenos Aires com 421 habitações.
Buquê (barco) Museu Fragata Sarmiento:
Declarada Monumento Histórico Nacional: 1962
Construído na Inglaterra no final do século XIX por encomenda do governo argentino. Realizou 39 viagens ao redor do mundo sempre em missão de paz. Funcionou como barco-escola da Armada Argentina e atualmente é utilizado como museu. No Museu Fragata Sarmiento encontramos o mobiliário original e as fotos das suas travessias.
Puente de la Mujer (Ponte da Mulher):
Inauguração: 2001
Arquiteto: Santiago Calatrava.
Ponte de pedestre que se move para permitir a passagem de navios. Primeira obra do arquiteto construída na América Latina. Foi transportada, em partes, da Espanha para Buenos Aires em vários embarques. A estrutura de plástico da obra é interpretado pelo autor como a figura de um casal dançando tango, onde o mastro representa o homem e a silhueta curva da ponte, a mulher.
Dique 4
Encontra-se o Iate Clube Puerto Madero, o centro de informação turística e a Torre Telecom.

Iate Clube Puerto Madero:
Inaugurado em 1997, foi projetado pela Camper, uma companhia inglesa. De onde partem várias excursões para o rio da Prata.