HomeBarcelona Um vermut antes do almoço em Barcelona
Como bem diz Chico Science na música A Praieira, “uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor’. Mas, no caso de Barcelona, teríamos que adaptar um pouco essa expressão…
Neste post deixo uma sugestão que, em minha opinião, vale muito a pena incluir no roteiro de visita a Barcelona. Eu, pessoalmente, adoro e vou sempre que posso, principalmente nos dias de domingo: fazer um vermut!
O vermut já é conhecido de muitos no Brasil. Basicamente, consiste numa espécie de licor composto principalmente de vinho e ervas, além de flores, absinto e algumas outras substâncias. Essa bebida é tipicamente européia e ganhou seu caráter industrial a partir de produtores italianos. Os vermuts vermelhos (italianos), mais populares, são doces e os brancos (franceses) secos.
A bebida serve como um licor para abrir o apetite, sendo tomado antes das refeições, principalmente do almoço. No entanto, a expressão aqui acabou generalizando-se, significando tomar alguma coisa antes de comer. Ou seja, quando alguém diz vamos a hacer um vermut, está chamando para beber algo, seja ele vermut, cerveja, vinho ou mesmo um gintonic.
Mas a grande graça de fazer um vermut em Barcelona, é que eles geralmente são servidos em típicos bares chamados bodegas, que são esses bares com decoração de madeira, rústicos, com barricas na entrada ou dentro do bar, e repletos de deliciosas opções gastronômicas. Afinal, claro que junto ao vermut, não pode faltar um bom “pica pica”, formado de tapas típicas e saborosas.
Por isso recomendo fortemente o vermut. Afinal, poderá conhecer uma imensidade de bares super bacanas, típicos e peculiares, além de sentir um pouco a cultura local (claro, depende do bar em que escolhe ir) e ainda provar deliciosas tapas tradicionais.
Quanto aos bares, gosto muito de 3, mas ainda tenho um loooongo percurso pra percorrer nessa área. Então, deixo aqui os que conheço, e embaixo a sugestão vinda de outros meios de comunicação, como revistas daqui e blogs de caçadores de bons vermuts por Barcelona.
Aproveitem! E bom vermut! Afinal, “um vermut antes do almoço, é muito bom pra ficar pensando melhor….”!!
Celler Cal Marino
Além de típica bodega, super arrumada e repleta de vinhos e tapas deliciosas, o Celler Cal Marino conta com um grande diferencial: oferece boa música ao vivo durante os vermuts de domingo.
Praticamente toda semana o bar recebe trios de jazz ou grupos da cidade, deixando o vermut ainda mais gostoso. Geralmente as apresentações duram de 13h às 14h30, e a entrada é gratuita.
Pela qualidade dos vinhos e das tapas não é um dos lugares mais baratos de vermut. Mas vale muito a pena.
No site do Celler Cal Marino você acompanha a programação e conhece um pouco mais as opções gastronômicas do local. Carrer Margarit, 54 – Metros Poble Sec (L3) e Paral·lel (L2)
Bar Bodega Quimet
Localizada no boêmio e charmoso bairro de Gràcia, a Bodega Quimet já comprova sua qualidade pela quantidade de gente que frequenta. Pra conseguir uma mesa, é preciso chegar cedo. O local é super pequeno, mas conta com ótimo vermut e tapas bastante gostosas.
Herdado pelos irmãos Montero, o bar preserva a tradição de anos de história, transmitida pela decoração, pelos enormes tonéis de vinhos e até pelo cheiro.
Recomendados os embutidos extremeños e a tapa de esqueixada de bacalao. Carrer Vic, 23 – Metro Fontana (L3)
La Vermutería del Tano
Também está localizado no bairro de Gràcia. E pra mim vale a pena pelos clientes que frequentam, geralmente pessoas do próprio bairro, e pelo clima boêmio e tradicional.
Entre as tapas, as típicas pedidas de berberechos, mejillones, boquerones, alcachofas… Carrer Joan Blanques, 17 – Metro Joanic (L4)
Agora as dicas de vermuts de revistas e blogs de Barcelona: