Se Barcelona é fortemente reconhecida por sua diversidade e cosmopolitismo, certamente as famosas Ramblas são o retrato perfeito de essa aglomeração de gente de todos os cantos do mundo.
Uma larga avenida de pedestre que começa na Plaça Catalunya e termina no monumento de Colón, além de incontáveis turistas, Las Ramblas estão repletas de tendas, restaurantes, cafeterias, estátuas vivas e artistas de rua que disputam a atenção de cada pessoa que passa por ali.
E, se ir a Barcelona e não conhecer Las Ramblas é o mesmo que ir ao Vaticano e não ver o Papa, deixo aqui algumas das atrações imperdíveis de esse peculiar e bastante disputado espaço de Barcelona.
História
Segundo a lenda local, o nome Las Ramblas provem da língua árabe e significa areial. Isso porque, como consta na documentação catalã dos séculos X e XI, o local consistia basicamente em uma via de escoamento de água nos períodos de chuva, transformando-se em um passeio a partir dos anos de 1775, quando foram derrubadas as muralhas que rodeavam essa região da cidade durante a Idade Média.
Antes povoada praticamente por conventos, o local passou a ser sede de casas construídas por seus habitantes, configurando-se hoje como o famoso passeio, mundialmente conhecido.
Las Ramblas
Da Praça Catalunya ao monumento de Colòm, as Ramblas recebem 5 diferentes nomes, que remetem a períodos e características específicas que marcaram a história nessa região.
Cada uma delas conta com curiosos detalhes, que podem render um ótimo passeio para os visitantes interessados em conhecer um pouco mais da história de Barcelona.
- Rambla de Canaletes
- Rambla de los Estudios
- Rambla de las Flores ou de Sant Josep
- Rambla del Centro ou de los Capuchinos
- Rambla de Santa Mônica
- Rambla del Mar