Um pouco diferente do costume brasileiro de pedir porções como de batatas-fritas, mandioca e carne-de-sol para que todos compartilhem o petisco, na Espanha é mais comum cada um pedir algumas das famosas tapas para acompanhar sua cerveja, sangria, vinho, vermut…
Servidas em pequenas porções, as tapas são ótimas pedidas, já que te permitem experimentar muitas das diversas opções que compõem o vasto menu espanhol, seja ela da Catalunha, do País Basco, da Andaluzia… enfim, nesse quesito a mescla cultural não representa nenhum problema, pelo contrário.
A Rambla, por exemplo, está repleta deles. Recomendo que passe longe, já que pagará mais por uma comida de menos.
Como as opções são quase intermináveis, através de experiência própria e de sugestões de amigos, deixo apenas algumas das opções de bares que poderão te ajudar a traçar uma boa e saborosa rota de tapeio por Barcelona.
CommunityWalk Map – Dicas do Mundo
Esse é um post que seguramente renderá muitos outros mais…
La Esquinica
Paseo Fabra i Puig, 296 (metrô Vilapicina – L5)
Partindo para uma tradição mais andaluza, deixo a sugestão de dois bares da cidade famosos e disputados por oferecer uma tapa gratuita a cada caña (como um chopp) ou cerveja que pede.
Isso mesmo… é pedir uma cerveja que vem de brinde uma tapa. E quanto mais cervejas bebe, melhores e mais elaboradas vão ficando as tapas que ganha.
Gata mala
Carrer Rabassa, 37 (metrô Joanic – L4)
Ambiente del Sur
Carrer Viladomat, 85 (metrô Urgell – L1)
Bar Celta Pulpería
Carrer de la Mercè, 16 (metrô Drassanes – L3)
El Roble
Carrer de la Riera de St. Miquel, 51 (metrô Diagonal – L3, L5)
Carrer Montcada, 2 (metrô Jaume 1 – L4)
Localizado na região mais central e turística de Barcelona, no Born, o Bar del Pla surgiu como uma nova proposta do já existente restaurante Pla, oferecendo comida com a mesma qualidade do local, com bons vinhos, cavas e champagnes, mas agora funcionando durante quase todo o dia, e, claro, com um menu a base de tapas, com opções que vão desde “cozinha de mercado” a pratos tradicionais catalães.
Bar Calders
Carrer Parlament, 25 (metrô Poble Sec – L3 e Sant Antoni – L2)
Localizado na região de San Antoni, o bar, cujo nome é dedicado ao escritor catalão Pere Calders, é famoso pelo vermut, pelos gin tonics, e pelas boas tapas que oferece em um ambiente agradável e de bairro.
Além das tapas mais típicas, o bar também oferece opções mexicanas, remetendo ao tempo de exílio do escritor barcelonês no país.
Carrer Balboa, 6 (metrô Barceloneta – L4)
Localizado na região praieira de Barceloneta, El Vaso de Oro tem como principal especialidade sua cerveja artesanal. Mas, como toda boa cerveja pede um bom acompanhamento, não poderiam faltar ali boas opções de tapas.
Uma das famosas é o solomillo con foie (lombo de porco com foie).
Bar Jai-Ca Tapes
Carrer Ginebra, 13 (metrô Barceloneta – L4)
Quimet i Quimet
Carrer del Poeta Cabanyes, 25 (metrô Paral.lel – L2,L3)
Aberto já há 4 gerações, o bar, localizado na região de Poble Sec, conta com apenas 2 mesas e um balcão. No entanto está sempre cheio de gente atraída pela boa e famosa seleção de vinhos e tapas. Pequeno, informal, autêntico e agradável.
Suas conservas são sempre boas pedidas, sendo, inclusive, possível levar para casa algumas das opções servidas no local.
Tickets
Avinguda Paral.lel, 164 (metrô Poble Sec – L3)
Pra finalizar essa lista, deixo aqui uma opção para aqueles que pensam que tapa não é tema de alta gastronomia (e, claro, para aqueles que estão dispostos a pagar um pouco mais caro em uma comida de qualidade).
O Tickets é um bar de tapas criado pelos irmãos Adrià, sendo que um deles, o Ferran, é mundialmente reconhecido como um dos melhores chefes de cozinha do mundo.
Há inclusive uma exposição sobre seu trabalho em cartaz até março de 2013 no Palau Robert.
Ou seja, um bar com tapas de alto nível de criatividade, inovação e qualidade.
dan.digregorio19/09/2012 at 8:41 am Responder
Nunca na Rambla, nunca. A ultima vez a gente pagou 60 euros (!!) paras tapas velha e dois copos de sangria. Locura.
ana_barcelona19/09/2012 at 8:41 am Responder
Realmente Dan. Rambla não dá. É opção mais visível e fácil num primeiro momento, mas ninguém merece tapa congelada e preço nas alturas. rs. Pra mim, na verdade, tapa é coisa de bar local, quanto mais bairrista melhor. Mais tranquilo, mais gente da cidade, tapas mais típicas, mais gostosas e mais baratas!!
Ana Paula26/09/2012 at 8:42 am Responder
Ótimo post! Todos os endereços devidamente anotados!
mcardosoribeiro26/09/2012 at 8:42 am Responder
Gente, acabo de voltar do Celta Pulperia, seguindo a indicação da Ana e digo que é A PEDIDA em Barça! Localização perfeita, no bairro gótico (Barcelona antiga), ambiente perfeito – para quem curte tapas e clima buteco-balcão com comidinha boa e excelentes tapas para todos os gostos. Não pude deixar de provar o pulpo a la gallega: especialmente especial! Só conferindo… para compreender “O Sabor”
Edilson27/09/2012 at 8:43 am Responder
Vou ficar em um hotel próximo ao Tickets. Entrei no site tempos atras. Pelo que entendi tem que fazer reserva. Quando tentei (1 mes de antecedencia) não foi possivel para a data desejada.
dan.digregorio27/09/2012 at 8:44 am Responder
@mcardosoribeiro 629 wrote:
Otimo! Obrigado para ter compartilhado a sua experiencia