Para os amantes da arte moderna, o bairro de Gràcia pode oferecer um pequeno e interessante percurso modernista.
É aqui que está localizada a Casa Vicens (Carolines, 24), primeira obra/casa importante criada por Gaudí, que, de 1883 a 1888 ficou encarregado de construir uma casa de veraneio no bairro de Gràcia para o fabricante de ladrilho e azulejos Manel Vicens.
Com azulejos policromados e em forma de tabuleiro de xadrez, a casa possui detalhes de influência muçulmana e representa uma verdadeira obra de arte. Infelizmente a casa não está aberta ao público. Mas a beleza de sua forma e de sua fachada sem dúvida compensa uma visita.
Em Gràcia também se encontra a Casa Ramos (Plaça Lesseps, 30-32), um edifício de 5 andares e de fachada única, construída entre 1906 e 1908 pelo arquiteto modernista Jaume Torres (1879-1945).
Photo Credit: Jaume Meneses
O prédio, encomendado pelo rico Ricard Ramos (1859-1938), foi o primeiro domicilio burguês do bairro naquela época. Em 2001 foi declarado Bem de Interesse Nacional na categoria Monumento Histórico, e serviu como cenário para diversas cenas do filme Tudo sobre minha mãe, do diretor espanhol Pedro Almodóvar.
Logo na entrada do bairro está a Casa Fuster (Gran de Gràcia, 132), última obra do arquiteto modernista Domènech i Montaner (1849-1923). O prédio, que já foi residência, por exemplo, do poeta Salvador Espriu (1913-1985), hoje é sede de um luxuoso hotel.
Photo Credit: Puigalder
No entanto, desde sua inauguração abrigou desde famílias da burguesia catalã, a institutos italianos e alemães na época da Segunda Guerra Mundial. O prédio modernista possui 3 fachadas de mármore branco, com 3 andares decorados com colunas de pedra rosa e ornamentação tipicamente modernista.
Outros detalhes mais
Diante de uma história tão autêntica e peculiar, passear por Gràcia significa descobrir detalhes em cada esquina e em cada uma de suas estreitas ruas.
Na união entre as duas importantes avenidas Passeig de Gràcia e Gran de Gràcia estão os Jardines de Salvador Espriu, conhecidos como Els Jardinets.
Além de fonte, bancos e árvores, o local, que foi inaugurado em 1929 para a Exposição Universal de Barcelona, possui em sua parte superior uma placa com letras de metal homenageando Pompeu Fabra (1868-1948), nascido em Gràcia e pai da língua catalã moderna.
Outra curiosidade que podemos encontrar é o monumento L’Empordà, uma alegoria à Oda Nova a Barcelona do poeta Joan Maragall (1860-1911), criada pelo escultor catalão Ernest Maragall (1903-1991). A escultura criada em 1961 chegou a ser bastante criticada e renegada na época por comerciantes locais, pelo fato de mostrar duas mulheres sentadas, frente a frente, segundo eles em uma posição e atitude lésbica.
Photo Credit: Ivo Sandoval
E como não poderia faltar em um bairro tipicamente catalão, Gràcia possui dois importantes mercados, destino certo para os apaixonados e curiosos pela cultura gastronômica catalã.
Localizado na Plaça Llibertat, o Mercat de la Llibertat é o mais antigo da região, sendo inaugurado em 1888 com estrutura metálica criada pelo arquiteto Miquel Pascual (1866-1916), e incrementado posteriormente com escudos de metal criados pelo arquiteto modernista Francesc Berenguer (1866-1914), e colocados nas portas principais do local.
Photo Credit: su-lin
Depois de uma grande renovação, o mercado foi incluído no catálogo de Patrimônio Arquitetônico Histórico e Artístico, e hoje oferece um agradável local, repleto de lojas de pescados, carnes, embutidos, olivas, além, claro, de verduras, frutas e alimentos de dar água na boca.
Outro importante mercado do bairro é o Mercat de L’Abaceria Central. Foi inaugurado em 1892, levando para o espaço fechado as diversas tendas que antes ocupavam a Plaça de la Revolució, praça situada próxima ao atual mercado.
Photo Credit: rofi
Até hoje, no entanto, o mercado coexiste com alguns vendedores que mantém suas vendas ao ar livre, criando um ambiente bastante autêntico e ideal para compras de embutidos, botifarras, olivas, entre outros.
- Mercat de la Llibertat (Pl Llibertat, 27): segunda a sexta de 8h às 20h30; sábados de 8h às 15.
- Mercat de L’Abaceira Central (Travessera de Gràcia, 186): segunda a quinta de 7h às 14h30 e de 17h30 às 20h30; sextas de 7h às 15h e de 17h às 20h30; sábados de 7h às 15h e de 17h às 20h.