Barcelona é reconhecida mundialmente por sua arquitetura moderna, marcada pela audácia criativa de arquitetos e desenhadores, que transformaram a cidade em um templo do modernismo e da art nouveau.
Dizia Gaudí que uma obra de arte deve ser sedutora e universal. Pois ninguém melhor do que o próprio arquiteto catalão para colocar na prática a sua premissa.
Natural de Reus, povoado próximo a Barcelona, Antoni Gaudí (1852-1926) realizou a maior parte de suas obras na capital catalã, onde desenvolveu uma arquitetura autêntica e de forte marca pessoal.
Em busca de soluções estruturais originais capazes de integrar todo seu entorno e sintetizar todas as artes e ofícios, Gaudí desenvolveu um estilo orgânico fortemente inspirado na natureza, e que representa a simbiose perfeita entre tradição e inovação.
Através do uso original e próprio da luz, dos contornos e da geometria, Gaudí criou uma obra que representa um verdadeiro tesouro arquitetônico e artístico mundial, valendo a pena gastar boa parte do tempo em Barcelona dedicado ao desfrute de suas obras.
Para quem deseja explorar uma rota gaudiniana por Barcelona, aí vão as obras que não podem faltar no roteiro.
La Sagrada Família (1884-inacabada; Plaça de la Sagrada Família)
Photo credit: Wikipedia
Ponto turístico mais simbólico e visitado de Barcelona, a Sagrada Família representa uma síntese da teoria e da prática de Gaudí. Com construção iniciada em 1882, a obra segue inacabada, com previsão de finalização – através do plano geral e dos desenhos deixados pelo arquiteto – para cerca do ano de 2030. Uma verdadeira obra-prima, repleta de nuances e simbologias, tornando o local um ponto turístico imperdível.
Parc Guell (1900-1905; Carrer d’Olot, s/n)
Photo credit: Wikipedia
Outro local bastante concorrido de Barcelona, o Parc Guell foi criado por Gaudí a mando de seu mecenas Eusebi Guell, o qual encarregou o arquiteto de construir uma cidade-jardim em um terreno de 20 hectares. Declarado monumento de caráter universal pela UNESCO em 1984 junto a outras obras do catalão, o parque revela imensa beleza através de suas curvas e mosaicos, além da belíssima vista que proporciona de Barcelona.
Casa Milà, ou La Pedrera (1906-1911; Pg. De Gràcia, 92)
Photo credit: Wikipedia
Conhecida popularmente como La Pedrera, a Casa Milà representa uma das obras-primas da arquitetura moderna.
Encomendada por Pere Milà, proprietário do terreno, o local é formado por fascinantes e ondulantes muros de pedra, que ganham ainda mais charme com suas instigantes estruturas de ferro que compõem a varanda do edifício.
Casa Batllò (1904-1906; Pg. de Grácia, 43)
Photo credit: Wikipedia
Com uma fantástica combinação de cores e volumes, e de vidros e cerâmica, a Casa Batllò representa outras das mais famosas e fascinantes criações de Gaudí.
Além de uma imponente chaminé, a casa ainda surpreende por seu interior marcado por uma verdadeira obra de arte arquitetônica, fortemente inspirada pela natureza.
Palau Guell (1886-1889; Nou de la Rambla, 3-5)
Photo credit: -bLy-@flickr
Residência do conde Eusebi Guell, mecenas do arquiteto catalão, o Palau Guell representa uma das primeiras mostras do que seria a autêntica arquitetura de Gaudí.
Resistência de materiais, jogos de colunas, ferro forjado, além de outros aspectos tipicamente gaudinianos podem ser encontrados através da combinação criativa de estilos góticos e mudejar em pleno centro de Barcelona.
Casa Vicens (1883-1888; Carrer de les Carolines, 24)
Photo credit: marialuisa@flickr
Localizado no charmoso bairro de Gràcia, a casa Vicens foi a primeira obra importante realizada por Gaudì.
Fruto do primeiro período do arquiteto catalão, a casa foi construída sob influência do estilo mudejar, contando com estruturas de pedra, ladrilho e cerâmica, aparecendo pela primeira vez a estrutura de arco parabólico.
View Veja em mapa maior
dan.digregorio07/03/2012 at 3:09 pm Responder
Eu sugiro subir a pe a torre da Sagrada Familia com o elevador, e descer a escada espiral a pé. Foi DE-MAIS! Acho que tiramos a melhores fotos de Barcelona.
Edilson25/07/2012 at 3:09 pm Responder
Gostei muito deste post. Estou planejando minha passagem por Barcelona em Outubro e essas dicas foram muito úteis. Ja salvei o mapa
dan.digregorio26/07/2012 at 3:10 pm Responder
Oi Edilson, aconselho subir nas torres da Sagrada Familia com elevador e descer pela escada a pe. Fiquei encantado, pode tirar fotos maravilhosas e ver particulares da igreja que nao pode apreciar de longe.