Um dos apuros que você pode passar quando aluga um carro é o pedágio (em italiano Pedaggio). Para não se enroscar sem saber que cabine escolher, vamos lá!
Existem dois tipos de pedágios na Itália (ainda não estamos falando da cabine):
- Um onde se paga na hora um trecho específico e ao chegar na frente da cabine vai saber quanto custa.
- O outro dá um bilhete que se deve apenas retirar da boca do guichê. Significa que dependendo de onde se sair, será calculado o valor referente ao trecho percorrido. Assim, para sair, primeiro se coloca o bilhete que recebeu e o visor vai mostrar quanto se deve pagar, bastando introduzir o dinheiro. Para estes casos caso você vai saber previamente porque terá uma grande placa dizendo BIGLIETTO.
Para o pagamento são 4 escolhas diferentes:
TELEPASS (placa amarela), não use!!! Trata-se do nosso SemParar/ViaFácil, portanto é apenas para associados.
CARTE (placa azul), significa cartão de crédito, para saber quais são aceitos, mais perto da entrada do guichê tem o elenco mas, aí já é tarde para voltar atrás. Os nossos Visa, Mastercard, Amex e Diners são geralmente aceitos.
Não precisa digitar o código nem assinar basta colocar na entrada do cartão e a cancela vai se abrir e você retira seu cartão. Não saia correndo deixando o cartão lá, ok?!
CONTANTI (placa branca), significa dinheiro. Se o cartaz tem uma mão desenhada significa que tem operador, se não tem a mão é a máquina que pega o dinheiro e fornece o troco.
CONTANTI e CARTE (placa branca com símbolo azul à esquerda), significa dinheiro e cartão de crédito.
Dica: na Riviera Francesa (muito próxima ao Piemonte) os nossos cartões de crédito internacionais não são aceitos!
O que fazer se não conseguir pagar o pedágio porque não tem dinheiro ou o seu cartão não é aceito
A máquina emitirá uma notinha atestando o Mancato pagamento (falta de pagamento), onde virá escrito a marca e a placa do veículo, os dados de trânsito (data, hora, guichê de saída e, onde disponível, também o guichê de entrada) e o valor a ser pago.
Com essa note você terá 15 dias para pagar o valor devido pelaos seguintes meios:
- Online no site da Autostrade per l’Italia (com cartão de crédito Visa ou Mastercard ou cartão de débito Visaelectron ou Maestro),
- Ponto Blu,
- Outro guichê da rede Autostrade per l’Italia que tenha operador,
- Poste Italiane (correios italianos) através de depósito na conta corrente n° 371500, titular Autostrade per l’Italia, indicando na causale di pagamento o número da placa do veículo e o número do mancato pagamento.
Obs: você só conseguirá fazer o pagamento após 24 horas do ocorrido.
Para saber mais detalhes acesse o site Autostrade per l’Italia.
Anônimo20/02/2014 at 10:47 am Responder
[…] […]
Dirigindo na Itália | Monolito Nimbus02/11/2014 at 6:28 am Responder
[…] link a seguir mostra imagens de como funciona o pedágio e o que fazer caso não consiga pagá-lo. Para cálculo do valor a ser pago conforme os trechos de […]
Dirigindo pela Itália + Costa Amalfitana – Diário da Mochila29/11/2016 at 9:18 am Responder
[…] de como funcionavam e aprendi na marra; mas se quiserem saber mais sobre os pedágios/ cabines Clique aqui. Essa travessia nos tomou cerca de 7 horas, mas foi muiiito melhor do que imaginávamos. A paisagem […]
FRANZ MUZZI19/04/2018 at 6:08 pm Responder
como calcular um pedágio entre roma e sorrinto