Em meio ao grande e conturbado movimento do centro do Rio, entrar na confeitaria é como entrar em um túnel do tempo. Tudo muda! O clima muda, o som muda, os rostos mudam. É possível perceber o encantamento em cada um, admirados com a arquitetura, decoração e o mobiliário do lugar.
Vista salão principalFundada em 1894 a Confeitaria Colombo é até hoje considerada uma das mais importantes obras de arquitetura e decoração da belle époque carioca. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico, a casa conserva os móveis de jacarandá, os lindos e enormes espelhos belgas, a maravilhosa claraboia central, entre outros atrativos.
Segundo andar. Salão São Cristóvão onde é servido o almoço
Se vale a pena pagar o buffet do almoço (R$ 69,00 por pessoa), servido no segundo andar? Eu diria que pela comida o preço é realmente bem salgado, apesar da gastronomia fina e as famosas sobremesas.
Agora pelo turismo, a minha opinião é de que vale sim!! Não podemos esquecer que a Confeitaria Colombo é um dos pontos obrigatórios de visita para quem vem ao Rio, faz parte da construção da história da cidade.
Pode escolher também tomar um café da manhã daqueles, um chá, lanche ou até mesmo os deliciosos doces nas vitrines logo na entrada da confeitaria.
Nem é preciso apresentações, deliciosos!!
O almoço (fui ontem com a desculpa de que escreveria um ótimo artigo) é servido no salão superior, onde o garçom nos encaminha para uma mesa, elegantemente arrumada e rapidamente abastecida com cestinha de pães.
O Buffet é dividido em três partes: pratos frios e saladas, pratos quentes e o terceiro sobremesas.
Para classificar um pouco mais a gastronomia, darei exemplos de pratos que vi ontem por lá. Saladas: Folhas, nirá no teriaki com gergelim, massas ao molho pesto e salame, entre outras.
São servidos uns 10 pratos quentes, entre eles: Picanha ao molho de vinho, massa quarto queijos com castanhas, pato ao molho de azeitonas, feijão carioca, arroz com shitake, arroz branco, lula, rocambole de aipim com carne seca e queijo e outros. Já na mesa das sobremesas, confesso que me decepcionei um pouco.
A confeitaria é famosa por seus doces finos e muito saborosos, e eu achei que os encontraria.
Os doces servidos são bastante gostosos, como por exemplo: tortas mousse e pudins, pequenos docinhos como pudins, quindins e brigadeiros, frutas muito bonitas (e não experimentadas para dar mais espaço para as guloseimas, rss) mas os finos vendidos na entrada da confeitaria não os encontrei.
Minha mesa no almoço de ontem
Além do almoço que é servido de 11 às 17 horas, tem também o tradicional e charmoso café da manhã servido das 9h às 11h. Se você perdeu a hora e mesmo assim não quer encarar o buffet do almoço, peça o, também tradicional, chá!
Servido durante o dia todo, o “Colombo” vem com chá, mel, geléia, manteiga, pães, queijo, presunto, torrada, fatia de bolo, suco de laranja, frutas frescas, um doce pequeno, casadinhos, mini sanduíches e salgadinhos. O site da confeitaria disponibiliza o cardápio online.
Salão no primeiro piso onde é servido o chá
As fotos e flashes são constantes, tente se concentrar enquanto come para aproveitar ao máximo e não se incomode, logo, logo será você que não resistirá e fará algumas fotos muito lindas do lugar. Em horários alternados, um pianista toca ao vivo. E o convite é para que se faça uma refeição como ela deve ser: calma e com o prazer de uma viagem histórica.
Clarabóia central
Se quiser levar um pouco do sabor para casa, na frente do salão há uma bancada cheia de delícias que levam a assinatura da Colombo. Tem potes de doces, doces finos, brigadeiros de se fazer história!
Vale a visita, vale a viagem!!
Confeitaria Colombo Centro – Rua Gonçalves Dias, 32