Pratos Típicos do Piemonte

Falar de culinária na Itália é covardia! No Piemonte, então, nem se fale... não porque seja difícil comer bem mas, ao contrário, difícil é achar um local onde se come mal, o que aqui é considerado um verdadeiro pecado, especialmente nas cidades menores.

Falar de culinária na Itália é covardia! No Piemonte, então, nem se fale… não porque seja difícil comer bem mas, ao contrário, difícil é achar um local onde se come mal, o que aqui é considerado um verdadeiro pecado, especialmente nas cidades menores.

Na região do Langhe, famosa pelo roteiro enogastronômico (aguardem artigo específico!), acho que comer mal é como ganhar na loteria, a mesma probabilidade.

Pratos típicos

Antipasto

Vitello tonnato (carne bovina com atum)

Trata-se de fatias de carne bovina (geralmente bem finas), assada com legumes, caldo e vinho e cobertas com molho feito de alcaparras, ovos, atum, aliche e azeite. O resultado é delicioso e vai super bem no verão pois, é um prato servido frio. Segue a receita neste site italiano mas, como tem vídeo e fotos fica fácil de aprender.

Vitello tonnato

Peperoni alla bagna caôda

Bagna Caôda aqui é um prato típico de inverno e era um molho feito com azeite, alho e aliche que hoje em dia para suavizar se coloca também o creme de leite. Este molho fica em uma cumbuca como o fondue e se mergulha legumes e verduras. Juro que é ótimo! Neste caso este molho é usado para rechear pimentões amarelos ( prefiro!) e vermelhos que são servidos frios.

Carne all’albese

Praticamente conhecemos como Carpaccio porém, o molho é apenas azeite. Servido com lascas de queijo, geralmente Grana Padana ou Parmiggiano. Em alguns locais servem moída ou, melhor, picada na ponta da faca mas, neste caso, geralmente chamam apenas de carne cruda.

Outros: Alici al verde o al rosso (aliche com molho de azeite e temperos ou no molho de tomate), língua ao verde.
Primo Piatto (massas, risotos ou minestrone)

As massas mais conhecidas são o spaghetti, tagliarini, penne, porém existem dezenas de nomes impronunciáveis para tantas massas diferentes onde o que muda é o formato. Então, preste mais atenção no nome do molho.

As massas recheadas mais conhecidas são o ravioli, tortellini, tortelloni (são os anteriores só que maiores) e lasagna. Aqui elas são servidas mais ao dente e com bem menos molho, uma vez que a intenção é sentir o gosto da massa.

Risotto a Piemontesa aqui é feito com vinho e queijo (além do caldo). Os risotos mais comuns são a Parmiggiana (só queijo), a Milanese (com acafrão), servem também com erba cipollina (nossa cebolinha), com frutos do mar, ao funghi, etc…

Secondo Piatto(carne, peixe, etc.)

Geralmente o secondo é uma carne. Aqui é muito usada a carne branca de porco (quando você pedir um escalope, geralmente, será porco.

Fazem bastante assados um deles é o Brasato al Barolo (veja receita em vídeo) que é a carne bovina assada com o vinho.

Uma Milanesa também vai bem, porém não é feita como a nossa. Imersa em óleo, mas apenas com um fio do mesmo e cozida, portanto, não é crocante e nem tão boa mas bastante mais saudável.

Rosbif também é bem usado principalmente no verão. Aqui tem muita carne de caça como o javali (chamado cinghiale), e também coelho, miúdos, cervello (é cérebro, juro!)

Peixe se encontra bastante mas, costuma ser caro e sustenta muito pouco. Os mais comuns são o pesce spada, branzino ou orata (estes últimos semelhantes a Pescada e Linguado).

Dolci(sobremesas)

A minha preferida é a Panna Cotta un tipo manjar branco bem sutil e que pode vir com calda de frutas. Crem Caramel (tipo nosso pudim de leite condensado), Bunnet (pudim de chocolate com Amareto), tiramissù e Zabaione (creme de ovos com vinho e açúcar).

Bom Apetite!

 

Deixe um comentário