O Que Comer em Barcelona, e os Melhores Tapas Bar

A culinária catalã oferece uma rica e variada lista de opções, mesclando muitos dos sabores do mar e também da montanha.

A cultuada autenticidade catalã também pode ser encontrada nos vários pratos típicos de Barcelona. A culinária catalã oferece uma rica e variada lista de opções, mesclando muitos dos sabores do mar e também da montanha.



Com muita influência da antiga época dos romanos, os pratos típicos de Barcelona são muito característicos na região da Catalunha e são peças-chave em todo cardápio da cidade.

Pratos típicos de Barcelona

Pa amb tomaquet

Photo credit: Mutari

O primeiro prato típico de Barcelona é o famoso e essencial pa amb tomàquet, ou pão com tomate. Bastante simples, esse é um dos que não podem faltar em uma autêntica mesa catalã.

Já cheguei a ouvir de uma colega catalana que uma refeição sem pão com tomate para ela não é refeição (pode usar essa forma subjetiva?).

Basicamente, o prato consiste em fatias de pão, às vezes torrado, esfregadas com polpa de tomate e, posteriormente, com sal e azeite de oliva.

O autêntico pão com tomate deve ser feito com um tomate diferente daqueles utilizados na salada. Um tomate pequeno, redondo e muito vermelho, comumente cultivado em todo o Levante. Um acompanhamento que não pode faltar nas refeições catalãs.

Entre os outros pratos típicos de Barcelona ainda vale destacar uma série de opções:

Escudella i carn d’olla

Escudella i carn d'olla

Photo credit: Andre

Cozido de carne de porco, vaca, frango e legumes, acompanhado do seu caldo.

Escalivada

Escalivada
Photo credit: Javier Lastras

Formado por berinjela e pimentão vermelho assados em um molho a base de azeite e alho picado.

Calçots

Calçots

Uma variante da cebola assada na brasa e servida com molho a base de tomate, pimenta, menta e avelã.

Esqueixada de bacallà

Esquiexada de bacallà
Photo credit: diluvi

Uma salada elaborada com bacalhau, tomate, cebola, azeitona, pimentão e ovo cozido.

Faves a la catalana

Photo credit: Maria Lluïsa

São compostas por favas típicas da região cozidas juntamente com diferentes tipos de carne, como panceta e lingüiça negra, além de hortaliças e champignons (muito consumida no inverno, costuma ser servida quente e em panelas de barro).

Butifarra amb mongetes

Butifarra amb mongetes
Photo credit: Tamorlan

Os embutidos também estão em muitos dos pratos típicos de Barcelona. A butifarra amb mongetes, por exemplo, consiste em um prato preparado com feijão branco e com a famosa butifarra, que são linguiças, também bastante apreciadas na rica culinária da região.

As tapas mais famosas

Bom, depois de conhecer a história de como surgiu a tapa, muita gente ainda pode se sentir perdida na hora de colocar em prática o roteiro de tapeo por Barcelona.

Afinal, diante de um menu de tapas, seja ele em castelhano ou em catalão, é fácil perder-se no meio de tanto nome desconhecido.

Então, pra facilitar um pouco o roteiro gastronômico, deixo aqui algumas das tapas mais famosas e mais encontradas nos diversos menus espalhados pela cidade.

Mas recomendo também o bom e velho tiro no escuro… nada como arriscar algumas opções desconhecidas, deixando o momento gastronômico mais interessante, e rendendo boas e deliciosas surpresas.

Patatas bravas

Patatas bravas
Photo credit: Krista

Assim como no Brasil, a velha opção da batata também está presente em quase todos os bares de tapas de Barcelona.

As patatas bravas ou papas bravas são sempre muito requisitadas e consistem basicamente em pedaços pequenos de batatas cozidas ou fritas acompanhadas por um molho de tomate picante (por isso o brava).

Patatas alioli

Patatas alioli
Photo credit: Joanbanjo

Assim como as Bravas, as Patatas alioli são pequenos pedaços de batatas cozidas, mas agora cobertas com um molho feito a base de alho e azeite. Servido frio e bastante pedido no verão.

Tortilla de patata

Tortilla de patatas
Photo credit: Tamorlan

As tortillas já são bastante conhecidas no Brasil. São essas tortas ou omeletes feitas à base de batatas, e que também levam queijo e ovo em seu preparo. Sempre encontradas como opção de tapa e geralmente já se encontram prontas nas barras de tapas dos balcões dos bares.

Calamares a la romana

Calamares a la romana
Photo credit: Juan Emilio Prades Bel

Lula cortada em rodelas, empanadas e fritas. Também muito famosa entre os menus de tapas. São servidas geralmente com limão ou algum molho para acompanhar, como de maionese, ketchup, alho e óleo, etc.

Chipirones

Photo credit: Rebanando

O chipirón também é uma lula, mas uma lula pequena. As tapas feitas com o molusco podem variar muito, passando de grelhada com champignon a frita, assada, recheada, etc.

Pescaíto frito

Pescaíto frito
Photo credit: Tamorlan

Basicamente peixes empanados e fritos no azeite. Geralmente são peixes pequenos e com pouco espinho.

Gambas

Photo credit: Javier Lastras

Os famosos camarões sempre muito encontrados nos menus de tapas de bares de toda a cidade. Podem ser servidas de diversas maneiras, como a tradicional al ajillo (ao alho), sem casca e com azeite.

Pimientos de padrón

Photo credit: Jessica Spengler

Tapa feita de pequenos pimentões verdes, típicos da região de La Coruña, e que tem como particularidade um gosto mais intenso e alguns deles bastante picantes. São geralmente preparados na grelha ou fritos no azeite.

Mejillones

Mejillones
Photo credit: Juan Emilio Prades Bel

São os mexilhões. Muitas vezes cozidos e servidos com um molho de sal, azeite, pimenta e limão.

Boquerones

Boquerones

Photo credit: Juan Emilio Prades Bel

São anchovas conservadas em vinagre ou azeite, bastante pedidas como petiscos para a cerveja.

Pulpo a la gallega

Pulpo a la gallega
Photo credit: Freecat

Tradicional da Galícia, também conhecido como pulpo á feira, a tapa é feita de polvo cozido, com um tempero especial e servido em palito.

Ensaladilla rusa

Photo credit: Tamorlan

Consiste basicamente na nossa salada de maionese, preparada com batatas, verduras, atum e, claro, maionese.

Surtido de Ibéricos

Surtido de Ibéricos
Photo credit: deramaenrama

Como estamos na Espanha, os famosos embutidos ibéricos não podem passar despercebidos.

Entre as incontáveis opções, poderá encontrar desde o famoso Jamón Ibérico (que realmente merecem ser bastante degustados por aqui), às butifarras (linguiças, muitas delas típicas da Catalunha), os fuets (embutido também muito comum na Catalunha), a morcilla (a linguiça negra de sangue), entre tantos outros.

Gazpacho

Gazpacho
Photo credit: Tamorlan

Tapa típica andaluza e muito pedida no verão. Bastante refrescante, o gazpacho é uma sopa fria feita à base de tomate, tendo ainda como ingredientes pepino, pimentão, cebola, azeite, e pedaços de pão.

Croquetas

Croquetas
Photo credit: deramaenrama

Muito parecidas com nossos croquetes brasileiros. São massas fritas preparadas basicamente com farinha, leite e ovo, e que podem ser compostas de diferentes ingredientes, como jamón, frango, carne, bacalhau, etc.

Montaditos

Montaditos
Photo credit: Kent Wang

São pequenos sanduíches feitos com pão francês e recheados com diversos tipos de opções, como jamón, queijo, tortilla de patata, etc. Podem vir frios ou assados na chapa.

Pincho ou pintxo

Pinchos
Photo credit: Elemaki

Tapa típica do país Basco. Podem coincidir com as opções de tapas, mas os pinchos sempre vêm em cima de um pedaço de pão, geralmente francês, e com um palito.

Melhores bares onde comer as tapas

Sair de tapeo representa um dos mais típicos símbolos da Espanha. Não há como passar pelo país e deixar de incluir no roteiro essa gostosa e essencial experiência gastronômica.

Photo credit: Bassotxerri

Um pouco diferente do costume brasileiro de pedir porções como de batatas-fritas, mandioca e carne-de-sol para que todos compartilhem o petisco, na Espanha é mais comum cada um pedir algumas das famosas tapas para acompanhar sua cerveja, sangria, vinho, vermut…

Servidas em pequenas porções, as tapas são ótimas pedidas, já que te permitem experimentar muitas das diversas opções que compõem o vasto menu espanhol, seja ela da Catalunha, do País Basco, da Andaluzia… enfim, nesse quesito a mescla cultural não representa nenhum problema, pelo contrário.

A Rambla, por exemplo, está repleta deles, mas recomendo que passe longe, já que pagará mais por uma comida de menos.

Como as opções são quase intermináveis, através de experiência própria e de sugestões de amigos, deixo apenas algumas das opções de bares que poderão te ajudar a traçar uma boa e saborosa rota de tapeio por Barcelona.

La Esquinica

Paseo Fabra i Puig, 296 (metrô Vilapicina – L5)

Partindo para uma tradição mais andaluza, deixo a sugestão de dois bares da cidade famosos e disputados por oferecer uma tapa gratuita a cada caña (como um chopp) ou cerveja que pede.
Isso mesmo… é pedir uma cerveja que vem de brinde uma tapa. E quanto mais cervejas bebe, melhores e mais elaboradas vão ficando as tapas que ganha.

Bar Celta Pulpería

Carrer de Simó Oller, 3 (metrô Drassanes – L3)

Bar especializado em pulpo a la gallega (polbo á feira em galego), foi fundado em 1970 por um casal galego com a ideia de levar a Barcelona o melhor da sua tradição gastronômica. Hoje, a segunda e terceira gerações da mesma família mantêm vivo o que aquele casal construiu nos anos setenta, com a mesma dedicação e o mesmo gosto pela cozinha galega.

Bar del Pla

Carrer Montcada, 2 (metrô Jaume 1 – L4)

Localizado na região mais central e turística de Barcelona, no Born, o Bar del Pla surgiu como uma nova proposta do já existente restaurante Pla, oferecendo comida com a mesma qualidade do local, com bons vinhos, cavas e champagnes, mas agora funcionando durante quase todo o dia, e, claro, com um menu a base de tapas, com opções que vão desde “cozinha de mercado” a pratos tradicionais catalães.

Bar Calders

Carrer Parlament, 25 (metrô Poble Sec – L3 e Sant Antoni – L2)

Localizado na região de San Antoni, o bar, cujo nome é dedicado ao escritor catalão Pere Calders, é famoso pelo vermut, pelos gin tonics, e pelas boas tapas que oferece em um ambiente agradável e de bairro.
Além das tapas mais típicas, o bar também oferece opções mexicanas, remetendo ao tempo de exílio do escritor barcelonês no país.

El Vaso de Oro

Carrer Balboa, 6 (metrô Barceloneta – L4)

Localizado na região praieira de Barceloneta, El Vaso de Oro tem como principal especialidade sua cerveja artesanal. Mas, como toda boa cerveja pede um bom acompanhamento, não poderiam faltar ali boas opções de tapas.Uma das famosas é o solomillo con foie (lombo de porco com foie).

Bar Jai-Ca Tapes

Carrer Ginebra, 13 (metrô Barceloneta – L4)

Quimet i Quimet

Carrer del Poeta Cabanyes, 25 (metrô Paral.lel – L2,L3)

Aberto já há 4 gerações, o bar, localizado na região de Poble Sec, conta com apenas 2 mesas e um balcão. No entanto está sempre cheio de gente atraída pela boa e famosa seleção de vinhos e tapas. Pequeno, informal, autêntico e agradável.

Suas conservas são sempre boas pedidas, sendo, inclusive, possível levar para casa algumas das opções servidas no local.

Um vermut antes do almoço nas bodegas de Barcelona

Como bem diz Chico Science na música A Praieira, “uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor’. Mas, no caso de Barcelona, teríamos que adaptar um pouco essa expressão…

Deixo uma sugestão que, em minha opinião, vale muito a pena incluir no roteiro de visita a Barcelona. Eu, pessoalmente, adoro e vou sempre que posso, principalmente nos dias de domingo: fazer um vermut!

O vermut já é conhecido de muitos no Brasil. Basicamente, consiste numa espécie de licor composto principalmente de vinho e ervas, além de flores, absinto e algumas outras substâncias. Essa bebida é tipicamente européia e ganhou seu caráter industrial a partir de produtores italianos. Os vermuts vermelhos (italianos), mais populares, são doces e os brancos (franceses) secos.

A bebida serve como um licor para abrir o apetite, sendo tomado antes das refeições, principalmente do almoço. No entanto, a expressão aqui acabou generalizando-se, significando tomar alguma coisa antes de comer. Ou seja, quando alguém diz vamos a hacer um vermut, está chamando para beber algo, seja ele vermut, cerveja, vinho ou mesmo um gintonic.

Mas a grande graça de fazer um vermut em Barcelona, é que eles geralmente são servidos em típicos bares chamados bodegas, que são esses bares com decoração de madeira, rústicos, com barricas na entrada ou dentro do bar, e repletos de deliciosas opções gastronômicas. Afinal, claro que junto ao vermut, não pode faltar um bom “pica pica”, formado de tapas típicas e saborosas.

Por isso recomendo fortemente o vermut. Afinal, poderá conhecer uma imensidade de bares super bacanas, típicos e peculiares, além de sentir um pouco a cultura local (claro, depende do bar em que escolhe ir) e ainda provar deliciosas tapas tradicionais.

Quanto aos bares, gosto muito de 3, mas ainda tenho um loooongo percurso pra percorrer nessa área. Então, deixo aqui os que conheço, e embaixo a sugestão vinda de outros meios de comunicação, como revistas daqui e blogs de caçadores de bons vermuts por Barcelona.

Aproveitem! E bom vermut! Afinal, “um vermut antes do almoço, é muito bom pra ficar pensando melhor….”!!

Celler Cal Marino

Além de típica bodega, super arrumada e repleta de vinhos e tapas deliciosas, o Celler Cal Marino conta com um grande diferencial: oferece boa música ao vivo durante os vermuts de domingo.

Praticamente toda semana o bar recebe trios de jazz ou grupos da cidade, deixando o vermut ainda mais gostoso. Geralmente as apresentações duram de 13h às 14h30, e a entrada é gratuita.

Pela qualidade dos vinhos e das tapas não é um dos lugares mais baratos de vermut. Mas vale muito a pena.

No Instagram do Celler Cal Marino você acompanha a programação e conhece um pouco mais as opções gastronômicas do local.

Carrer Margarit, 54 – Metros Poble Sec (L3) e Paral·lel‎ (L2)

Bar Bodega Quimet

Localizada no boêmio e charmoso bairro de Gràcia, a Bodega Quimet já comprova sua qualidade pela quantidade de gente que frequenta. Pra conseguir uma mesa, é preciso chegar cedo.

O local é super pequeno, mas conta com ótimo vermut e tapas bastante gostosas.

Herdado pelos irmãos Montero, o bar preserva a tradição de anos de história, transmitida pela decoração, pelos enormes tonéis de vinhos e até pelo cheiro. Recomendados os embutidos extremeños e a tapa de esqueixada de bacalao.

Carrer Vic, 23 – Metro Fontana (L3)

La Vermutería del Tano

Também está localizado no bairro de Gràcia. E pra mim vale a pena pelos clientes que frequentam, geralmente pessoas do próprio bairro, e pelo clima boêmio e tradicional.

Entre as tapas, as típicas pedidas de berberechos, mejillones, boquerones, alcachofas…

Carrer Joan Blanques, 17 – Metro Joanic (L4)

Agora as dicas de vermuts de revistas e blogs de Barcelona:

Buffet saudável livre, FrescCo!

Depois de dois anos vivendo em um lugar, é natural – e saudável, diria – entrar em uma certa rotina de vida. Ainda que em Barcelona essa rotina não signifique fazer as mesmas coisas todas as semanas, significa, ao menos, deixar de buscar em guias de turismo as novas possibilidades e atrações ainda não vistas e visitadas no lugar.

Por um lado isso é bom, já que se pode desfrutar da cidade de uma outra forma, através de uma imensa lista de atividades “não-turísticas”. No entanto, nos faz esquecer o lado bom de seguir conhecendo e descobrindo esse lado que, no fim das contas, ainda tem muitíssimo a oferecer.

Há apenas algumas semanas, meus pais estiveram por aqui para começar uma rota pela Europa. Nesses dias, voltei a ativar esse lado turístico perdido, e vi o quanto algumas dicas podem ser interessantes para as pessoas que possuem poucos dias para passar aqui na cidade.

Esse post, em especial, vai em homenagem à (boa) insistência do meu pai, que, por ser um desses turistas ansiosos por conhecer cada esquina da cidade em que passa, acaba necessitando de opções rápidas e de qualidade nos momentos em que bate aquela fome. 

Já deixei posts recomendando restaurantes típicos, com boa culinária catalã, mas, realmente, no meio de um intensivo passeio, a tradição pode não ser a prioridade.

E o que resta é uma opção rápida e que supra de forma saudável a sua fome.

Por isso, deixo aqui uma boa alternativa que encontramos em um desses momentos: o Fresc Co Buffet Libre.

O restaurante faz parte de uma rede que possui diversas franquias espalhadas pela cidade. Sua base é alimentação saudável e dieta mediterrânea, oferecendo entrada, pratos quentes, bebida e sobremesa pelo preço único de €12,95 (no julho 2023).

O restaurante ao qual fomos está localizado em frente ao Mercat de Santa Catarina, ao lado da Catedral de Barcelona.

Na ocasião, já eram quase 16h da tarde e ainda não havíamos almoçado.

Quando entramos, nos deparamos com tudo o que necessitávamos naquele momento: um espaço amplo, com a rara opção de Buffet livre (todas as opções ali, na sua frente pra você mesmo se servir e na quantidade que desejar!), composto de um menu saudável, repleto de saladas e comidas leves.

Com grande defesa pela imersão cultural da cidade através da gastronomia local, tenho que ceder. Há momentos em que vale mais comer bem, com segurança e de forma saudável, do que estar de mau-humor em busca de um restaurante típico, mas que pode levar algumas horas para suprir – ou não – seu simples desejo de matar a fome e seguir o passeio.

Então, fica a dica, seguramente com o respaldo do meu pai, um turista nato, inquieto e bastante exigente.

No site do restaurante você pode encontrar todas as franquias da cidade.

4 comentários

  1. E eu só agora descobri que na verdade “paella” não é o nome do prato. Na verdade ele se chama “arroz”, mas como é feito nas panelas que, essas sim, se chamam “paellas”, acabou levando o nome de cortesia. rs. Alías, pra ter uma boa paella é só dar uma chegadinha em Valéncia, Dan. Apesar de não levar marisco, é lá que se pode encontrar uma das paellas mais tradicionais da Espanha!

  2. Ah, essa eu sabia… pois pesquisando no Youtube como se fazia a paella eu vi que eles chamavam o prato de “arroz” e a panela de “paella”.
    Nunca comi a “paella” de Valencia, mas a que o Dan faz é otima

Deixe um comentário